Página principal
11-08-2017

Comissão da Câmara conhece funcionamento de Consórcio Intermunicipal de Segurança e analisa implantação na região de Blumenau

  • seguranca_publica10agosto17

    Nesta quinta-feira (10) a Comissão Legislativa de Análise de Questões de Segurança Pública realizou uma reunião extraordinária para conhecer o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar (CISVEMAR), que agrega as cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Itajaí e Itapema. O objetivo do Consórcio é buscar recursos através dos mais de 90 projetos disponibilizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). A intenção da Comissão foi avaliar a possibilidade de implantar um modelo semelhante na região de Blumenau.

    Além do presidente da Comissão, vereador Jens Mantau (PSDB), participaram da reunião os vereadores Professor Gilson (PSD), Zeca Bombeiro (SD) e Marcelo Lanzarin (PMDB). Entre as autoridades presentes estiveram o presidente do Conseg de Balneário Camboriú, Valdir de Andrade, o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jefferson Schmidt, o presidente da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (A-Conseg), Osni Luiz Bahr, o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Emerson Antunes, e o diretor de políticas integradas de segurança da Secretaria de Defesa do Cidadão, Fabiano Eduardo Pamplona.

    Valdir de Andrade, presidente do Conseg de Balneário Camboriú, explicou o funcionamento do projeto na região do litoral. “O consórcio é dotado de personalidade jurídica e permite que os municípios participantes tenham os seus planos municipais de segurança, seus gabinetes de gestão integrada municipal e comecem a pensar a segurança de forma progressiva e permanente, e não de forma isolada e imediata. A ideia é trabalhar de forma científica, com diagnósticos, números e analisando onde podemos investir efetivamente”, explicou Almeida.

    O presidente da Comissão, vereador Jens Mantau, ressaltou que o projeto apresentado servirá como apoio para uma avaliação técnica da implantação do consórcio na região metropolitana de Blumenau. “É preciso criar mecanismos para cuidar da segurança da população, já que o que é oferecido pelo Estado está aquém daquilo que é necessário. O embrião desta proposta surgiu aqui na Comissão e vamos, juntamente com os Consegs, conscientizar primeiramente o Executivo, para depois procurar outros municípios para que esse projeto possa sair do papel definitivamente”, assinalou.

    O tenente-coronel Jefferson Schmidt afirmou ser favorável à proposta. “É uma ideia moderna de como os municípios podem auxiliar na questão da ordem pública. Também permite que possamos buscar recursos, dividir ideias que serão amplamente divulgadas na nossa região metropolitana, para que o que for feito em uma determinada cidade também sirva como protocolo para outras cidades da região. Hoje não dá mais para pensar segurança pública unicamente em um município, temos que analisar o que isso vai acarretar nas cidades circunvizinhas”, argumentou.

    De acordo com o presidente do A-Conseg de Blumenau, Osni Luiz Bahr, uma parceria entre os municípios auxiliaria no gerenciamento da criminalidade na região. “O consórcio é importante para que tenhamos ações integradas entre todos os municípios. Se tivermos uma ação repressiva em Blumenau, por exemplo, os meliantes daqui migram para outra cidade. Se tivermos um consórcio integrando todas as cidades, teremos como gerenciar melhor essa questão”, frisou Osni.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Adriano Raulino