Página principal
05-12-2017

Câmara Mirim realiza última sessão ordinária do ano e diploma novos vereadores mirins da Legislatura de 2018

  • mirins04dez17

    A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, promoveu, na noite desta segunda-feira (4), a última sessão ordinária da atual legislatura, no plenário do Legislativo municipal. A sessão foi composta de dois momentos, sendo que a primeira parte foi destinada para diplomação dos vereadores mirins titulares e suplentes eleitos para a Legislatura de 2018. Os parlamentares mirins eleitos e seus respectivos suplentes foram chamados nominalmente para receberam seus diplomas.

    Estiveram presentes na diplomação o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos da Rosa (DEM), que conduziu parte dos trabalhos. Representando o Executivo municipal, a diretora geral da Secretaria de Educação, Marilete de Souza; o assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider e os vereadores Professor Gilson (PSD), Lenilso Silva (PT) e Bruno Cunha (PSB), entre outras autoridades municipais, ex-vereadores mirins e demais convidados.

    O presidente Marcos da Rosa enalteceu o pioneirismo de Blumenau neste projeto e afirmou que o município está investindo no programa e nos vereadores mirins recém-diplomados. “Blumenau espera resultados de vocês, assim como espera dos vereadores adultos. Vocês têm um grande privilégio e a oportunidade de viver a política no dia a dia, fazendo encaminhamentos, aprendendo as funções do parlamento municipal e debatendo temas relevantes. Eu gostaria de ter tido esta chance na minha adolescência”, apontou, lembrando de quando começou a carreira política. Em outro momento, pediu a todos que acreditem na política para a construção de um mundo melhor e a terem esperança no futuro. “Nós precisamos acreditar na política, pois precisamos acreditar nas pessoas. Os cidadãos de bem precisam se envolver com a política para que haja a mudança que queremos na sociedade”, opinou. Por fim, colocou a Câmara de Vereadores à disposição dos novos vereadores mirins e de seus familiares.

    O vereador Professor Gilson disse que se sentiu esperançoso em ver os vereadores mirins atuais, pois deixam a Câmara Mirim com mais aprendizado e vão se tornar multiplicadores desse conhecimento na comunidade a qual estão inseridos. “Vocês poderão mostrar lá fora que a política pode ser feita com muito trabalho e esmero. Neste ano, vocês fizeram muito pelas suas escolas e comunidades. Vocês saem daqui como multiplicadores, mostrando que quando se quer fazer, se faz”. O parlamentar também deu um recado aos recém-diplomados. “Os novos vereadores mirins terão a oportunidade de aprender muito, pois é fácil falar mal da política, mas vocês tiveram a coragem de se candidatar e estar aqui hoje trabalhando pela cidade e procurando entender mais sobre esta Casa Legislativa”, finalizou, destacando a admiração que tem pelo trabalho desenvolvido pelos parlamentares mirins neste ano.

    Ao cumprimentar a todos os presentes, o parlamentar Lenilso Silva destacou que esta sessão foi especial e marcante para os vereadores mirins, tanto para aqueles que deixam a Câmara Mirim, como para os recém-diplomados. Ressaltou seu desejo de que tenha sido um ano proveitoso, de muito aprendizado, de construção de relações e que voltem a este parlamento municipal. Já para os recém-chegados, o vereador deu as boas-vindas e desejou que construam as melhores relações neste parlamento municipal. Também disse que está deixando a Câmara de Vereadores. “Eu também pude aprender muito, durante 30 dias, neste espaço que é de valorização da política. Convoco a todos para a construção de uma nova política, principalmente os mais jovens. Eu penso que vocês vereadores mirins estão dando esses passos, trazendo muitas propostas, projetos, trazendo muito criatividade e também as demandas das suas escolas e comunidades para esta Casa Legislativa”, observou. Desejou aos novos parlamentares mirins que a oportunidade traga realizações e transformações para as suas vidas, mas também para a do próximo.

    O parlamentar Bruno Cunha disse que acompanhou algumas das atividades realizadas pela Câmara Mirim neste ano. Convocou os atuais vereadores mirins a continuarem a modificar a sociedade nos diversos ambientes por onde passarem. “Este é um clico que se acaba, mas a participação social e política não se encarra”. Também lembrou que se candidatou como parlamentar mirim na época em que estudava no Colégio Sagrada Família, mas não se elegeu por um voto. Lembrou que o Programa Vereador Mirim de Blumenau é referência nacional. Por fim, aconselhou aos novos vereadores a aproveitaram ao máximo esta experiência. Também deixou um recado aos pais e familiares para estimularem e apoiarem seus filhos a participar do dia a dia da sociedade.

    Representando o Executivo municipal, a diretora geral da Secretaria de Educação, Marilete de Souza, parabenizou os vereadores mirins desta legislatura e da próxima. Falou da satisfação e do orgulho em participar deste momento. Lembrou que quando começou o programa no município era assessora parlamentar. Trouxe as citações de alguns filósofos, pensadores e estudiosos sobre a política para enfatizar a sua presença e importância no dia a dia das pessoas. “A sociedade precisa da conscientização política. A política está na relação das pessoas. Aqui dentro do parlamento municipal, os vereadores mirins aprendem e praticam o que é a lei e a importância do Poder Legislativo na sociedade”, disse, mencionando a satisfação de ver mulheres como vereadoras mirins e almejou que representantes do sexo feminino também ocupem as cadeiras no parlamento municipal.

    Representando os novos vereadores mirins recém-diplomados, o aluno Marlon Steinhenzer Neves, representante da Escola Básica Municipal Gustavo Richard, apontou que somente quem já foi vereador mirim é capaz de compreender a alegria deste momento. “É gratificante saber que tantas pessoas confiarem em nosso potencial e depositaram o seu voto e sua confiança em nós e nos delegaram tamanha responsabilidade. Diante desta oportunidade, nós faremos o nosso melhor para aprimorar nossas habilidades, aprender, desenvolver trabalhos na nossa escola e comunidade, procurando sempre ter em mente o valor do trabalho em equipe e a ampliação de nossos conhecimentos, pautados na ética, no respeito, companheirismo e na educação”, enalteceu, agradecendo a todos que proporcionam esta oportunidade.

    Logo após, num segundo momento, os atuais vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos na tribuna. Os parlamentares mirins abordaram sobre suas experiências e aprendizados dentro do programa, que completará 19 anos de desenvolvimento no próximo ano.

    Vereadores mirins titulares e suplentes diplomados:
    Candidato eleito
    Suplente
    Escola
    Vitor Augusto Diehl
    Marcos Jessé da Silva Correa
    E.E.B. Júlia Lopes de Almeida
    Kênia da Silva Brandt
    Matheus José Machado
    E.B.M. Professor Rodolfo Hollenweger
    Grace Ghermann da Silva
    Pablo Eduardo de Brito
    E.E.B. Professora Áurea Pérpetua Gomes
    Camyla Leite Nunes
    José Henrique C. da Silva
    E.B.M. Professor Friedrich Karl Kemmelmeier
    Davi Nunes da Costa
    Beatriz Caroline Martins
    E.E.B. Professor Lothar Krieck
    Marlon Steinhenzer Neves
    Selmo Werner Junior
    E.B.M. Gustavo Richard
    Laura Teixeira Sumensari
    João A. Retzlaff de Matos
    Colégio Castelo
    Giovana Silva M. de Azevedo
    Tamires da Silva L. Azeredo
    E.B.M. Annemarie Techentin
    Isadora Tomio
    Sofia Nascimento
    Colégio Shalom
    Bethânia Dickmann
    Gabriel do Nascimento Moraes
    E.B.M. João Joaquim Fronza
    Joana Odwazny
    Greice Prochinski
    E.E.B. Coronel Pedro Christiano Feddersen
    Enzo Dutra Prezoto
    Gil Vicente C. Bragantino
    Colégio Sagrada Família
    Natalia O. Pereira dos Santos
    Alonso Pamplona
    Escola Barão do Rio Branco
    Giovana Augusto Demarchi
    Armando Heil Junior
    Colégio Bom Jesus Santo Antônio
    João Victor Burim
    Hannely Thays Maske
    E.B.M. Machado de Assis

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB