Página principal
07-11-2017

Eleições do Programa Vereador Mirim 2017 acontecem nesta quarta-feira (8)

  • eleicoes_mirins17_urna_eletronica

    As eleições do Programa Vereador Mirim de 2017 acontecem nesta quarta-feira (8). O processo está sendo orientado e dirigido pela Câmara de Vereadores de Blumenau. Cerca de 12 mil alunos devem participar da votação, que acontecerá das 8 às 16 horas, nas dependências das escolas participantes.

    Neste ano estão inscritas 35 escolas das redes pública e particular de ensino do município. Ao todo são 149 candidatos que concorrem a 15 vagas de vereador mirim titular e 15 vagas de vereador mirim suplente. Estão aptos a votar alunos que cursam entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental, sem restrição mínima ou máxima de idade. A votação será realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE.

    O resultado oficial das eleições será divulgado até as 14 horas do dia 17 de novembro de 2017, no site oficial da Câmara de Vereadores, onde também pode ser consultado o Regulamento Eleitoral. O resultado poderá ser divulgado antecipadamente.

    Os alunos eleitos serão diplomados em dezembro, no plenário do Poder Legislativo blumenauense, e o mandato se estenderá até 31 de dezembro de 2018.

    Sobre o Programa Vereador Mirim
    O Programa Vereador Mirim de Blumenau foi pioneiro em Santa Catarina e referência em todo o Brasil pelo seu formato de legislatura anual, ou seja, cada vereador mirim tem mandato de um ano. Assim, os alunos participam de maneira mais efetiva das atividades da Câmara Municipal. Até hoje, mais de 270 vereadores mirins representaram 85 escolas da cidade.

    Todos os anos são eleitos 15 vereadores mirins e 15 suplentes que recebem cursos de formação continuada e participam de sessões solenes, ordinárias e itinerantes, em que debatem e elaboram projetos de lei e requerimentos relacionados às suas escolas e à comunidade blumenauense.

    Para saber mais sobre o Programa Vereador Mirim, acesse: https://youtu.be/q8n-kZWrVtg.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagem: Comunicação – Site CMB