Página principal
08-02-2019

Comissão de telefonia conhece planos das operadoras TIM e Oi para este ano em Blumenau

  • comissao telefonia 08022019

    Os membros da Comissão Legislativa Temporária Especial de acompanhamento da prestação dos serviços de telefonia no município deram início, nesta quinta-feira (7), aos trabalhos deste ano com uma reunião que contou com as presenças dos representantes das operadoras TIM e Oi, Cleber Affanio e Kátia Garbin, respectivamente. Participaram o vereador Adriano Pereira (PT), que em 2019 é o presidente desta comissão, e o vereador Alexandre Caminha (PSD) na função de relator. O objetivo da reunião foi conhecer os planos de investimentos das duas empresas para este ano no âmbito da telefonia móvel e fixa em Blumenau e continuar a reivindicar as demandas da comunidade junto às operadoras.

    Durante a reunião, a TIM apresentou os planos da operadora para este ano. Duas antenas serão ativadas até março nos bairros Velha Grande e Itoupavazinha. Também está prevista, até o fim deste ano, a construção de três novas antenas nos bairros Velha, Fortaleza e Itoupava Central. Além disso, a operadora vai investir em nova tecnologia, pois está sendo liberada a frequência de 700 MHz para as operadoras terem melhor cobertura no 4G, conforme vai sendo desligado o sistema analógico da TV, e pode ser usado pela operadora após seis meses. Dentro disso, a empresa coloca um aparelho numa mesma torre que deve melhorar de forma significativa o sinal no município. Estão previstas para este ano em 11 torres já existentes a colocação da frequência 700 MHz.

    Já a empresa Oi está fazendo sua restruturação interna, visto que houve a aprovação, no fim do ano passado, do decreto Nº 9.619 que é Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público (PGMU), que traz alterações na utilização do telefone público, sendo retirado em até 80%. Essa questão foi explicada pela representante e gerou dúvidas e questionamentos dos vereadores. Por isso, o planejamento de investimentos de 2019 estará pronto até março deste ano e depois será encaminhado à comissão.

    O presidente Adriano Pereira lembrou que as modificações na legislação aprovadas pela Casa auxiliaram e facilitaram os investimentos das operadoras no município. Apontou que está otimista com as informações trazidas na reunião e que a comissão vai continuar buscando melhorar a qualidade de sinal no município. “Esta comissão é muito importante, sem dúvida, pelos avanços que já ocorreram e vamos continuar nesta luta para trazer mais investimentos, mais cobertura e ter maior qualidade com as novas tecnologias”, apontou, acrescentando que os parlamentares também apontaram demandas de outros locais trazidos pelos moradores que ainda possuem deficiência na qualidade de sinal, como as regiões da Nova Rússia, Vila Itoupava e Progresso.

    O parlamentar Alexandre Caminha apontou que a reunião também serviu para cobrar a expansão de rede. Ele recordou ainda que desde quando trabalhou no Procon vem fazendo os encaminhamentos necessários para contribuir com a melhoria da telefonia no município. Apontou que em 2018 houve algum avanço nesta área e está otimista para este ano. “Eu acredito que haverá uma melhora significativa por parte da TIM, que, nesta reunião, apresentou um levantamento com cinco novas antenas e a ampliação na qualidade de sinal no que diz respeito a melhorar a área de cobertura. Também foi mencionado que com a modificação de um novo aparelho nas antenas que eles já têm hoje, talvez tenhamos o dobro ou até o triplo de cobertura. Esse vai ser um grande diferencial em 2019 que nós vamos começar a sentir nos telefones em Blumenau”.

    Ainda neste mês, no dia 19, está programada mais uma reunião desta comissão, às 11 horas, na sala de Comissões da Casa. O objetivo é trazer as operadoras Claro e a Vivo para também conhecer os planos de investimentos das duas empresas para este ano em Blumenau. “Vamos aguardar as tratativas com a Claro e a Vivo para trabalhar de forma sistemática e permanente. A comissão teve avanços importantes na questão da telefonia no município. As informações que temos buscado sobre os investimentos e das metas trazidas pelas operadoras são boas novas que vamos compartilhar com a população. Tenho certeza que esta comissão vai fazer a grande diferença neste ano, planejando também para 2020, pois queremos o máximo possível da comunicação funcionando seja telefonia fixa, móvel ou internet. Nós vamos batalhar muito para ter cada vez mais qualidade nesta área”, finalizou o presidente.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica Gamba | Imprensa CMB