Página principal
06-08-2019

Câmara promove abertura da Semana Municipal de Conscientização Política

  • semana politica

    A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, realizou, na noite desta segunda-feira (5), a solenidade de abertura da “Semana Municipal de Conscientização Política”. O evento, que aconteceu no plenário, contou com as presenças de autoridades municipais e estaduais, representantes de instituições e associações do município. Participaram o presidente do Legislativo municipal, vereador Marcelo Lanzarin (MDB) e os parlamentares Adriano Pereira (PT), Almir Vieira (PP), Alexandre Caminha (PP), Professor Gilson (PSD) e Marcos da Rosa (DEM). Além deles, a assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Patricia Lopes Turcati, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Moris Kohl, o deputado estadual Ivan Naatz (PV), entre outras.

    No início do evento ocorreu a apresentação cultural de duas músicas tocadas pelos alunos de violão e violino da Pró-Família. As músicas apresentadas foram “What a wonderful world” de Louis Armstrong e “Rockin’ in the Free World” de Neil Young. Durante a solenidade foi apresentado o objetivo das ações e a programação desta semana, que está incluída na legislação que trata sobre o calendário oficial de eventos do município.

    A assessora da Escola do Legislativo, Patricia Lopes Turcati, classificou esta ação como uma conquista para o órgão. Apontou que a semana foi instituída no ano de 2016 e, pela primeira vez, a escola realiza uma semana intensa de atividades para a conscientização política. “O objetivo é abordar diversos temas relacionados à cidadania. Nós precisamos debater com os cidadãos e construir conceitos de cidadania, afinal se vive em uma democracia”, ressaltou, agradecendo aos vereadores que acreditam, incentivam e apoiam as ações da escola. Também agradeceu ao Executivo municipal que é parceiro da escola.

    O presidente Marcelo Lanzarin recordou a história da Grécia Antiga para trazer a origem da política, quando os seres humanos estavam divididos em grupos e se organizavam em cidade-estado, onde se tinha a necessidade de discutir ações e construir em conjunto as ações que eram importantes para aquela comunidade e região. “É preciso resgatar a essência do entendimento do que é a política, da importância dela para a nossa evolução enquanto sociedade e é isso que esta semana pretende fazer com a comunidade. O intuito é buscar a essência da discussão, fugir do debate raso que temos hoje acerca da política, lembrando da importância de cada um dos Três Poderes da Nação, e fazer o cidadão entender a importância do processo democrático e dos representes da nação, do estado e do município”, destacou, acrescentando que, recentemente, em uma pesquisa se analisou as várias formas de governo no mundo e se verificou que a grande maioria dos países no mundo têm regimes democráticos e esses são países que mais se desenvolvem no mundo.

    O parlamentar Alexandre Caminha apontou que esta semana vai fazer com que as pessoas reflitam sobre a política. Disse que falar sobre conscientização política no momento atual é bem difícil, mas ressaltou que os temas a serem abordados são extremamente importantes. “É preciso saber o que é política, fazer a população compreender quais as funções dos vereadores. Cada dia fica mais difícil se tornar e continuar político, mas eu me orgulho de ser político e de ser vereador”, concluiu.

    “O papel do cidadão não termina no momento em que ele vai votar, pelo contrário, é ali que começa o seu papel como cidadão em que deve acompanhar o trabalho de seus representantes e dos que foram eleitos. Muitas pessoas passam os quatro anos desligadas da política e sem acompanhar o que o político está fazendo, como está se posicionando frente às pautas da sociedade. Quando chega a hora de votar novamente, o cidadão vota de forma inconsciente. Voto não tem preço, mas tem sérias consequências. Por isso, a importância de trabalhar a conscientização do eleitor e da sua participação cidadã”, ressaltou o parlamentar Adriano Pereira, parabenizando a Escola do Legislativo e todos os envolvidos na realização desta semana.

    O vereador Almir Vieira disse que é preciso que cada vez mais a sociedade compreenda que a política é necessária para o dia a dia. “Não existe um país democrático sem política e uma sociedade sem política. Eu ouço e vejo muitos a dizer que não dependem da política, mas esta mudança de pensamento só vai acontecer com iniciativas como esta. É importante que façamos um chamado, em especial aos jovens e que se incentive cada vez mais a terem uma formação cidadão e uma percepção da política diferente. Nós, enquanto vereadores, e formadores de opinião, precisamos nos aprimorar e chamar para debater, conversar e tomar posicionamento”.

    O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Moris Kohl, apontou que os debates políticos geram vez e geram voz. Apontou que ações como esta são importantes, uma vez que muitas pessoas, não lembram em que votaram na última eleição ou em que esfera está trabalhando o político que foi eleito e votado. “Nós precisamos ser ativos nos nossos debates e trazer isso de forma tranquila para as nossas comunidades. O papel do político é o de administrar, governar os interesses de toda a sociedade. Devemos banir a politicagem e o jogo de interesses. Estamos vivendo aqui uma nova etapa, eu espero que nas próximas eleições tenhamos a consciência do voto, que voltemos a ter credibilidade na política e, de novo, são importantes a participação e o envolvimento da sociedade, porque quando ela cobra automaticamente você tem que dar a resposta e essa resposta traz reflexo em toda sociedade.

    O deputado Ivan Naatz classificou este momento como ímpar, visto da necessidade, diante do cenário político econômico em que se encontra o país, de valorizar a política e de resgatar a comunidade a participar deste processo, das atividades das Casas Legislativas. “Como é fundamental ter esta consciência da importância da política, o quanto a política é importante para o nosso desenvolvimento social, crescimento econômico da região, para encontrar as nossas pautas. É necessário falarmos da importância da classe política, dos nossos representantes políticos e do envolvimento da população nos debates nas Casas parlamentares. Queremos também despertar na comunidade, principalmente nos jovens o chamado para a vida pública e para a responsabilidade social com o próximo e com a comunidade ao redor”, apontou, parabenizando a Câmara por esta iniciativa.

    Esta solenidade de abertura será reprisada pela TV Legislativa, nesta terça-feira, dia 6, às 19h30, no canal 14 da NET e também ficará disponível no site da Câmara.

    Programação

    A programação da semana continua nesta terça-feira (6), com a palestra “O Jovem na Política”, ministrada por Luciano Daudt da Rocha. Nesta quarta-feira (7) terá a palestra “Empoderamento da Mulher na Política”, ministrada por Isabela Moreira do Nascimento Domingos. Ambas as palestras vão acontecer a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal.

    A semana encerra com o Painel de Conscientização Política intitulado “A atuação do cidadão no sistema democrático brasileiro”. Este painel terá como mediador o gestor público Zamir Kennedy Hoshi Teixeira. Os participantes que irão integrar o painel serão: Dra. Quitéria Tamanini, representando o Poder Judiciário; Amarildo Ramos, representando os empresários; Osni Bahr, representando o A-Conseg; Alexandre José, representando os jornalistas e Patricia Lopes Turcati, representando a Escola do Legislativo Fritz Müller. O painel será a partir das 19 horas, no auditório da Ampe Blumenau (Rua Humberto de Campos, nº 245, no bairro Velha).

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB