Página principal
30-07-2019

Comissão Permanente de Defesa Civil analisa relatório dos ribeirões da cidade e trata sobre barragens do Alto Vale

  • comissao

    A Comissão Permanente de Defesa Civil se reuniu, na manhã desta terça-feira (30), com o secretário municipal Carlos Olimpio Menestrina. Estiveram presentes o presidente Alexandre Caminha (PP); vice-presidente Almir Vieira (PP); relator Adriano Pereira (PT) e os membros Alexandre Matias (PSDB) e Oldemar Becker (DEM). Na pauta do encontro, os presentes trataram sobre o desassoreamento dos ribeirões, a avaliação de algumas galerias, sobre a barragem de José Boiteux, entre outros assuntos.

    Na ocasião, o presidente Alexandre Caminha apresentou um relatório orçamentário e situacional dos ribeirões no município feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Conservação e Manutenção Urbana e entregue à comissão. Diante do documento, o parlamentar disse que ficou muito feliz com a possibilidade de os vereadores terem este relatório, pois um dos objetivos principais da comissão é trabalhar o desassoreamento dos ribeirões como forma de prevenção. “Com isso, nós vamos ter a possibilidade de buscar e lutar junto ao Governo do Estado e Federal, junto aos nossos representantes, para trazer os projetos e esses recursos para a cidade. Eu não considero que 1 milhão e 200 mil reais aproximadamente seja um valor tão alto de custeio. Esse é um passo importante desta comissão”, avaliou.

    Já o secretário avaliou também como importante ter este planejamento de desassoreamento como uma condição preventiva. “Desde 2008, quando houve aquele grande problema geológico, muitos detritos se depositaram de forma natural nos leitos dos ribeirões e, hoje, a cada chuva que ocorre a possibilidade de transbordarem é muito grande. Então já está sendo feito este planejamento e tendo a questão orçamentária e financeira, a Defesa Civil vai dar autorização para que a Secretaria Conservação e Manutenção Urbana possa fazer este serviço”, assegurou.

    Outra demanda trazida pelos parlamentares foi em relação às galerias, especificamente em uma galeria situada na região do Garcia. O secretário informou que a Defesa Civil está fazendo uma solicitação junto ao Corpo de Bombeiros para que com equipamento respiratório individual possa entrar nesta galeria para avaliar a sua condição estrutural.

    Outro assunto que surgiu durante a reunião foi em relação às barragens que estão localizadas no Alto Vale do Itajaí. O secretário informou que em uma reunião com a Defesa Civil do Estado soube da possibilidade de operação da barragem de José Boiteux. “O Estado contratou uma empresa que vai restabelecer sua condição caso haja algum indício de que possa chover em grande quantidade. Então, a Defesa Civil do Estado está preparada para se preciso for, de forma paliativa, operar a barragem”, apontou. Ele acrescentou que as outras duas barragens estão contempladas com as reformas, inclusive com a elevação da capacidade delas, e neste momento aguardam a resolução do impasse com a comunidade indígena para então realizar a construção do canal extravasor, o restabelecimento de todo o equipamento necessário para que possa operar de forma natural.

    O secretário também comunicou que a Secretaria Estadual de Defesa Civil está terminando um estudo para montar um plano de contingenciamento para trabalhar no caso de um rompimento daquela barragem, verificando o impacto destrutivo que pode trazer aos municípios e comunidades da região.

    Outra informação discutida na reunião foi sobre a notícia do estudo que a Defesa Civil de Santa Catarina está fazendo em relação à possibilidade de conceder as três barragens do Alto Vale do Itajaí para a iniciativa privada, permitindo que se usem as estruturas para gerar energia elétrica. “As barragens teriam condições de serem esvaziadas quando houver indício de chuva para que possa ter a sua condição primária estabelecida. Nós, enquanto secretaria, ao aprovarmos a ideia, solicitamos que parte desses recursos fossem direcionados para as Defesas Civil dos municípios da região para que tenham um pouco mais de recursos para estruturar melhor a sua organização”, destacou o secretário Menestrina.

    Caminha avaliou que se sente realizado em ver que os trabalhos da comissão estão sendo encaminhados e gerando frutos para a cidade. Assegurou que o grupo vai continuar trazendo as demandas, buscando soluções e trabalhando para investir cada vez mais na prevenção aos desastres naturais.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB