Página principal
16-03-2016

Cinco mulheres recebem a Comenda Anita Garibaldi na Câmara de Vereadores

  • solene

    A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira, dia 15 de março, a Sessão Solene para entrega da Comenda Municipal do Mérito Anita Garibaldi em comemoração ao Dia da Mulher. A Comenda homenageia mulheres que são exemplos de coragem e possuem méritos excepcionais nas áreas de assistência social, segurança pública, política, empreendimento empresarial e justiça.

    A Comenda foi criada em 2005, pelo Decreto Legislativo nº 485, e tem como objetivo reconhecer, no mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a atuação de mulheres nos mais diversos segmentos da sociedade.

    O vereador Fábio Fiedler (PSD) entregou a Comenda, subscrita pelos vereadores Robinho Soares (PSD) e Célio Dias (PR), a Claudete de Lourdes Graf Kloppel. Fiedler salientou que a homenageada representa as mulheres guerreiras, batalhadoras, que venceram adversidades e que se empenham em melhorar a vida dos que estão a sua volta. Lembrou que Claudete atuou na organização de clubes de mães na cidade. “O trabalho dos clubes de mães é absolutamente relevante. Quem conhece um grupo sabe que a atividade prestada traz um novo horizonte a muitas mulheres. Por isso essa homenagem é oportuna. Homenagem àquelas que trazem luz e lutam na construção de uma sociedade melhor e mais igualitária”, comentou. Claudete de Lourdes Graf Kloppel agradeceu a homenagem do Poder Legislativo. Recordou um pouco de sua trajetória até chegar à gerência dos clubes de mães, trabalho que chegou a envolver 2100 mulheres em 120 clubes. “O trabalho com clubes de mães é maravilhoso e gratificante. Me realiza como profissional e como pessoa. Que jamais nos esqueçamos que a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor”.

    Beatriz Veriana Pasold recebeu a Comenda proposta pelo vereador Jens Mantau (PSDB) e subscrita pelos vereadores Marcos da Rosa (DEM) e Zeca Bombeiro (SD). O vereador proponente relatou o currículo de Beatriz na área da música, destacando a atuação nos projetos de musicalização infantil, bandas e fanfarras e música nos hospitais. Apresentou um vídeo com depoimentos de colegas sobre o trabalho desenvolvido por Beatriz. Citou uma colega da homenageada, que sintetizou que “a vida da Beatriz pode ser comparada a uma nota musical. Deixa em cada um de nós uma lembrança, mas é a melodia inteira que conta uma história”. A Banda Musical Anita Garibaldi se apresentou antes de a homenageada receber a condecoração. Beatriz recordou o início dos projetos em que atua, agradecendo àqueles que acreditaram neles. Agradeceu a homenagem e dedicou-a às crianças. Ressaltou as lutas que enfrenta na área da música escolar. “Estamos lutando para ver o projeto de bandas virar programa e pelo cargo do professor de música”, destacou. Ao final, frisou que “a música salva”.

    O vereador Roberto Tribess (PMDB) foi o autor Comenda, subscrita também pelos vereadores Cesar Cim (PP) e Oldemar Becker (DEM), entregue a Sandra Aparecida Régis Amorim. Tribess apresentou o currículo da homenageada, e destacou a atuação no Rotary Clube Blumenau Fortaleza e na Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau Casa da Amizade. Ressaltou o belo trabalho voluntário que desenvolve em favor do próximo e apresentou um vídeo em que familiares e colegas do Rotary davam depoimentos sobre a dedicação de Sandra. “Nunca deixe de fazer esse admirável trabalho. Em tempos difíceis como o que vivemos, com problemas como a violência e o desrespeito, precisamos reconhecer a pessoa de bem que não desiste de fazê-lo, ainda que exista a ingratidão e desesperança”, concluiu o vereador. A homenageada falou sobre a responsabilidade de receber a Comenda com o nome de uma mulher tão forte e guerreira. Agradeceu aos familiares e aos colegas do Rotary pelo apoio. Admitiu que o trabalho não termina com a condecoração. “O trabalho voluntário não é fácil. Mas não é sacrificante, e sim gratificante. Ver o sorriso no rosto de alguém que recebeu um gesto de solidariedade nos faz crescer espiritualmente”, assinalou.

    Sueli Silvia Adriano recebeu a Comenda por proposição do vereador Jefferson Forest (PT), subscrita pelos vereadores Adriano Pereira (PT) e Vanderlei de Oliveira (PT). Forest apontou que Sueli está à frente do Sintraseb há sete anos, integra a direção da CUT, é professora da rede pública há 23 anos e já foi diretora escolar. Disse que a homenageada já foi perseguida na cidade e tem sobre os ombros a responsabilidade de muitos trabalhadores da cidade. “Nada causa mais horror à ordem do que mulheres que sonham e lutam. Com essa Comenda queremos reconhecer um pouco da importância da sua luta para os trabalhadores, na ampliação de direitos e na construção de uma cidade melhor”, resumiu. Sueli agradeceu a bancada do PT pela homenagem e lembrou que já foi desrespeitada no mesmo ambiente em que recebeu a condecoração, em outra ocasião. Refletiu sobre a luta das mulheres na sociedade atual. “Lutamos pelo compartilhamento das tarefas domésticas, equidade salarial, espaço na política e espaço na sociedade”, disse. Estendeu a homenagem a toda a direção do Sintraseb, às mulheres e homens servidores públicos, e “a todas as mulheres que morreram na luta mas permaneceram na história”.

    Outra Comenda foi entregue a Fabiana Kuestner Gripa, proposta pelo presidente Mário Hildebrandt (PSD) e subscrita pelos vereadores Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) e Ivan Naatz (PDT). O presidente Hildebrandt assinalou que a vida de Fabiana é voltada ao esporte, magistério e hoje também para a atividade de doula. Ressaltou que a homenageada integrou a seleção brasileira de handebol de 1996 a 2008 e sagrou-se campeã Pan Americana de handebol. Disse que Fabiana também carrega o espírito da solidariedade enquanto voluntária da Fundação Municipal de Desportos e enquanto doula voluntária. “A doula ajuda as gestantes antes, durante e após o parto, no momento mais importante da vida da mulher”, explicou. Acrescentou que Fabiana “deixa, em tudo que faz, a marca da dedicação e competência, além de adotar a postura de determinação, humanismo, serenidade e simpatia”. Apresentou um vídeo com depoimentos de colegas sobre o trabalho desempenhado no esporte e na atividade de doula. A homenageada relatou parte de sua trajetória profissional e contou como iniciou a atividade de doula. Ressaltou a importância da humanização do nascimento, respeitando a mulher e dando a ela informação. “Desejo que tenhamos mais nascimentos com respeito. Respeito à mulher que quer parir de uma forma digna”, bradou, finalizando com uma frase de Jean Piaget: “Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos: ternura pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser”.

    A Sessão Solene será reprisada neste sábado, dia 19, às 21 horas, e no domingo, dia 20, às 23 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | CMB