Página principal
19-02-2019

Comissão de Segurança prossegue com ações e cobra mais atenção do Governo estadual

  • comissaosegurança19fev19

    A primeira reunião do ano da Comissão Legislativa Temporária Especial de análise de questões de segurança pública serviu para os parlamentares prosseguirem com as ações já iniciadas no ano passado. Eles também manifestaram a necessidade de continuar a cobrança, junto ao Governo do Estado e aos deputados estaduais eleitos, por mais efetivo policial, investimentos em veículos e viaturas, materiais e equipamentos para os órgãos de segurança pública, entre outras demandas desta área para Blumenau. O prazo regimental desta comissão se encerra no dia 6 de março. Estiveram presentes os vereadores Jens Mantau (PSDB), que é o presidente; Sylvio Zimmermann (PSDB), vice-presidente; Alexandre Caminha (PP) e Professor Gilson (PSD), que são membros.

    O presidente recordou que, no ano passado, o grupo iniciou as tratativas com a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau para fazer um boletim informativo, por meio de materiais fornecidos pelas polícias Militar e Civil à comissão. Na época, o parlamentar explicou que a intenção com esta ação é divulgar e conscientizar a população da importância dos registros de Boletim de Ocorrência, o BO, em caso de furtos e roubos. “Nós recebemos a informação do então secretário municipal de Comunicação, André Espezim, de que já existe a empresa que vai fazer este informativo, por isso vamos aguardar. As informações que foram trazidas pelas Polícias Militar e Civil à comissão explicando como é o processo e a importância de fazê-lo foram entregues para a administração municipal. Isso é importante para a população saber que BO pode inclusive ser registrado de forma online, não havendo necessidade em se deslocar até uma delegacia para fazer o registro”, apontou.

    Durante a reunião, os demais parlamentares manifestaram a necessidade de continuar a cobrança, junto ao Governo do Estado e aos deputados estaduais eleitos, por mais segurança pública para o município. Um deles foi o Professor Gilson. “Mais de mil novos soldados vão passar por concurso e nós devemos garantir que, desta vez, uma parcela significativa venha para Blumenau e região. O governador Carlos Moisés da Silva não pode esquecer de Blumenau. Ele obteve uma votação expressiva na cidade e precisa dar esta atenção aos blumenauenses”, pontuou, acrescentando que, se for preciso, os vereadores vão continuar fazendo visitas à Secretaria de Segurança, cobrando dos deputados estaduais e unindo forças com as entidades e sociedade civil para cobrar atenção do Governo do Estado.

    Além dessa demanda em comum, Alexandre Caminha demonstrou preocupação que vem por parte dos comerciantes com as ocorrências de assaltos e furtos no Centro da cidade e Sylvio Zimmermann pediu apoio ao Ministério Público, as Polícias Militar e Civil e a Defesa Civil do município referente às casas e prédios abandonados em Blumenau que acabam sendo ocupadas, causando insegurança aos moradores.

    A próxima reunião está marcada para quinta-feira que vem, dia 28, às 10h30, na Sala das Comissões. Este será o último encontro da comissão, visto que o prazo regimental se encerra no dia 6 de março. “Os vereadores manifestaram o interesse de continuar com este trabalho, por isso buscaremos as tratativas internas e jurídicas para abrir novamente este grupo de trabalho. Por parte do Governo do Estado foi anunciado mais de mil soldados à disposição. Nós queremos que Blumenau seja vista com um olhar mais especial por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB