Página principal
01-08-2013

Câmara promove audiência pública sobre sistema integrado de transporte público

  • 1agosto

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite desta quarta-feira (31/07) audiência pública sobre a integração do transporte público entre Blumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, dentre outros municípios do Vale do Itajaí. O encontro atendeu o requerimento do líder do governo, vereador Ivan Naatz (PDT), e contou com a participação de vereadores dos municípios vizinhos e de lideranças políticas, sindicais e comunitárias da região e do Estado.

    Ao abrir os trabalhos, o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira (PT), mencionou o projeto de integração proposto pela Prefeitura de Blumenau em 2008 e que, segundo ele, não funcionou porque foi imposto, sem diálogo com os demais municípios. “Nossa expectativa com esse debate não é reinventar a roda, mas de não deixar o sonho morrer. O espírito daquele projeto era ótimo, mas só isso não resolve. O projeto precisa ser feito cientificamente, pactuado coma as cidades, com os poderes públicos, com os trabalhadores, estudantes, empresários e a sociedade em geral”, argumentou.

    Segundo Vanderlei, além da mobilidade urbana, também uma política regional de turismo precisa ser fomentada, entre outras que integram e valorizam a região. Para o presidente, é necessário trabalhar a implantação de uma política de mobilidade e integração a curto, médio e a longo prazos. “Precisamos pensar na otimização do transporte público, com a redução de carros, e nos organizamos para fortalecer outros modais, como as ciclovias, que precisam ser valorizadas na região”, defendeu.

    Para Naatz, a cidade não pode ser pensada de forma isolada. “Não há mais fronteiras entre os municípios. Nossos problemas e demandas são iguais a de todas as outras cidades”, justificou, destacando que as lutas, como a duplicação da BR- 470, as melhorias na área da saúde, a ponte de Gaspar, a pavimentação da SC-420, são de interesse de toda a região.

    Sobre a integração do transporte público, o vereador disse que é uma demanda que necessita ser resolvida mais cedo ou mais tarde. “As cidades estão cada vez mais próximas e não terão como suportar o transporte no próprio município”, observou.

    O parlamentar disse que não tem dúvidas de que a discussão entrará na pauta da sociedade regional e é importante que Blumenau tome a frente das discussões. “Todos nós temos a missão de pensar num projeto que comece e termine certo, pensando a nossa região de forma completa para atender a toda a comunidade que vive e trabalha nela”.

    O presidente do Seterb, Sérgio Chiste, disse que é importante que Blumenau encabece o processo, mas que ele seja feito de forma estruturada e com muito debate. “Que cada Câmara de Vereadores discuta com a comunidade e crie um grupo de trabalho sobre o tema”, sugeriu.

     

    Posições

     

    O secretário-executivo da Ammvi, José Rafael Côrrea, disse que o transporte integrado foi tema da reunião de planejamento da entidade, que criou um colegiado para discutir alternativas de trânsito e revisão dos planos diretores dos 14 municípios. “A Ammvi entende que a mobilidade urbana não poder ser mais pensada isoladamente em cada município, porque ela é um tema regional”, afirmou. Côrrea apresentou alguns dados do último senso de 2010, para mostrar que a população de Blumenau cresceu pouco mais de 18% a partir de 2000, enquanto que Indaial cresceu 36%, Brusque 385 e Guabiruba 42%. “Isso significa que as pessoas estão trabalhando na cidade polo e morando nas cidades próximas”.

    O gerente de Operações do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), Pedro Paulo da Silva, afirmou que não é possível a integração regional do transporte público, porque não há legislação que normatize o sistema. “Não existe em nenhum Estado sistema desta natureza”, reforçou, ressaltando que o problema só será resolvido quando for regulamentada a região metropolitana.

    O secretário de Desenvolvimento Regional Cesar Botelho, aconselhou os vereadores dos municípios vizinhos a promoverem o debate com a comunidade, envolvendo os prefeitos e as empresas de ônibus. “Todo o projeto aprofundado com o debate gera frutos positivos”. Ele afirmou também que todas as ações devem ser feitas de forma regionalizada e citou o complexo penitenciário e também o aumento do efetivo policial, solicitado por tantos municípios, como medidas a serem adotadas para a região.

    Como encaminhamento, o presidente Vanderlei designou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a discussão de futuros projetos de integração regional do transporte nas entidades. Naatz será o coordenador, com o apoio do vereador Jens Mantau (PSDB).

    Vanderlei solicitou aos secretários de Desenvolvimento Regional e da Ammvi que incluam o assunto na pauta do conselho regional e do colegiado de prefeitos, respectivamente.

     

     

    Depoimentos

     

    O vereador Fabio Fiedler (PSD) afirmou que uma das peças que faltou na tentativa anterior de integração regionalizada foi o debate com os demais municípios. Para ele, há pontos positivos naquela proposta que devem ser aproveitadas. “Temos que fazer exatamente isso, aproveitar o embrião já lançado para seguir adiante. Não precisamos partir do zero, temos a oportunidade de aproveitar a semente e temos sim o dever de criar outros debates visando políticas públicas para a região”.

    Mantau elogiou o Seterb, por ter “enterrado” o antigo projeto. Disse que nos últimos quatro meses visitou muitas Câmaras de Vereadores vizinhas e que estão satisfeitas porque o projeto foi abandonado. “Temos que fazer propostas de forma organizada e com disciplina, ouvindo todos os envolvidos, porque quem ganha é a comunidade”.

    O vereador Zeca Bombeiro (PSD) também se referindo ao projeto anterior, disse que o é necessário melhorar a linhas, e não piorar. “O que adianta dar meia passagem aos estudantes se o ônibus não chega onde eles querem?”, questionou. Ressaltou que Blumenau é a cidade polo e que precisa pensar nos municípios vizinhos. “Temos que pensar grande e isso é se preocupar com o trabalhador, com o estudante e em todos que precisam e usam o transporte público”, ressaltou

    O vereador Adriano Pereira (PT) citou o ditado popular “a união faz a força” e parabenizou a realização da audiência pública. Lembrou que a Câmara de Blumenau tem realizado muitos debates em favor da cidade e ouvindo a comunidade. “Precisamos manter o diálogo para encontrarmos a solução que o nosso povo e a nossa região precisam”.

    O presidente da Câmara Municipal de Gaspar, José Hilário Melato (PP) disse que os vereadores querem atender com qualidade e presteza as inúmeras pessoas do município que se deslocam para Blumenau e outras cidades. “Por isso precisamos melhorar o transporte coletivo, porque haverá menos carros circulando nas cidades e nas rodovias, o que desafoga o trânsito e melhora a qualidade de vida”.

    A vereadora de Pomerode, Letícia Tribess Volkmann (PT), falou que a ansiedade dos parlamentares pomerodenses é a mesma dos colegas das outras cidades. “Por um momento achei que Blumenau iria ressuscitar aquele antigo projeto. O importante é que estamos sempre dispostos a conversar e a participar para levarmos o melhor para a população. Pomerode nem conta com transporte integrado e precisamos de um serviço integrado com todos os municípios”, contou.

    O vereador André Moser, do PSDB de Indaial, destacou que o debate deve se refletir em todas as Câmaras da região. “Além da integração devemos trabalhar pela qualidade do transporte público, para que o munícipe se sinta estimulado a utilizá-lo. Também precisamos abranger os transportes alternativos, pensando na implantação de mais ciclovias”.

    O vereador Antônio Carlos Dalsochio (PT), de Gaspar, ressaltou que a discussão precisa abranger os demais municípios e que Ammvi é uma grande parceira para isso. “Todos os municípios e a população vão ganhar com o transporte público regional integrado e isso é uma necessidade. Aos gestores cabe facilitar a vidas dos cidadãos e se todos nos unirmos, construiremos um projeto que possa contemplar toda a região metropolitana”.

     

     

    Foto: Denner William/Agência Câmarablu

     

    Fonte: Assessoria de Imprensa