Página principal
25-11-2015

Comenda do Mérito Fritz Müller é entregue a personalidades de destaque nas áreas da medicina, educação, cultura, ciência e ecologia

  • solene24nov15

    Na noite desta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores realizou a 20ª Sessão Solene para a entrega da Comenda do Mérito Fritz Müller. Os homenageados pela Comenda foram indicados pelos vereadores e aprovados pelo Plenário. Estiveram presentes o presidente Mário Hildebrandt (PSB), os vereadores Célio Dias (PR), Roberto Tribess (PMDB), Jens Mantau (PSDB), Ivan Naatz (PDT), Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) e Vanderlei de Oliveira (PT).

    A Comenda do Mérito Fritz Müller é conferida aos cidadãos e entidades que, pelas suas virtudes e mérito excepcional em prol da medicina, educação, cultura, ciência e ecologia, tenham se tornado merecedores desta distinção.

    O vereador Célio Dias (PR), juntamente com os vereadores Fábio Fiedler (PSD) e Robinsom Soares (PSD), propôs a entrega da Comenda do Mérito Fritz Müller a Ivo Hadlich. Dias ressaltou que o homenageado tem mais de 53 anos de atividade cultural em todo o estado, deixou sua marca enquanto vereador, presidente da Câmara, prefeito em exercício, e é amado por muitos. “Lembro em 2003 quando Hadlich me convidou para que enfrentássemos juntos um grande desafio: apresentar um projeto proibindo a utilização de animais nas apresentações circenses. Conseguimos aprovar a lei que virou um exemplo para várias outras cidades”, recordou. O homenageado declamou dois poemas e disse que tudo valeu a pena. Relembrou que foi o autor do projeto que instituiu a leitura da Bíblia no início das sessões, e disse estar feliz em ver que a Casa continua seguindo a resolução. Ao final, dividiu a honraria com a família, os colegas da Bluap e agradeceu com alegria a homenagem recebida.

    Outro exemplar da Comenda do Mérito Fritz Müller foi entregue a Lorival Hari Saade, proposta pelo vereador Roberto Tribess (PMDB) e subscrita pelos vereadores Adriano Pereira (PT) e Vanderlei de Oliveira (PT). “Além de professor, Lorival exerceu em nossa região, nos 60 anos que aqui reside, inúmeras atividades nos setores da medicina, educação, cultura e especialmente atividades sociais, preenchendo assim todos os requisitos para fazer jus a essa Comenda”, assinalou o proponente Beto Tribess, acrescentando que o homenageado desenvolveu com sucesso todas as suas atividades, que lhe deram grande destaque e projeção. Saade agradeceu de coração a homenagem, dizendo que sempre admirou Fritz Müller e ficou ainda mais feliz por receber a Comenda com o nome dele. “É uma honra excepcional receber esse prêmio. Agradeço a gentileza e consideração dos vereadores que a propuseram”, disse, agradecendo principalmente à família pelo apoio e presença na solenidade.

    Já o vereador Jens Mantau (PSDB) propôs a entrega da Comenda a Marcos da Silva, juntamente com os vereadores Mário Hildebrandt (PSB) e Jefferson Forest (PT). Mantau assinalou que o diretor do colégio Barão do Rio Branco é reconhecido pela atuação não só na educação, enquanto professor e diretor, mas também nas ações comunitárias. Apresentou o currículo do homenageado e também um vídeo em que colegas da escola o parabenizaram pelo recebimento da Comenda. “Em nome da nossa cidade e da Casa do Povo, deixo nossos cumprimentos por tudo que és e faz pela educação em nossa cidade”. Marcos da Silva agradeceu aos vereadores pela indicação de seu nome. “É uma grande honra e estou muito lisonjeado de receber essa Comenda. Me dedico há 34 anos ao magistério, mas jamais imaginei receber tamanha honraria, ainda mais em uma cidade como Blumenau, onde há centenas de grandes e abdicados profissionais na área”, comentou.

    Frederico José Di Giovanni também recebeu a Comenda do Mérito Fritz Müller, proposta pelo vereador Ivan Naatz (PDT) e subscrita pelos vereadores Oldemar Becker (sem partido) e Zeca Bombeiro (SD). O vereador Ivan Naatz ressaltou que o médico cardiologista especialista em transplantes realiza atos de bravura ao salvar vidas. “A equipe de transplantes do Hospital Santa Isabel é um orgulho para Blumenau e Santa Catarina. A dedicação de vocês é algo mais do que extraordinário. Receba a Comenda como uma singela homenagem pela oportunidade de vida que vocês dão às pessoas transplantadas”, sintetizou. O médico Frederico José Di Giovanni agradeceu a condecoração, explicando que a área de transplantes exige um trabalho bastante intenso e toda a equipe é merecedora da homenagem. “A Comenda não é algo singelo, é uma injeção de ânimo para a medicina aqui em Blumenau. Quando a Casa indica um nome por unanimidade, mesmo com todas as divergências entre os vereadores, é uma homenagem muito representativa, e me sinto muito honrado ao recebê-la”, disse, fazendo ainda um agradecimento especial à esposa pelo apoio e compreensão.

    O vereador Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), juntamente com os vereadores Marcos da Rosa (DEM) e Cézar Cim (PP), propôs a entrega da Comenda a Hercílio Celso Baumgarten. Wanrowsky destacou que o homenageado é economista, com especialização em gerenciamento de marketing e exerce a presidência da empresa de embalagens CartonDruck. “A empresa é um exemplo de avanço e tecnologia de olho no futuro, acompanhando as transformações do mercado. A Comenda visa homenagear aqueles que se destacam pela sustentabilidade, e o Hercílio defende que essa questão não deve ser uma bandeira, nem um diferencial competitivo, mas sim uma obrigação do empresário”, declarou. Hercílio Celso Baumgarten disse que é uma honra receber a comenda. “Blumenau é a cidade onde vivi, trabalhei, criei minha família e fiz amigos. É aqui que temos empresas que levam nosso nome aos maiores segmentos no mundo afora, mas precisamos nos unir para buscar ainda mais. Na CartonDruck a responsabilidade ambiental e social são os focos principais. Temos amor por essa cidade”, enfatizou. Ao final, agradeceu à família, aos amigos que juntos pensam Blumenau e a todos do parlamento que proporcionaram a entrega da condecoração.

    A Sessão Solene será reprisada neste sábado dia 28, às 21 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também está disponível no site da Câmara.

    Fonte e Fotos: Assessoria de Imprensa CMB