Página principal
04-04-2019

Celebrações pelos 80 anos do 23º Batalhão de Infantaria são assuntos da Tribuna Livre

  • tribuna4abril19_1

    No início da sessão ordinária desta quinta-feira (04) o comandante do 23º Batalhão de Infantaria, tenente-coronel André Luiz Grenteski, e o ex-presidente da Associação dos Amigos do 23 BI, Silvio Uliano, ocuparam a tribuna livre para falar das celebrações pelos 80 anos do 23ºBI.

    Disse que o batalhão chegou à cidade em 11 abril de 1939. “Foram 80 anos de história. Teve participação com efetivo na II Guerra Mundial, em Angola, no Rio de Janeiro, no Haiti e recentemente na integração dos imigrantes venezuelanos em Roraima”, ponderou.

    Apontou que este é o momento de celebrar e refletir um pouco sobre a história do Batalhão. Falou da oportunidade que teve de encontrar o reservista mais antigo do 23º BI ainda vivo, Luiz Guenther, que serviu em 1941 e que atualmente mora na cidade de Rio do Sul. “Ele foi convidado para as celebrações e a gente espera que a saúde o permita fazer parte do evento com a gente”, destacou.

    Afirmou que no dia 07 de abril acontecerá uma corrida em comemoração ao aniversário do 23º BI. Sustentou o sucesso nas inscrições e apontou que cerca de 800 pessoas já se inscreveram. Convidou a comunidade a prestigiar a corrida.

    Disse que no dia 08 de abril a banda do 23 BI vai se apresentar durante o horário de almoço na praça de alimentação do Shopping Neumarkt. Apontou que a ação acontece em comemoração ao Dia do Exército, celebrado no dia 19 de abril. Registrou ainda que no dia 11 de abril o 23º Batalhão de Infantaria vai promover uma cerimônia militar de formação, às 16 horas. “Vai ser a oportunidade de gerações passadas, gerações do presente e gerações do futuro se encontrarem e reforçar os laços com a comunidade”, pontuou.

    O ex-presidente da Associação dos Amigos do 23 BI, Silvio Uliano, disse que a associação foi criada para dar apoio e fazer o meio entre a sociedade civil e os militares. “Nossa entidade é mantida por recursos próprios, através de mensalidades e através de eventos”, sustentou. Lembrou que o grupo ajuda famílias de soldados em situação de vulnerabilidade social.

    Disse que a associação tem uma sede dentro do Batalhão que proporciona a reunião de seus associados uma vez por mês. “Além do congraçamento e das palestras, naquele espaço acontecem encontros entre militares, ex-militares e visitantes”, assinalou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB