Página principal
09-12-2019

Cinco turmas do 7º ano do Colégio Bom Jesus Santo Antônio conhecem o Poder Legislativo municipal

  • Escola

    Semana passada, estudantes de cinco turmas do 7º ano do Colégio Bom Jesus Santo Antônio participaram de visitas guiadas à Câmara de Vereadores, projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo Fritz Müller. Os alunos vieram acompanhados do professor de Filosofia, Ricardo José Mezzomo. A coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues Roecker, foi quem os acompanhou por diversos setores do Poder Legislativo e os servidores explicaram o funcionamento desses locais. O grupo conheceu alguns espaços como a TV Legislativa, a Assessoria de Imprensa, o Programa Vereador Mirim, o Plenário e o Salão Nobre. O ciclo de visitas encerrou na última sexta-feira (6) e a última turma veio acompanhada do professor de Ensino Religioso, Marcos Pereira.

    O professor de Filosofia explicou que durante o último trimestre no colégio o estudo é direcionado para o tema política. Apontou que se trabalha em sala de aula os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “Foram nessas aulas que percebi que muitos alunos não sabiam onde ficava a Câmara municipal, muito menos os outros conteúdos que eu citei. Foi a partir daí que surgiu, junto com os alunos, a intenção de conhecer este ambiente e ver a importância dos Três Poderes para a sociedade. No caso específico do município, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura”, salientou, explicando que as visitas foram uma forma de reforçar o conteúdo na prática.

    Ele salientou que também é abordada a questão do ser cidadão dentro do conteúdo das aulas. “O cidadão precisa fazer seu papel, de participar no destino da sociedade, de reivindicar e de fiscalizar, mas o primeiro passo para isso, é conhecer, porque entendendo como funciona você poderá desempenhar seu papel. Então as visitas foram no sentido de conscientizá-los da importância desses Poderes na sociedade e também para que se sentissem motivados a conhecer ainda mais, a buscar informações, a fiscalizarem, a participarem. Inclusive temos um representante na Câmara Mirim neste ano e uma vereadora mirim eleita do colégio para a legislatura do ano que vem. Nós temos muitos alunos com potencial e que gostam e querem participar, embora se perceba que muitas pessoas hoje em dia têm um olhar negativo sobre a política”.

    O estudante Rafael Zucco Barbieri gostou da vista e apontou que tem muito interesse pelas questões políticas da cidade, do Estado e do País. Disse que não conhecia a Câmara municipal, mas que já tinha algumas informações de como funcionava o Poder Legislativo de uma cidade e que com a visita pôde aprofundar melhor.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB