Página principal
10-08-2018

Câmara Mirim se reúne com diretores de escolas para tratar das eleições do Programa Vereador Mirim 2018

  • eleicoes_mirins10agosto18

    A equipe da Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta sexta-feira (10), uma reunião com diretores das escolas municipais, estaduais e privadas do município. Pela primeira vez, reuniu também representante do Colégio Policial Militar de Blumenau. Contou, ainda, com as presenças do prefeito Mário Hildebrandt (PSB) e da secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, e de sua equipe gestora. O objetivo principal do encontro, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, foi apresentar o Programa Vereador Mirim de Blumenau e discorrer sobre como vai funcionar o processo de eleição em 2018. Além disso, teve o intuito de esclarecer dúvidas e abrir para sugestões que poderão ser estudadas pela Câmara Mirim para implementação nos próximos anos.

    No encontro ainda foi oferecida uma palestra aos presentes com o tema “Autoliderança e Engajamento Total: A arte de se relacionar e acelerar resultados pessoais e profissionais”. A palestrante foi a fundadora da empresa O Valor da Experiência, Paula Marjorie, que é trainer e master coach. O embasamento da palestra foi inteligência emocional e a importância da autoconsciência. Ela apontou que na educação formal não se aprende a tomar decisões, a lidar com os medos, a ter senso de propósito e a entender o “eu”. “Quando o gestor e o professor têm esta consciência, vão buscar este conhecimento e conseguem levar para a sala de aula, tornando-se líderes dentro deste espaço. Os alunos começam a ter, desde cedo, clareza do que eles querem para o futuro. Hoje existe uma crise de oportunidades e de excesso de informações, e, nesse meio, os jovens ficam sem saber que caminho seguir, embora a juventude já venha com muitos objetivos e sonhos. Se o educador consegue plantar isso dentro da sala de aula, os jovens conseguem enxergar possibilidades e começam a entrar em ação, superando desafios porque acreditam em suas próprias capacidades de realizar”.

    O assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, destacou que a palestra oferecida aos diretores auxiliou ainda mais no currículo deles e também os motiva para o desafio que é realizar uma eleição nos educandários. Ele também ressaltou a importância deste contato entre as unidades de ensino e a Câmara Mirim. “Foi importante esse diálogo e aproximação com os diretores para incentivar que as escolas participem mais ainda das eleições e que o processo eleitoral ocorra com a maior tranquilidade possível”.

    A secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, elogiou a grande adesão dos representantes das escolas públicas, particulares e militar de Blumenau à reunião. Apontou que isso reflete o ótimo trabalho que a Câmara Mirim vem desenvolvendo no município. Ela também ressaltou a abertura que Câmara proporcionou ao ouvir as sugestões levantadas pelos gestores durante o encontro. “Eles é que estão no dia a dia e conhecem a realidade da escola. Claro, a Câmara de Vereadores vai avaliar o que possível ou não implementar, mas a iniciativa do diálogo e da abertura é louvável”, apontou, destacando que dentro do programa as crianças e adolescentes têm a oportunidade de trabalhar o civismo, adquirem conhecimentos referentes à legislação, têm experiências do legislativo e podem multiplicar isso na escola e levar para as suas vidas.

    O diretor da Escola Básica Municipal Alberto Stein, Carlos Airton Guerner, destacou a importância da participação das escolas, principalmente as públicas municipais, no processo eleitoral, pois possibilita que os alunos entendam melhor como funciona o processo democrático até no legislativo. Lembrou que como gestor já presenciou as eleições mirins nessa escola e em outro educandário da rede, assinalando que a Escola Básica Municipal Alberto Stein já conquistou uma vaga na Câmara Mirim em outra legislatura.

    A tenente-coronel do Colégio Policial Militar de Blumenau, Patrícia Maccari, agradeceu o convite da Câmara Mirim para participar dessa reunião. Apontou que foi um momento de encantamento pelo programa. “Eu me senti emocionada durante a apresentação do vídeo institucional, vendo crianças e adolescentes participando de um processo de elencar as necessidades nas suas escolas e suas comunidades, fazendo acontecer um processo legislativo e apresentando propostas. Com certeza, a escola da Polícia Miliar vai levar este projeto a frente e buscar uma vaga para o ano de 2019”, assegurou.

    Eleições 2018 Programa Vereador Mirim
    Já estão abertas as inscrições para os educandários pelo site da Câmara de Blumenau até o dia 24 de agosto. Os interessados devem acessar o camarablu.sc.gov.br/eleicoes-mirins-2018 e preencher o formulário de inscrição. O processo eleitoral será realizado no dia 7 de novembro, das 8h às 16h, nas dependências das escolas públicas e privadas credenciadas. O calendário e o regulamento eleitoral podem ser acessados no link acima.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB