Página principal
12-11-2019

Câmara realiza exposição de fotos do Vovô Chopão pelos seus 40 anos

  • expo_vovo_chopao19

    Em comemoração a um dos grandes símbolos da Oktoberfest, o Vovô Chopão, a Câmara de Vereadores está sediando uma exposição de fotos que resgata a história do personagem. Cerca de 40 imagens atuais e antigas clicadas por diferentes fotógrafos compõem a exposição, aberta nesta terça-feira (12) e que segue disponível para visitação do público até o dia 29 de novembro no Salão Manoel da Luz Rampelotti, o Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Blumenau, das 7h às 19 horas.

    A mostra reúne o trabalho dos fotógrafos Artur Moser, Caio Santos, Carlos Isidro Waldrich, Giovanni Silva, Jandyr Nascimento, Juan Carlos Carmona, Luciano Bernz, Rafael Cé, Rogério José Cioffi Pires (Jacaré) e Susane M. Vianna. Na exposição o Vovô Chopão aparece nas mais diversas situações, inclusive ao lado de celebridades como Ana Maria Braga e Cid Moreira. As fotos foram registradas por 10 fotógrafos ao longo desses 40 anos e mostram a evolução do personagem, que no início usava um figurino simples, muito diferente da caracterização atual.

    História do Vovô Chopão

    Criado em 1979 para representar o que há de mais puro, Vovô Chopão muito rapidamente passou a fazer parte da vida de crianças e adultos, seja na forma de licenciamentos, jornais, revistas ou ao vivo brincando e divertindo as pessoas.

    Já em 1980, ilustrava folhetos turísticos divulgando a cultura e as tradições germânicas de Blumenau.

    De outubro de 1983 a dezembro de 1996 o Vovô Chopão marcou presença nos lares de Santa Catarina, aos domingos, ilustrando o suplemento infantil “Jornal da Criança”, e era comercializado em todo o país, estampado em camisetas.

    Adotado como símbolo da Oktoberfest desde a sua primeira edição, em 1984, o Vovô Chopão ilustrou os cartazes e folhetos em 11 edições da festa. A valorização e o respeito profissional atingiram um grau tão elevado que a importância do Vovô Chopão como símbolo da festa e até da cidade, tem despertado a admiração da imprensa nacional e o interesse de grandes empresas de todo o país em contratá-lo para participar de seus eventos empresariais.

    Dotadas de sensibilidade especial, as crianças conseguem captar a importância do Vovô Chopão, num reconhecimento merecido ao trabalho desenvolvido por um personagem que saiu do papel para se tornar vivo nos corações de milhares de pessoas.

    Hoje, ao vivo, no papel ou nas redes sociais, o Vovô Chopão e a Vovó, sua eterna companheira, divulgam as tradições germânicas participando de eventos turísticos e culturais em todo o território nacional.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações Vovô Chopão
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB