Página principal
21-02-2019

Deputado Estadual Ivan Naatz pede apoio à criação da Região Metropolitana de Blumenau

  • tribuna21fev1_1

    O deputado estadual Ivan Naatz (PV) esteve na sessão ordinária desta quinta-feira (21) na Câmara de Vereadores e usou a tribuna para pedir apoio no debate de criação da região metropolitana de Blumenau.

    Disse que foi instalada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina a Frente Parlamentar em Defesa da Região Metropolitana de Blumenau, que tem o objetivo de promover debates sobre o que é a região metropolitana, destacando vantagens e desvantagens e como ela poderia contribuir para o desenvolvimento regional.

    “Queremos, principalmente, amparar o desconhecimento que há em volta do tema. A Constituição Federal, com emenda recente, criou a possibilidade de os municípios estarem organizados em regiões metropolitanas. Em pouco tempo não haverá mais recursos para obras locais, todas serão através da região metropolitana”, explicou.

    Disse que um dos problemas que podem ser resolvidos com a criação da região metropolitana é o transporte intermunicipal. Citou dificuldades dos passageiros dos ônibus que não podem cruzar a fronteira dos municípios, em especial linhas que atendem as divisas de Gaspar e Pomerode.

    “Pomerode é um município que tem apresentado resistência a essa ideia, mas porque não conhece a ideia da instalação. Nosso papel é convencer os cinco municípios envolvidos, quebrar essas barreiras e prosseguir na instalação da região metropolitana”, afirmou. Ele acrescentou que apenas três regiões no estado cumprem os requisitos para a criação da região metropolitana: Florianópolis, onde já existe, Joinville, que caminha para a instalação nos próximos meses, e Blumenau.

    Solicitou o apoio da Câmara a fim de indicar dois a três vereadores para participarem desta frente parlamentar na Alesc, reforçando que o objetivo é distribuir conhecimento, ouvir a população e derrubar barreiras. “Estaremos presentes nos meios de comunicação e Câmaras de Vereadores para ouvir e falar sobre o tema”.

    Em outro momento disse que sente falta de mais deputados da região na Alesc para debater os assuntos do Médio Vale. Comentou ainda sobre o trabalho que tem desenvolvido na Assembleia, presidindo as comissões permanentes de Turismo e de Meio Ambiente, além de ser membro da Comissão de Constituição e Justiça.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB