Página principal
02-12-2016

Entidades recebem Comenda do Mérito da Caridade Papa João Paulo II

  • sessaosolene

    O Legislativo de Blumenau entregou, nesta quinta-feira (1), a Comenda Municipal do Mérito da Caridade Papa João Paulo II para quatro entidades de Blumenau. Participaram da solenidade o presidente Mário Hildebrandt (PSB), os vereadores Jens Mantau (PSDB), Oldemar Becker (DEM), Adriano Pereira (PT) e a vereadora suplente Evelin Huscher (PT). A condecoração reconhece movimentos e entidades que realizam trabalhos voluntários de caráter assistencial, caritativo, filantrópico ou de relevância social.

    A Rede Feminina de Combate ao Câncer foi homenageada pelo vereador Jens Mantau (PSDB). “Nós não poderíamos encerrar 2016 sem reconhecer o trabalho da Rede Feminina. Um projeto audacioso que foi implantado na cidade em 24 de setembro de 1973”, justificou. A medalha foi recebida pela presidente da entidade, Tatiana Regina Lenzi Alvise. “Passam pela Rede Feminina mais de mil mulheres por mês que são atendidas gratuitamente. Nesses 43 anos de serviços prestados à comunidade, temos que agradecer a população de Blumenau que é muito solícita com a Rede Feminina e nos auxilia a manter este serviço”, ponderou.

    O vereador licenciado Fábio Fiedler (PSD) propôs a entrega da condecoração à Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE Sinodal. A comenda foi entregue pelo presidente do Legislativo de Blumenau, Mário Hildebrandt (PSB). “Os grupos de OASE têm um papel fundamental nas vidas das mulheres que participam deles. Além da oportunidade de estar em grupo, elas participam de ações e atividades sociais. E ser voluntário traz alegria espiritual”, comentou o presidente do Legislativo.
    A representante da entidade, Wilhelmina Kieckbusch, agradeceu o vereador licenciado Fábio Fiedler, o presidente Mário Hildebrandt e os vereadores que aprovaram o projeto. “Em nome das nossas três mil mulheres, muito obrigada”, disse a presidente. O pastor Sinodal Breno Carlos Willrich falou sobre a homenagem. “Deus deseja ver entre nós a caridade e o amor. Muito se fala em amor na nossa sociedade, mas muitas vezes é um discurso descomprometido. As nossas obras devem ser feitas com o coração puro. Como diz o Apóstolo Paulo, ‘o verdadeiro amor brota de uma consciência limpa’. E a OASE muito tem contribuído para realidades de mais amor”, comentou.

    A homenagem à Casa de Acolhida São Felipe Neri foi realizada pela vereadora suplente Evelin Huscher (PT). “A Casa de Acolhida começou em 2012, trabalha com crianças e jovens carentes no bairro Velha Grande e tem como finalidade prestar acolhimento, lazer, educação, cultura e assistência social às crianças carentes de forma voluntária”, explicou Evelin. A presidente e fundadora da Casa, Giselle Stelle Cunha, foi quem recebeu a medalha. “Nós vivemos 100% do voluntariado e de doações e estamos buscando junto à Secretaria de Desenvolvimento Social o nosso registro. Hoje nós precisamos de um forro com manta térmica, pois acolhemos as crianças em um galpão na Capela São Pedro. Também necessitamos de um parquinho e um projetor multimídia. A casa está de portas abertas para pessoas e empresários que queriam conhecer o nosso trabalho e auxiliar”, convidou Giselle.

    O serviço prestado pela Cozinha Comunitária Padre João Bachmann também foi reconhecido pelo presidente Mário Hildebrandt (PSB). “Ela funciona desde 1997 e serve mais de 200 almoços diários para pessoas que necessitam. Atualmente também conta com brechó e espaço de higiene. O serviço, idealizado pelo Padre João Bachmann, é desenvolvido de forma incansável por voluntários para garantir a assistência e o acolhimento de pessoas sem moradias”, explicou. O Padre João Bachmann agradeceu pela condecoração. “Recebo a homenagem desta obra com grande alegria, pois leva o nome do Papa João Paulo II. Como ele mesmo dizia, ‘o que sobra na mesa dos ricos pertence aos pobres’. A gratidão se expressa através do altruísmo dos voluntários e voluntárias, dos colaboradores, daqueles que promovem eventos para trazer recursos e fazer as obras funcionarem”, complementou.

    A comenda foi criada através do Decreto Legislativo nº 863/2015. A homenagem leva o nome do Papa João Paulo II que foi pontífice por 26 anos. Nascido na Polônia em 1920, João Paulo II faleceu em 2006 aos 84 anos e em 2014 foi canonizado pela Igreja Católica.

    A Sessão Solene vai ser reprisada pela TV Legislativa neste sábado (3) às 21h, e no domingo (4) às 23h, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também é possível conferir como foi o evento no site da Câmara.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | CMB