Página principal
10-12-2019

Diretora do campus Gaspar do IFSC presta contas das atuações do instituto em 2019

  • tribuna10dez19_4

    A diretora geral do Câmpus de Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Ana Paula Kuczmynda da Silveira, ocupou a Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta terça-feira (10) para prestar contas do trabalho do instituto no ano de 2019.

    Ela explicou que o Instituto Federal de Santa Catarina tem 22 campi espalhados por todo o estado, e que no ano passaram tiveram 50 mil matrículas, sendo o terceiro maior instituto do país.

    Em 2019 o campus de Gaspar completou nove anos, sendo que entre os alunos 40% residem em Blumenau e mais de 60% circulam entre Gaspar e Blumenau.

    Hoje oferecem 4 cursos superiores, sendo 3 presenciais e 2 a distância. “Desses cursos temos o curso superior de Design de Moda, que foi recentemente avaliado pelo ENADE com a maior nota do estado de Santa Catarina”, disse, acrescentando que o IFSC tem a maior média da microrregião no ENADE.

    Ana Paula ainda falou da oferta de quatro cursos técnicos noturnos, e uma variedade de cursos de formação inicial e continuada, entre eles muitos cursos na área de línguas, inclusive atendendo cerca de 300 haitianos. “Por conta dessas iniciativas fomos premiados neste ano no Fórum dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como instituição referência no estado”.

    Comentou sobre os eventos realizados pelo IFSC, sendo 14 grandes eventos e, se contabilizados outras iniciativas menores, chegam a 140. Disse ainda que em um universo de 2500 alunos atenderam mais de 3 mil pessoas projetos formação continuada de professores gratuitas em Blumenau, Gaspar e Pomerode desenvolvidas de acordo com missão dos institutos federais.

    “Dentro dessa atuação focada em ensino, pesquisa e extensão, desenvolvemos em 2019 mais de 200 projetos de pesquisa, sendo cerca de 40 contemplados em editais com fomento e número equivalente na extensão”.

    Ao final, convidou os vereadores a conhecerem a estrutura do instituto e reforçou a solicitação de melhoria de transporte público para o instituto, pois a dificuldade de integração ainda não foi superada.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB