Página principal
06-12-2017

Comissão Temporária de associações de moradores realiza última reunião do ano

  • comissao_temporaria6dez17

    A última reunião do ano da Comissão Legislativa Temporária Especial de acompanhamento das condições atuais das associações de moradores no município aconteceu, na manhã desta terça-feira (5), com a coordenadora geral da União Blumenauense de Associações de Moradores e entidades afins (Uniblam), Aline Votri, e o engenheiro civil e especialista em auditoria e perícia ambiental, Arlon Tonolli, que também representa a Uniblam. Estiveram presentes também o vereador Ito de Souza (PR), presidente da comissão, e o parlamentar Alexandre Caminha (PROS), que é o relator do grupo, entre outros participantes.

    Durante a reunião, os vereadores e demais presentes voltaram a falar sobre o Programa Lar Legal no município. Lembraram novamente que moradores têm recebido visita de empresas que estão oferecendo o serviço de regularização fundiária. O presidente Ito de Souza lembrou que o secretário Juliano Gonçalves lhe procurou para explicar que não existe nenhuma empresa conveniada à prefeitura de Blumenau para realizar esse serviço. Disse que qualquer empresa pode trabalhar neste sentido, mas que nenhuma tem autorização para dizer que tem convênio. Ainda em relação ao Lar Legal, o vereador Ito de Souza explicou que apresentou uma emenda à lei para a realização de convênios com as universidades e que está tramitando nas comissões permanentes desta Casa Legislativa.

    Diante desta situação, o presidente da comissão adiantou que serão encaminhados ofícios para os conselhos profissionais competentes, à OAB e ao Judiciário questionando se estas empresas têm registro no conselho profissional. O vereador Ito de Souza também informou que o secretário de Regularização Fundiária e Habitação, Juliano Gonçalves, prestou esclarecimentos à comunidade do Horto Florestal, no Bairro Salto, de que a regularização dos lotes está mais próxima de acontecer. Disse que participou desta reunião.

    Outra pauta do encontro foi a realização dos Jogos de Integração das Associações de Moradores de Blumenau, que serão organizados pela Fundação Municipal de Desportes, com apoio da Uniblam e com previsão para acontecer em março do ano que vem. Na ocasião, a coordenadora geral da entidade, Aline Votri, trouxe informações sobre como estão as reuniões preparativas. Disse que será realizado um encontro, neste ano, para se discutir o Regimento Interno, que já está em análise. Adiantou que no dia 26 de fevereiro, às 19 horas, será realizado um congresso, na Câmara de Vereadores, para o qual serão convidadas as associações de moradores de Blumenau. Na ocasião serão definidas as modalidades e a prefeitura também vai criar uma comissão específica para verificar o espaço de cada entidade.

    A próxima reunião está marcada para o dia 22 de fevereiro, às 10 horas, na Câmara de Vereadores.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa | RV CMB