Página principal
28-03-2019

Comissão da Câmara analisa situação da obra de prolongamento da Via Expressa em Blumenau

  • comissao_temp28marco2019

    A Comissão Legislativa Temporária Especial de análise da continuação da obra de prolongamento da Via Expressa em Blumenau se reuniu, na manhã desta quinta-feira (28), com a engenheira civil da Secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, Mileny Araujo de Oliveira, para se inteirar se o município tem acompanhamento direto com a obra e analisar, em conjunto com os demais vereadores, como anda o processo como um todo.

    Além da representante do Executivo municipal, estiveram presentes os vereadores Jovino Cardoso (PROS), que é o presidente; o vice-presidente Almir Vieira (PP); o relator Sylvio Zimmermann (PSDB) e Jens Mantau (PSDB), como membro. O presidente frisou que os parlamentares têm urgência na continuação da obra para trazer mais qualidade de vida e segurança à comunidade.

    Jovino Cardoso também trouxe quais as informações que tem a respeito da mesma, conforme exposto durante a reunião. “O processo de licitação e recursos até o viaduto com Guilherme Scharf estão ok. Tem verba garantida, tem verba para as desapropriações e inclusive para o viaduto. O restante da obra está totalmente licitado, mas depende do Governo do Estado para viabilizarmos esses recursos para que aconteça a obra até a rua Gustavo Zimmermann”, disse, apontando que existente um anseio da comunidade da região das Itoupavas para que a obra se estenda até próximo a entrada do município de Luís Alves, no pé da Serra da Vila Itoupava.

    O parlamentar Jens Mantau lembrou que já aconteceram audiências públicas com os moradores da região das Itoupavas que se manifestaram contrários ao projeto na parte onde seriam as saídas da Via Expressa. Disse que o projeto inclui duas saídas, uma delas no Posto da Polícia Rodoviária Estadual. Segundo o parlamentar, os moradores defendem que a obra se estenda até próximo a entrada do município de Luís Alves, no pé da Serra da Vila Itoupava, por conta das ocorrências e estatísticas de acidentes e perigos que o trajeto apresenta. “O Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Codeic) tem documentos que relatam esta posição. Diante desse impasse que existe desde o início, estamos conversando com os deputados para que possamos retomar este assunto”, ponderou.

    A representante do Executivo municipal explicou que projeto é do Governo do Estado e não está sob jurisdição do município. Informou que a Secretaria foi consultada a respeito da interseção com a rua Guilherme Scharf. “Dentro dessa manifestação foi solicitado alguns requisitos como o gabarito oficial desta rua específica para ter esta compatibilidade entre o projeto e a previsão do município para aquela via”, relatou. Ela também foi questionada pelos vereadores sobre a fiscalização e acompanhamento da obra por parte da secretaria e disse que essas também são responsabilidades do Governo estadual. “No início do projeto, o município teve conversas mais próximas com o Governo do Estado e recebemos o projeto básico, mas no momento que a obra foi a campo começaram a surgir alterações. Num primeiro momento tínhamos um conhecimento mais detalhado do projeto. O projeto executivo ainda não está concluído”, esclareceu. Nesse ponto, os parlamentares consideraram que seria de fundamental importância de o município acompanhar mais de perto a execução desta obra, pois passa pela cidade e tem grande impacto para a comunidade.

    Para a próxima reunião, que ainda não tem data definida, os vereadores vão convidar representantes do Governo do Estado, das secretarias municipais de Infraestrutura Urbana e de Desenvolvimento Urbano, deputados estaduais com representação em Blumenau, entre outros. O objetivo é ter uma posição de a quantas anda e quando vai acontecer o processo da continuação da Via Expressa.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB