Página principal
10-10-2019

Escola Luiz Delfino visita a Câmara de Vereadores

  • Escola

    A Câmara de Blumenau recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), a visita de 27 alunos do 8º ano I, do período matutino, da Escola de Educação Básica Luiz Delfino. Os estudantes estavam acompanhados das professoras de História e de apoio, Andréa Aparecida Schmitz e Jane Barbosa, respectivamente. O grupo foi recebido pela coordenadora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues, que acompanhou os alunos pelos setores da Casa Legislativa.

    escola-2

    A turma conheceu a TV Legislativa, o Vereador Mirim, a Ouvidoria e também estiveram no gabinete do vereador Professor Gilson, no plenário e no Salão Nobre. Os estudantes também tiveram uma palestra com o procurador da Câmara, Rodrigo Reis Pastore, sobre o Estado Democrático de Direito e as funções do Executivo e Legislativo.

    A professora Andréa explicou que está abordando em sala de aula com os alunos a Revolução Francesa e, dentro deste período histórico, está trabalhando a teoria filosófica da época, chamada de Iluminismo, e a questão da divisão dos Três Poderes, através do pensador Montesquieu. Por isso, ela disse que se sentiram motivados a conhecer a representação municipal do Poder Legislativo. “É importante as pessoas voltarem-se, preocuparem-se, interagirem, comprometerem-se mais com a questão política. Os alunos têm em torno de 14 anos, ainda não votam, mas é fundamental que possam desenvolver, até a época de serem eleitores, a consciência da importância do voto, da importância da atuação política, da seriedade com que se deve tratar as questões de ordem política e da influência dela no nosso dia a dia”.

    O estudante Miguel Dressel Santiago, de 14 anos, apontou que tem muito interesse pela área da política e deseja seguir a carreira de político futuramente. Apontou que é a primeira vez que visita o Poder Legislativo municipal e que foi uma oportunidade única, onde pôde entender mais sobre o papel do vereador, o papel do prefeito e também conversar com o vereador Professor Gilson, que apresentou algumas ideias. Destacou que é importante o envolvimento e participação da sociedade nas atividades da Câmara. “Eu acho que tem que começar por nós, jovens, que podem fazer a diferença na sociedade. Acredito que temos que participar e nos envolver no meio, participando das sessões, das audiências, visitando a Câmara, conversando com algum vereador, propondo ideias. Isso deveria ser rotina. Se nós não agirmos assim, quem vai agir? Não adianta só cobrar do prefeito e dos vereadores e não fazer a nossa parte como cidadãos, participando e fiscalizando também”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB