Página principal
13-04-2017

Diretor de Bem-Estar Animal fala de políticas públicas para animais na tribuna livre

  • banner tribuna livre

    Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 13, o diretor de Bem-Estar Animal, Luis Carlos Kriewall, ocupou a tribuna livre para falar sobre o trabalho do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread).

    Afirmou que o órgão subordinado à Secretaria Municipal da Saúde atua principalmente com animais abandonados ou com doenças graves, as quais seus donos não tenham condições de tratar.

    Destacou que hoje a equipe é composta 15 pessoas, entre elas cinco médicos veterinários de carreira. “Nós trabalhamos com a guarda consciente dos animais como principal objetivo”, explicou.

    Kriewall apontou que existem alguns projetos em andamento na diretoria. “Realizamos o censo animal em áreas carentes”. Sustentou que na cidade existem 2.04 cães para cada habitante. Apontou que em 2016 cerca de 700 animais foram castrados em parceria com ONGs.

    Comentou que o senso ainda não foi finalizado, mas já aponta que em Blumenau existem 116 mil cães e gatos. “Temos muitas demandas e precisamos agradecer as doações que recebemos, principalmente na parte cirúrgica”.

    Sustentou que o controle populacional passa pela elaboração de leis que permitam autuar as pessoas que infringem as normas. Ponderou que o setor pet é o que mais cresceu nos últimos 10 anos. “É preciso haver uma regulamentação para quem comercializa animais. Eles precisam responder de alguma forma pelos animais que são abandonados”, destacou.

    Apontou que entre as prioridades está a promoção da guarda responsável, controle populacional, controlar o comércio de animais, autuar os infratores, ampliar a estrutura do setor administrativo e do centro clínico do Cepread.

    Ao final, colocou o telefone 156, da ouvidoria da prefeitura, à disposição da comunidade.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB