Página principal
07-03-2019

Comissão de Defesa Civil da Câmara destaca necessidade de desassoreamento dos ribeirões

  • comissao_civil_7marco2019

    A Comissão Legislativa Permanente de Defesa Civil se reuniu, pela primeira vez no ano, na manhã desta quinta-feira (7), com o objetivo de trazer as demandas em relação aos diques, aos ribeirões e manutenções na cidade. Primeiramente foi sugerido que o Executivo municipal apresente à comissão um cronograma de implantação do desassoreamento e drenagem dos ribeirões da cidade. Participaram do encontro os vereadores Alexandre Caminha (PP), que é o presidente; Almir Vieira (PP), vice-presidente; Alexandre Matias, membro e um assessor do parlamentar Adriano Pereira (PT).

    “A partir deste cronograma, nós vamos iniciar um trabalho pela busca e viabilização de recursos estadual e federal para a execução desses serviços. Não adianta nós termos um dique em funcionamento com o ribeirão assoreado; como também não adianta ter um dique onde a capacidade dele é de ter até seis bombas e tem uma ou duas em funcionamento; ou ainda que tenhamos um dique sem os geradores em funcionamento durante esses eventos. Tudo é uma sequência”, explicou o presidente Alexandre Caminha.

    O parlamentar Almir Vieira antecipou que vai aproveitar a vinda do senador Esperidião Amin (PP), nesta sexta-feira (8), a Blumenau e fazer o pedido de um financiamento ou emenda parlamentar para fazer a manutenção dos ribeirões da cidade. Relatou também a necessidade de recursos para aquisição de bombas e geradores para os diques de Blumenau.

    Outro ponto que o presidente mencionou durante a reunião foi um projeto de lei que tramita nesta Casa Legislativa sobre a responsabilidade civil do loteador (construtor dos loteamentos). “Um exemplo é na rua Carlos Rischbieter, no bairro Boa Vista, onde ocorrem alagamentos. Lá feito um residencial Minha Casa Minha Vida e vários outros residenciais e prédios. E aquele local é de extravasão de água. Se não for feito um trabalho preventivo e fiscalização por parte do Executivo antes da execução da obra, quem paga a conta são os moradores quando temos uma enchente, pois ocorre a obstrução da tubulação e consequentemente os alagamentos”.

    Caminha ressaltou que a comissão foi criada com o objetivo de tratar sobre prevenção. “Blumenau tem o Rio Itajaí-Açu e os ribeirões, além do histórico de enchentes e enxurradas. Se não tratarmos de prevenção, o município vai gastar muito mais para tratar o pós evento do que gastaria prevenindo. Essas catástrofes trazem um prejuízo enorme para a cidade e para os moradores que perdem seus bens”.

    A próxima reunião está pré-agendada para o dia 4 de abril, às 19h, na sala de Comissões da Casa. O presidente antecipou que serão convidados representantes do Executivo Municipal, do Governo Estadual, associações de moradores e responsáveis dos diques.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB