Página principal
18-07-2018

Estagiários da Câmara participam de capacitação sobre Empreendedorismo e Motivação

  • estagiarios_escola18julho18

    Os estagiários da Câmara de Vereadores participaram, na manhã desta quarta-feira (18), da segunda oficina do ano da Capacitação permanente, realizada pela Escola do Legislativo Fritz Müller, no plenário. Desta vez, a formação teve como tema “Empreendedorismo e Motivação”. O palestrante foi Nilson Passarin, que é diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo.

    A oficina abordou o que é empreender, as características de um empreendedor, como identificar e desenvolver habilidades empreendedoras e quais os elementos fundamentais à aquisição de uma postura empreendedora em sua realidade. Ele explicou que o objetivo foi falar de algumas características necessárias para empreender, buscando despertar nos jovens esse desejo. “O empreendedorismo é algo intrínseco ao ser humano, ou seja, nasce com ele. A intenção foi despertar nos jovens esta vontade e esta motivação de empreender com responsabilidade. Eu acredito que o país e o mundo estão caminhando para que as pessoas sejam mais empreendedoras, sendo que cada vez menos teremos carteira assinada e emprego fixo”, assinalou. Ele também contou um pouco da sua trajetória para mostrar como é possível empreender e destacou que hoje existem muitas ferramentas para preparar as pessoas para esta atividade.

    Na opinião do palestrante, este tema deveria estar inserido na grade curricular das escolas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior como uma disciplina, sendo incentivada cada vez mais. “Os jovens, crianças e adolescentes têm capacidade para serem empreendedores. Se eles já tiverem essa preparação na escola, serão capazes de trabalhar a questão do intraempreendedorismo, que seria dentro do ambiente de trabalho, podendo colaborar com a empresa trazendo ideias e inovações. Se os empresários também estiverem abertos a ouvir os colaboradores, haverá a troca de experiências e novas ideias que vão contribuir, ainda mais, para o crescimento da empresa”, apontou.

    Para a estagiária da Escola do Legislativo, Thayná Luiza Berté Batista, a formação abordou um tema de extrema relevância para este grupo que está em fase de tomada de decisões, de transformações de ideias e de aquisição de novos conhecimentos. Também apontou que o aprendizado adquirido vai ajudar no desenvolvimento das tarefas na Câmara de Vereadores. “O empreendedorismo é a arte de colocar as ideias em prática e ter persistência e procurar ser eficiente em tudo que for realizar, procurando se destacar e dar o seu melhor. Nós estamos numa fase de tomada de decisões e essa formação trouxe a motivação necessária para que nós repensemos quais são os nossos desejos, as nossas vontades e colocarmos em prática o que estamos aprendendo, transformando nossas ideias e nos dando mais coragem para colocarmos em prática os nossos desejos”, assinalou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB