Página principal
26-10-2017

Comissão de moradores é formada em Audiência Pública para acompanhar projeto de via paralela à Rua José Reuter

  • audiencia25out17

    Na noite desta quarta-feira (25) a Câmara de Vereadores de Blumenau realizou uma audiência pública para debater a viabilidade do projeto referente a uma via paralela à rua José Reuter, a fim de desafogar o trânsito na região da Grande Velha. Foi criada uma comissão composta por 14 pessoas da comunidade para acompanhar o andamento dos trabalhos.

    A audiência pública aconteceu no Clube de Caça e Tiro Velha Central, atendeu ao requerimento do vereador Adriano Pereira (PT) e contou com a presença do vereador Almir Vieira (PP); do vereador Ricardo Alba (PR); do vereador Oldemar Becker (DEM); da deputada estadual Ana Paula Lima (PT); do ex-vereador e líder comunitário Vanio Francisco Salm; do engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann; João Beltrame representando o vice-prefeito Mario Hildebrandt (PSB); Eduardo Mattos representando o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) e moradores da comunidade.

    O vereador Adriano Pereira, que propôs o encontro, destacou a necessidade de debater a possibilidade de tirar do papel a Via Projetada nº 20, a fim de solucionar um dos problemas de mobilidade do bairro. “Temos que plantar uma semente. Há mais de 20 anos já se fala nessa via projetada e nós precisamos fazer algo porque a tendência do trânsito é piorar. Mas só isso não resolve, e quem acompanha o nosso trabalho sabe que temos cobrado a religação dos bairros Velha e Garcia”, afirmou. Defendeu a criação da comissão com o envolvimento dos moradores. Lembrou de diversas obras no bairro Velha que foram acompanhadas pelos moradores, neste mesmo formato, e que foram concluídas.

    A deputada estadual Ana Paula Lima lembrou que o assunto é antigo. “Nós temos que abrir novas ruas. Não adianta mais esses processos paliativos porque o número de carros tem aumentado significativamente”, afirmou. Disse que está na Assembléia Legislativa de Santa Catarina representando a cidade. “Se existe vontade política do poder público de Blumenau, nós como parlamentares temos, através do Fundam – Fundo de Apoio aos Municípios, formas de garantir recursos para os municípios”, afirmou.

    O engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ivo Ronald Bachmann, falou da importância de incluir as demandas da cidade no Plano Municipal de Mobilidade. “Nos próximos dias teremos uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir o Plano e neste documento, que será transformado em Lei, nós iremos passar os cenários da cidade para os próximos 15 anos”, sustentou. Disse que grandes obras estarão incluídas neste processo. Lembrou que o prolongamento e duplicação da rua Humberto de Campos estão entre as maiores obras que afetam região da Velha.

    O diretor de Planejamento Viário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Julian Plautz, realizou uma apresentação detalhada e afirmou que a “Via Projetada nº 20” está presente no Plano Diretor da cidade desde 1997. “Ela está planejada, mas ainda não existe o projeto em si para que seja construída”, assegurou. Disse que a via em questão possui 820 metros de extensão e 20 metros de largura, considerando calçadas e ciclovia. Apontou que mesmo ainda sem o projeto executivo, o custo estimado da obra é de R$ 9.128.500,00, considerando indenizações e pavimentação. “Claro que após o projeto executivo algumas questões podem precisar ser ajustadas”, argumentou.

    O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira, destacou a importância do encontro. “Sabemos dos investimentos que estão sendo feitos na cidade, mas nós também precisamos agir. Muitas vezes nós, enquanto comunidade, não temos o mesmo tempo que o poder público precisa para executar os investimentos”, afirmou. Disse que o bairro Velha Grande já possui vida própria e precisa da obra para garantir a mobilidade e qualidade de vida dos moradores.

    O vereador Ricardo Alba falou da importância de levar o poder publico para os bairros. “É papel fundamental dar atenção especial aos bairros da cidade. Se a via projetada 20 está sendo discutida desde 1997, está na hora de tirar ela do papel”, defendeu. O vereador Oldemar Becker disse que veio ouvir a comunidade e disse que não sabe como o Poder Executivo permitiu que fossem construídas novas residências que agora precisarão ser indenizadas. “Esperamos que com as próximas obras o poder público tenha essa atenção. E são os moradores que vão nos ajudar a cobrar essa organização do Executivo”.

    O morador da rua José Reuter, José Ochner, falou sobre a necessidade de atenção para melhorar o acesso ao bairro. Sugeriu a implantação de baias de ônibus e sinaleiras para dar fluidez e segurança ao trânsito da localidade. A moradora do Loteamento Guaricanas, Marisa da Silva Correa, falou sobre a preocupação com a segurança das residências. “O loteamento onde eu moro é muito bom e calmo. Com a execução dessa obra, eu me preocupo em saber se a rua Guaricanas vai comportar ônibus e caminhões”, questionou. O diretor de Planejamento Viário da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Julian Plautz, explicou a situação e afirmou que a principio a via não será afetada.

    O líder comunitário Naucio Schmitz disse que os moradores, o comércio e o poder público precisam construir alternativas para melhorar a situação de mobilidade. “Precisamos sair hoje daqui com uma comissão para acompanhar e discutir a necessidade de investimentos, inclusive na drenagem”, sustentou. O ex-vereador Vânio Francisco Salm disse que a rua projetada precisa ser feita e resolveria o problema de mobilidade. “Entretanto, sabemos que a obra não vai acontecer de hoje para amanhã”, disse. Lamentou a pouca adesão da comunidade e disse que esperava o ambiente cheio. “Pelo tanto que as pessoas reclamam esse espaço deveria estar lotado para discutir esse tema que é importante para a região”, destacou.

    O vereador Adriano Pereira destacou a presença das pessoas e agradeceu a participação e sugestões dadas por moradores. “É importante discutir diferentes possibilidades de investir e melhorar a mobilidade do bairro”. Falou ainda que se o transporte coletivo da cidade fosse melhor também diminuiria a quantidade de carros em nossa região e na cidade toda. Afirmou que esse projeto é importante, mas que não vai resolver todos os problemas. Lembrou que a reabertura da rua Willi Henkels também seria uma outra opção. Também cobrou a revitalização da rua José Reuter que alaga quando chove, prejudicando moradores e comerciantes.

    O evento foi gravado e será exibida sexta-feira (27) durante a programação da TV Legislativa, canais 14 da Net e 19 da BTV. Também estará disponível no site da Câmara de Vereadores de Blumenau.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Foto: Jessica de Morais – Imprensa CMB