Página principal
24-04-2018

Cerca de 50 pessoas participaram da 2ª Qualificação para Multiplicadores do Movimento Maio Amarelo

  • qualificacao_maio_amarelo23abril18

    Aproximadamente 50 pessoas participaram, nesta segunda-feira (23), da 2ª Qualificação para Multiplicadores do Movimento Maio Amarelo na cidade, organizada pela Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara de Vereadores, no plenário do Poder Legislativo municipal. O objetivo do encontro foi dispor de informações técnicas e instrumentais, por meio de palestras, para diretores e professores de unidades de ensino, servidores públicos, lideranças da comunidade, entre outros cidadãos da sociedade civil, para que estejam qualificados e possam multiplicar boas ações na conscientização de um trânsito seguro, desenvolvendo momentos de debates, atividades e palestras em seus respectivos locais de atuação durante o mês de maio.

    Esta qualificação foi instituída pela Escola do Legislativo Fritz Müller em 2017 e vem ao encontro de um dos pilares trabalhados pelo órgão, que é a educação para a cidadania. “O evento tem como objetivo qualificar líderes para serem multiplicadores de boas ideias e ações e que, assim, possam realizar atividades em suas comunidades e escolas com qualidade. Nós estamos muito satisfeitos pela repercussão que este evento vem tomando e, principalmente, que o nosso foco e objetivo está sendo atingido”, destacou a assessora da escola, Patricia Lopes Turcati.

    O coordenador estadual do Movimento Maio Amarelo de 2018, Fábio Campos da Silva, destacou a importância desta inciativa da Escola do Legislativo da Câmara, que é inédita no país, apontando que traz um crescimento para a cidade em relação à segurança no trânsito. “A intenção da qualificação foi provocar e fazer os participantes perceberem quais as atitudes que estão tomando hoje e que vão contribuir para a mudança no trânsito, desde os hábitos que começam em casa e que são levados para a via pública. Esta formação fez com que eles saíssem daqui com uma outra percepção, mais fortalecidos, com mais vontade de fazer um trânsito melhor, de serem multiplicadores de boas dicas, ideias e atitudes no trânsito e levando para os ambientes onde estão inseridos”, ressaltou, informando que levou a ideia da qualificação para outros municípios de Santa Catarina e muitas cidades já estão aderindo.

    Durante a sua palestra, ele abordou o histórico e a importância do movimento. Apontou que o Maio Amarelo foi criado com o intuito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. “A Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, convocou e provocou os países do mundo para realizarem trabalhos voltados à redução de acidentes de trânsito, com o desafio de reduzir em 50% as mortes de trânsito no mundo, seja através de fiscalização, de projetos públicos ou privados, mas o importante é que cada um faça a sua parte”.

    Com experiência de professor, trabalhando na formação de condutores, ele também ministrou uma palestra sobre a abordagem ao jovem motorista. “A ideia foi trazer uma visão, uma provocação aos participantes em saber como lidar com esses novos condutores, no sentido de se construir uma mesma linguagem, como me comportar na frente deles e como aplicar uma mudança de comportamento neste jovem condutor, ou até mesmo de que forma posso motivar, incentivar e aprimorar este novo condutor”.

    O sargento da Polícia Militar Rodoviária de Blumenau, Emerson Andrade, com a palestra “Noções básicas de legislação de trânsito”, procurou trazer uma reflexão sobre as regras básicas de circulação e conduta neste ambiente. “Existem várias regras, leis e resoluções, que se resumem, nas atitudes do condutor e do pedestre. Quanto mais estiverem conscientes da sua importância no contexto do trânsito e cumprindo as normas gerais de circulação e conduta, estarão contribuindo com a segurança no trânsito. Esta qualificação visa fazer com que cada um possa saber qual o seu papel no trânsito e contribuir com a segurança”, explicou.

    A diretora de Comunicação da Associação Protetora de Animais de Blumenau (Aprablu), Evelin Huscher, também foi uma das palestrantes na ocasião. Ela abordou e chamou atenção para as estatísticas dos animais que também são vítimas do trânsito, sendo domésticos ou silvestres. “Muitas vezes, os animais não fazem parte das estatísticas das vítimas do trânsito, mas são atropelados nas ruas. A responsabilidade daquele animal estar na rua é do tutor e com os silvestres a mesma coisa. Esses bichos estão invadindo os espaços urbanos porque os habitats naturais deles estão sendo invadidos. É uma preocupação que, nós, tutores, temos que ter, assim como os legisladores nos âmbitos municipal, estadual e federal, no sentido de tomar providências para proteção desses animais, principalmente dos silvestres”, apontou, citando vários casos de atropelamentos de capivaras, cachorros do mato, gambás, lagartos, entre outros, na cidade. Na oportunidade, Evelin também abordou algumas orientações e normas, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito, para o transporte de animais domésticos dentro dos veículos durante as viagens e passeios.

    Durante a qualificação também foram realizadas palestras abordando os seguintes temas: os acidentes de trânsito, com o palestrante Jaime Hort do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de Santa Catarina – (SINCOR-SC); a imagem do agente de trânsito, com o ministrante Andrei Diogenes Cury, do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb); Trânsito e doenças crônicas com a representante do Março Roxo Blumenau, Priscila Krieger e a postura ética de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas com o policial Rodoviário Federal, Rafael Melati.

    A diretora da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, Denise Maas Vieira, destacou a importância de participar desta formação e de, posteriormente, levar estes momentos de reflexão para a discussão com os professores e com os alunos nas unidades de ensino. “São momentos de reflexão que nos fazem repensar nossas atitudes diárias, a nossa pressa de ir e vir, e é importante retomar essas questões, seja fazendo debates, atividades nas salas, para que cada um tenha o cuidado para com a sua vida e com a do próximo”.

    Por fim, o coordenador estadual Fábio Campos da Silva adiantou como vai funcionar o movimento neste ano com o tema “Nós somos o trânsito”. Apontou que foi criada uma agenda estadual que está sendo distribuída para os municípios, por meio do Detran e do movimento. “Neste cronograma, o mês foi dividido em quatro semanas, sendo que em cada uma terão ações voltadas com exclusividade a um desses públicos, pedestres, motoristas, motociclistas ciclistas. Nesse sentido, a imprensa, as mídias, as escolas, as empresas, o poder público e todos que queiram fazer alguma ação vão trabalhar durante aquela semana naquele tópico específico para os municípios falem a mesma linguagem e deem uma ênfase maior naquele assunto”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB