Página principal
06-12-2016

Câmara Mirim realiza última sessão ordinária e diploma eleitos para a legislatura 2017

  • mirins_diplomacao2017

    O Legislativo de Blumenau realizou, na noite desta segunda-feira (5), a diplomação dos 15 vereadores mirins eleitos para atuar na Câmara Mirim em 2017 e de seus suplentes. Também foi realizada a última sessão ordinária da atual legislatura mirim. Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Blumenau, vereador Mário Hildebrandt (PSB); o gerente de Assuntos para a Juventude, Matheus Ramos de Aguiar, como representante do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB); a diretora de Programas e Projetos Integrados, Rejane Teresa Lavratti Calsing, representando a secretária de Educação Patrícia Lueders; o Assessor do Programa Vereador Mirim, Diogo Leonardo Roedel de Souza e o vereador eleito Professor Gilson (PSD). A diplomação foi conduzida pelo presidente Mário Hildebrandt e contou com o auxílio da atual presidente da Câmara Mirim, Sophia Porto Matteussi e do vereador eleito para o mandato 2017/2020, Professor Gilson, que auxiliaram na entrega dos documentos.

    Receberam os diplomas os seguintes vereadores mirins titulares: Gustavo Germano Boudort da Escola de Básica Municipal Annemarie Techentin, Suelen Jandrey da Silva da Escola de Básica Municipal Professor Fernando Ostermann, Eyshela Suzana Martins da Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim, Bruno Ricardo Mahle do Colégio Shalom, Ágatha Priscila Montibeler da Escola Básica Municipal Prof. Friedrich K. Kemmelmeier, Manoela Carl da Escola de Educação Básica Coronel Pedro C. Feddersen, Ingrid De Camargo Pache de Faria do Colégio Castelo, Gustavo Westphal Antunes da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann, Amanda Hillesheim Salm da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke, Marco Antônio Dias da Silva da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, Stefany Alessandra da Luz da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré, Thomas Otte Corrêa da Escola Barão do Rio Branco, Pedro Antônio Resende Fogaçado Colégio Sagrada Família, Ana Carolina Luciani Corrêa da Escola Básica Municipal Machado de Assis e Gabriele Ramos Machado da Escola Básica Municipal Prof. Zulma Souza da Silva.

    Também foram diplomados os treze suplentes da legislatura 2017: Kathlyn Eduarda de Toffol da Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim, Isadora Tomio do Colégio Shalom, Felipe Rodrigues da Escola Básica Municipal Prof. Friedrich K. Kemmelmeier, Ana Carolina Manke da Escola de Educação Básica Coronel Pedro C. Feddersen, Bárbara Albino Bennertz do Colégio Castelo, Emanuelly Milena Linke da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann, Olivia Mateussi da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke, Fabiola Kamers da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, Lucas Daniel de Souza Tomachewski da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré, Natália Oliveira Pereira dos Santos da Escola Barão do Rio Branco, Ísis Schramm Meurer do Colégio Sagrada Família, Ana Clara de Sousa Marcondes Reuter da Escola Básica Municipal Machado de Assis e Lara Silvino Schneider da Escola Básica Municipal Prof. Zulma Souza da Silva.

    Em 2017 o Programa Vereador Mirim vai completar 18 anos de desenvolvimento. Segundo o presidente do Legislativo de Blumenau, Mário Hildebrandt, o projeto é uma oportunidade para os alunos conhecerem de perto a atuação da Câmara de Vereadores. “Estes alunos aprendem e levam valores de referência cidadã para a vida. Por isso, nós fortalecemos e ampliamos a equipe que trabalha diretamente com o projeto. O nosso objetivo é complementar a caminhada de vida destes estudantes”, ressaltou o presidente. O aluno Thomas Otte Corrêa, da Escola Barão do Rio Branco, representou os vereadores mirins recém diplomados. “Gostaria de expressar meu profundo agradecimento pela oportunidade de aprendizagem e sabedoria, além de parabenizar os superiores pela iniciativa de partilhar conosco seus conhecimentos. Sabemos que o cargo de vereador mirim tem muito a colaborar com a sociedade e por isso estamos aqui para enxergar com outros olhos a nossa cidade. Vamos juntos, em 2017, propor ideias, discutir por melhorias e compartilhar nossos conhecimentos em nome do bem”, complementou.

    Já o gerente de Assuntos para a Juventude, Matheus Ramos de Aguiar, que representou o prefeito Napoleão Bernardes, disse que este é um dos poucos momentos felizes na vida de um político. “Esta é a ocasião na qual vemos a formação do cidadão ativo na sociedade. Afinal, são 18 anos de projeto, no qual são apresentadas diversas técnicas de oratória e o discurso é uma forma de avaliar o crescimento destes vereadores mirins. Aproveito a oportunidade para repassar o convite do prefeito Napoleão para que visitem a prefeitura de Blumenau”, ressaltou. A Diretora de Programas e Projetos Integrados, Rejane Teresa Lavratti Calsing, que representou a secretária Municipal de Educação, afirmou que como gestora escolar tem a oportunidade de vivenciar o crescimento dos vereadores mirins. “É uma mescla de sentimentos por terminar o período que vivenciaram aqui e um novo para aqueles que chegam e não sabem como será esta experiência. Desejamos sucesso a todos”, concluiu.

    Para o Assessor do Programa Vereador Mirim, Diogo Leonardo Roedel de Souza, a sessão foi especial. “Há um ano estávamos diplomando os vereadores desta Legislatura que encerram a jornada de forma brilhante. Acompanhamos a evolução de cada um e aprendemos muito também. Aos vereadores hoje diplomados posso garantir que muitos jovens gostariam de ter esta oportunidade”, assinalou.

    Após a diplomação, a Mesa Diretora da Câmara Mirim conduziu a última Sessão Ordinária da Legislatura 2016. Durante e reunião foram aprovados os requerimentos: Nº 146, de autoria do vereador Mirim João Vitor Schwaemmle, Nº 147 de autoria do vereador Mirim Abel Eduardo Volpi, Nº 148, de autoria da vereadora Mirim Nathaly Ruane Hermann e Nº 149, de autoria do vereador Mirim Bruno Albino Bennertz.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB