Página principal
07-12-2017

Comitiva de Blumenau vai cobrar do governador mais policiais para a cidade

  • comitiva_seguranca6dez17

    Um grande sentimento de frustração e indignação tomou conta da comitiva de autoridades políticas, empresarias e de segurança pública de Blumenau, após a reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, e com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (6), em Florianópolis, e foi solicitado pela Comissão Legislativa Temporária Especial de análise de questões de segurança pública da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Jens Mantau (PSDB). A comitiva teve como objetivo solicitar mais efetivo policial para a cidade, no entanto o secretário manteve para Blumenau o número de 40 policiais militares. O grupo anunciou que vai requerer uma audiência com o governador Raimundo Colombo.

    As lideranças presentes avaliaram como justo para cidade ao menos 150 policiais. Para justificar o pedido, a comissão da Câmara apresentou um relatório atualizado, repassado pelo 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, com o número de ocorrências registradas na cidade, que desde de junho deste ano somam mais de 15 mil. A comitiva ainda tentou negociar por 80 efetivos, mas novamente teve seu pedido negado.

    “Blumenau não merece este tipo de olhar para a nossa insegurança”, disse o vereador e presidente da Comissão Legislativa, Jens Mantau, afirmando que o número de 40 policiais designados para a cidade é uma vergonha. Conforme o parlamentar, é inconcebível para um município do porte de Blumenau ter um policial militar para cuidar de 1.600 habitantes e um policial civil para atender 4.100 pessoas. Ressaltou que os policiais, assim como os bombeiros, fazem um trabalho de herói e lembrou que o Governo do Estado deixou faltar combustível para as viaturas da Polícia Militar de Blumenau, na semana passada, prejudicando ainda mais o serviço realizado pela corporação.

    Também integrou a comitiva blumenauense o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Avelino Lombardi; o secretário municipal de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros; o diretor de Políticas Integradas de Segurança da Prefeitura de Blumenau, Fabiano Pamplona, e o deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD), entre outros.

    Segundo o presidente da Acib Blumenau tem os mesmos direitos dos demais municípios. “Não podemos aceitar essa discriminação. Os critérios devem ser técnicos e não políticos”, assinalou Avelino Lombardi, garantindo que o grupo vai falar com o governador. “É preciso voltar a investir em prevenção e a polícia tem que voltar a ser respeitada e para isso é necessário mais efetivo e mais investimentos na segurança das cidades, não apenas de Florianópolis”, criticou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa
    Foto: Assessoria de Gabinete Jens Mantau