Página principal
05-06-2014

Câmara realiza atividade inaugural da Escola do Legislativo com palestra

  • escola legislativo

    Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira (4), a atividade inaugural da Escola do Legislativo Fritz Müller. O encontro que foi conduzido pelo presidente do Legislativo, Vanderlei de Oliveira (PT) será reprisado neste sábado (7), às 21h e no domingo (8), às 23h, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também está disponível no site da Câmara: www.camarablu.sc.gov.br.

    Assista, na íntegra, o vídeo da  Solenidade realizada

    Veja as imagens da Solenidade:

      

    O evento contou com a palestra intitulada “A importância da Escola do Legislativo para o processo de formação política”, ministrada pelo professor e dirigente do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Clóvis Reis.

    O presidente Vanderlei de Oliveira disse que, a partir dessa data, Blumenau conta com um patrimônio de valor imensurável, conquistado durante esta gestão, apesar de ser um sonho das legislaturas passadas não realizado, entre outros motivos, por falta de um espaço. “A ocupação de um lugar próprio nos trouxe um caráter pedagógico para a compreensão dos papéis dos poderes. A escola é o instrumento oficial de relação do Poder Legislativo com a cidade, com as organizações e instituições de Blumenau”, definiu, acrescentando que algumas das maiores cidades de Santa Catarina já têm uma escola do legislativo. Também destacou que a escola vai permitir que os vereadores não precisem mais se deslocar para o aprimoramento e qualificação política, técnica e profissional.

    Foram apresentados os membros do Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo, que é formado pelo diretor-geral José Garcia, pelo diretor Legislativo, Éder Boron, pela coordenadora executiva da Escola do Legislativo, Vera Lúcia Castellain, pelos vereadores Marcos da Rosa e Cezar Cim e por dois servidores efetivos, sendo um representante da área administrativa, Augusto Reiter, e outro da legislativa, Neusemari Bernardes.

    O palestrante Clóvis Reis agradeceu à Câmara pela oportunidade e disse que foi uma honra poder fazer parte disso. Segundo ele, a escola do legislativo vai contribuir para que a comunidade entenda o que é política e sua presença no dia a dia. “ A maioria das pessoas não gosta de política, dizem que todos os políticos são corruptos. Ao se perguntar o conceito elas o definem em três vertentes: eleição, o que se faz na Câmara e na Prefeitura e os políticos são todos corruptos”, explicou, acrescentando que é uma visão parcial e negativa do senso comum. Para ele, essa ideia está tão disseminada que afasta o povo das discussões públicas e colabora para o analfabetismo político.

    Estavam presentes, ainda, o vice-presidente da Câmara, vereador Beto Tribess (PMDB), o primeiro secretário, vereador Marcos da Rosa (DEM), o segundo secretário, vereador Jens Mantau (PSDB) e os vereadores Jefferson Forest (PT), Oldemar Becker (PPS), Diogo Santos (PR), Cezar Cim (PP), Ivan Naatz (PDT), Mário Hildebrandt (PSD), Antônio Veneza (PSD), Zeca Bombeiro (SD), Adriano Pereira (PT) e Marcelo Lanzarin (PSD). Também compareceram o diretor de Comunicação da Prefeitura de Blumenau, Fabrício Wolff, e a diretora da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau, Claudia Lange, entre outros.

     

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu