Página principal
06-08-2019

Câmara realiza reunião com entidades para buscar estreitar relações em prol da cidade

  • Vereadores 05 08 2019 tratada

    A Câmara de Vereadores realizou, nesta segunda-feira (5), mais uma reunião com representantes de entidades empresariais e de classe, como OAB, Ampe, Acib, buscando uma aproximação com essas lideranças de Blumenau, pelo projeto “Unidos somos mais fortes”. Estiveram presentes o presidente Marcelo Lanzarin (MDB), o primeiro secretário Almir Vieira (PP); o segundo secretário Professor Gilson (PSD), os parlamentares Adriano Pereira (PT), Alexandre Caminha (PP) e Ito de Souza (PL) e o diretor legislativo da Casa, Clesio Fabeny, além de assessores parlamentares. O vice-presidente Bruno Cunha (PSB) justificou a ausência.

    O presidente Marcelo Lanzarin apontou que o objetivo dessas reuniões é demostrar que a Câmara de Vereadores quer estar sempre próxima da sociedade e das entidades. “A ideia é estabelecer um diálogo e que possamos unificar as nossas pautas. O caminho tem que ser um só em benefício da sociedade”, destacou, apontando que a necessidade de todos compreenderem o quanto é importante a representatividade e o Poder Legislativo para a cidade e para o país e o quanto é preciso mudar a percepção que as pessoas têm a respeito dos Três Poderes, do Executivo, Legislativo e Judiciário. Também lembrou que a Câmara vem desenvolvendo uma série de ações para se aproximar da sociedade, como o envio antecipado das pautas de votações para entidades, escolas públicas e particulares e associações de moradores, entre outras.

    Os presentes reforçaram durante a reunião a necessidade de cada um se colocar no lugar do outro, procurando entender as atribuições dos parlamentares na sociedade e a importância das entidades para o desenvolvimento econômico da cidade. Os vereadores reforçaram que as suas principais atribuições são a elaboração de leis sobre assuntos de interesse local e de controle dos atos do Poder Executivo municipal. Todos os parlamentares frisaram que é o vereador que representa a população e é o que está mais perto dela, é o que está percorrendo o dia a dia da comunidade, ouvindo as demandas, vendo de perto os anseios e as angústias da comunidade. Apontaram que são cobrados diariamente por respostas e que procuram cobrar da prefeitura para que sejam atendidas.

    Também discorreram sobre a falta de representatividade política de Blumenau no cenário estadual e federal, principalmente na esfera federal com deputados federais e senadores. Lamentaram que a cidade acaba perdendo em recursos que poderiam ser investidos em Blumenau.

    O presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Avelino Lombardi, que falou em nome do grupo, avaliou que a reunião foi proveitosa, no sentido de unir esforços para demostrar a importância do parlamento municipal para a democracia, dando à população o real entendimento do papel da Câmara e encontrando um denominador comum. “Nós queremos achar aqui uma forma de fazer com que a cidade se desenvolva cada vez mais e seja protagonista e isso também passa pela economicidade do poder público, tanto do Poder Legislativo e Executivo municipal. Mas para isso, nós temos que estar juntos com os vereadores para achar uma solução. Nós precisamos da Câmara para que Blumenau se desenvolva e para resolver os problemas da cidade, desemprego, incentivo à produção e para atender à sociedade que ainda carece dos serviços públicos. Esse diálogo é importante para encontrar e construir soluções positivas juntos”, apontou.

    O presidente do Legislativo municipal anunciou, durante a reunião, que foi desenvolvido pela atual Mesa Diretora, um planejamento estratégico para os próximos dois anos com base em quatro eixos de ação: tecnológico, de comunicação, de gestão e administração e de investimentos. No eixo tecnológico, Lanzarin disse que está em fase de implantação um sistema que vai tornar a Câmara 100% digital, trazendo desde a redução dos custos com o papel até agilidade de todos os processos. No eixo de comunicação, ele informou que foi feita uma licitação para redimensionar a estrutura da TVL, no sentido de mantê-la operacional e que tenha sua imagem atrelada cada vez mais à Câmara de Vereadores como instituição. Também adiantou que será trabalhado dentro da área da Comunicação uma reformulação no site oficial, também foi lançada licitação para contratação de serviços de agência de publicidade. Outra ação prevista será a revisão do modo de concessão das funções gratificadas dentro do Poder Legislativo. Por fim anunciou que está se trabalhando para fazer um planejamento em relação à sede própria da Câmara. O presidente defendeu que a sede deve permanecer no Centro Histórico e em um ambiente separado do Poder Executivo municipal.

    Diante das colocações, Lombardi avaliou como importante e positivo o anúncio do presidente Marcelo Lanzarin das movimentações que estão sendo feitas internamente. A próxima reunião será daqui a 30 a 60 dias, onde algumas dessas ações já estarão implantadas e outras com o cronograma mais concreto de implantação.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB