Página principal
18-07-2017

Câmara Mirim realiza sessão ordinária sob comando da nova Mesa Diretora

  • mirins17julho17_1

    A Câmara Mirim de Blumenau promoveu, na tarde desta segunda-feira (17), a 9ª sessão ordinária do ano, no plenário. Esta foi a primeira reunião realizada sob o comando dos membros da Mesa Diretora eleita para o segundo semestre deste ano. A sessão contou com a participação do ex-presidente do Poder Legislativo municipal por duas legislaturas, Ivo Hadlich, que ocupou a Tribuna Livre, onde discorreu sobre suas contribuições na área cultural e artística dentro e fora do parlamento municipal.

    O poeta, dramaturgo, contista e vice-presidente da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) contou um pouco da sua trajetória cultural e artística. “Há 55 anos comecei minha trajetória cultural como ator de teatro profissional. Também trabalhei como ator de circo em Moscou e em outros locais mais vulneráveis”, contou, discorrendo sobre suas diversas premiações ao longo da carreira.

    “Na época atual, os nossos artistas carecem de espaços para exporem suas obras, sejam coletivas ou individuais. Eu faço um apelo para que vocês, também, dentro dos seus discursos, clamem por esta causa”, pediu aos vereadores mirins, lembrando que na época e que foi parlamentar foram instituídas exposições permanentes no Salão Nobre da Casa Legislativa, onde artistas da cidade e também visitantes puderam expor suas obras de arte.

    Também informou que criou o Projeto “Verbalizando a Poesia”, que consiste no ensinamento de como declamar poesia em público. “Já foram realizados dois eventos na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Blumenau (Asaprev). É ensinado como usar as mãos, a face e as expressões dentro da poesia”, explicou, informando que recebeu o convite de alguns municípios de Santa Catarina para levar a proposta.

    Por fim, recordou de seu projeto de lei que instituiu a leitura de um trecho da Bíblia antes a abertura dos trabalhos no parlamento municipal. “Fui o primeiro vereador do Brasil a propor isso há 30 anos comemorados no ano passado. Naquela época, alguns parlamentares foram contrários, apesar de sermos um país cristão”, recordou, discorrendo também sobre a galeria dos ex-presidentes que está localizada no Salão Nobre da Casa Legislativa.

    Logo após, os parlamentares mirins utilizaram a tribuna para realizarem seus discursos.

    Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 65, 67, 68 e 69. Os documentos de Nº 64 e Nº 66 foram retirados a pedido dos autores. Todos os demais foram aprovados pelos vereadores mirins.
    A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 31 de julho, às 9 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

    Requerimentos aprovados:
    Requerimento Nº 57 – De autoria da vereadora mirim Manuela Carl, representante da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. O documento pede que se aumente a área coberta do ponto de ônibus, localizado na rua Henrique Conrad, no bairro Vila Itoupava.
    Requerimento Nº 58 – De autoria do vereador mirim Gustavo Germano Boudort, representante da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin. O documento pede a reforma do telhado do galpão da sua escola.
    Requerimento Nº 59 – De autoria da vereadora mirim Amanda Hillesheim Salm, representante da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke. O documento solicita a reforma do telhado do ginásio esportivo da sua escola.
    Requerimento Nº 60 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva, representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento pede a colocação de equipamentos de ginástica, na praça localizada na rua Carlos Rischbieter, no bairro Boa Vista.
    Requerimento Nº 61 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva, representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento pede a reparação das calhas do telhado da sua escola e as adequando para o reaproveitamento da água da chuva.
    Requerimento Nº 62 – De autoria da vereadora mirim Suelen Jandrey da Silva, representante da Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann. O documento solicita a colocação de câmeras de vigilância e monitoramento na sua escola.
    Requerimento Nº 63 – De autoria do vereador mirim Thomas Otte Corrêa, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede a instalação de uma academia ao ar livre na Praça Curt Schoenfelder, localizada na rua 1º de Maio, no bairro Itoupava Norte.
    Requerimento Nº 65 – De autoria do vereador mirim Bruno Ricardo Mahle, representante do Colégio Shalom. O documento pede a manutenção do espaço do Parque São Francisco de Assis.
    Requerimento Nº 67 – De autoria da vereadora mirim Gabriele Ramos Machado, representante da Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza da Silva. O documento pede a ampliação da biblioteca da sua escola.
    Requerimento Nº 68 – De autoria do vereador mirim Gustavo Westphal Antunes, representante da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann. O documento pede a construção de uma rampa de acesso para pessoas com deficiências físicas, na sua escola.
    Requerimento Nº 69 – De autoria da vereadora mirim Eyshela Suzana Martins, representante da Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim. O documento pede a aquisição de novas lixeiras recicláveis para sua escola.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB