Página principal
25-06-2014

Entrega de Comenda Udo Schadrack reconhece ações em favor do meio ambiente

  • comenda udo schadrack

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (24), a Sessão Solene de Homenagem para a entrega da Comenda Municipal do Mérito Udo Schadrack a uma pessoa e três entidades que se destacaram pelo trabalho realizado em favor do meio ambiente no município. A sessão contou com a presença dos vereadores Marcos da Rosa (DEM), Jens Mantau (PSDB), Roberto da Luz (PDT) e Mário Hildebrandt (PSD). O blumenauense Udo Schadrack, nascido em 1910, foi pioneiro na defesa do meio ambiente na região do Vale do Itajaí.

    Veja imagens da Solenidade:

    A ONG Mão Natureza, criada neste ano e que reúne voluntários na coleta de lixo de encostas de ribeirões, foi homenageada pelo vereador Marcos da Rosa (DEM). O parlamentar recordou que recentemente a torcida japonesa foi elogiada pela imprensa brasileira por estar recolhendo o lixo deixado no estádio após a partida de sua seleção na Copa do Mundo de Futebol. “Vi nesse grupo de voluntários da ONG Mão Natureza uma coisa que é motivo de um elogio maior: eles estavam recolhendo o lixo que não foram eles que deixaram”, frisou, acrescentando que o exemplo da ONG – que não recebe dinheiro público e não pretende receber – deve ficar para todos os blumenauenses.

    O fundador da ONG Mão Natureza, Manfrinni Quintana Franco, apresentou a história da entidade e relembrou que já no segundo evento promovido pela ONG foram recolhidas cinco toneladas de lixo. “Temos que cuidar dessa cidade, ou vamos morrer com a enchente”, alertou. Ele ainda antecipou que a ONG está planejando outros eventos, sempre lutando por um país melhor. Franco agradeceu o vereador Marcos da Rosa pela homenagem e pelas palavras proferidas.

    A diretora da empresa Getal – GTA Gestão Ambiental Ltda, Rosângela Maria Müller, foi homenageada por indicação do vereador Jens Mantau (PSDB), que destacou o envolvimento de Rosângela com diversas entidades que buscam formas mais corretas de gestão ambiental e um desenvolvimento econômico sustentável para a região. “É motivo de muita alegria poder reconhecer, em nome da cidade, o grande trabalho realizado pela Rosângela”, disse. O parlamentar ainda apresentou depoimentos de colegas de trabalho da homenageada.

    Rosangela Maria Müller, que também recebeu uma homenagem da Momento Engenharia – empresa na qual ocupa o cargo de relações públicas – dividiu o título com todos que a oportunizaram trabalhar nessa área. Defendeu a importância de potencializar ações em diversos âmbitos para estabelecer novos modelos de desenvolvimento. “Também precisamos promover transformação cultural e mudança de mentalidade através de ações individuais e coletivas”, assegurou.

    O Instituto Caeté-Açu para a Conservação da Natureza recebeu a comenda por indicação do vereador licenciado Ivan Naatz (PDT). A entrega da condecoração foi feita pelo vereador em exercício, Roberto da Luz (PDT), que frisou que não é possível que nossos filhos construam uma sociedade justa e fraterna se entregarmos a eles um planeta degradado. “O homenageado dessa noite não preserva só uma espécie, mas busca igualdade entre todos os seres vivos. Essa luta não pode parar”, disse, referindo-se ao projeto Carnívoros do Parque Nacional da Serra do Itajaí, desenvolvido pelo Instituto.

    Fabiana Dallacorte, Presidente do Instituto Caeté-Açu, explicou que o objetivo da entidade é garantir às futuras gerações a possibilidade de conhecer a biodiversidade. “Também pretendemos que o Projeto Carnívoros tenha longa duração, realidade de poucos projetos principalmente pela falta de financiamento”, apontou. Fabiana agradeceu todos os parceiros do Instituto e colocou-o à disposição das outras entidades presentes. “Precisamos nos juntar em prol da conservação do meio ambiente”, propôs.

    Recebeu homenagem também a Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC), das mãos do vereador Mário Hildebrandt (PSD), que questionou: “Queremos nos aproximar de países que já têm uma discussão ambiental avançada ou no comportamento de uso dos nossos veículos vamos continuar poluindo natureza e trazendo consequências ao meio ambiente? A ABC traz esse debate pra sociedade, e são agentes dessa mudança de comportamento”, sintetizou. Hildebrandt ainda apontou que o crescimento da frota de veículos é o grande desafio para essa mudança, que precisa ser feita inclusive para que a população alcance melhor qualidade de vida.

    Giovani Rafael Seibel, Presidente na Associação Blumenauense Pró-Ciclovias, disse estar lisonjeado por representar a entidade e receber a comenda. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho de 17 anos em busca de uma cidade mais ‘ciclável’, mais verde, humana, segura e feliz”. Ele destacou que um levantamento recente apontou que quase 70% dos blumenauenses estariam dispostos a deixar o carro em casa e usar a bicicleta caso se sentissem seguros. “Precisamos dar condições adequadas para o uso de bicicletas. Queremos, no mínimo, uma política igualitária na construção de vias para veículos e ciclovias. A comenda é um reconhecimento válido, mas o mais importante é que Blumenau assuma um compromisso com o ciclista”, propôs.

    A Sessão Solene será reprisada neste sábado (28), às 21 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara: www.camarablu.sc.gov.br.

     Assista a Matéria produzida pela TVL

    Assista a Sessão Completa

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu