Página principal
25-03-2019

Câmara Mirim realiza segunda sessão ordinária do ano

  • sessao_mirim25marco19

    A Câmara Mirim de Blumenau promoveu, na tarde desta segunda-feira (25), a segunda sessão ordinária da Legislatura de 2019. A reunião, que aconteceu no plenário do Legislativo municipal, contou com as presenças do representante do Movimento Março Roxo Blumenau, Emil Chartouni, e da coordenadora da União Blumenauense das Associações de Moradores de Blumenau (Uniblam), Aline Vottri, que ocuparam a Tribuna Livre.

    Logo após, os vereadores mirins utilizaram a tribuna para realizarem seus pronunciamentos.

    Emil Chartouni explanou sobre o Março Roxo, um movimento que tem o objetivo de levar informações e combater o preconceito sobre a epilepsia. Ele lembrou que Blumenau foi a primeira cidade do país a ter uma lei que dedica um mês inteiro à conscientização sobre a doença. Apontou que há 4 anos o movimento Março Roxo visa difundir informações corretas sobre a doença na cidade. Frisou que no dia 26 de março é comemorado internacionalmente o “Purple Day” de conscientização sobre a epilepsia, que no Brasil é chamado de “Dia Roxo”.

    Chartouni explicou que as pessoas que tem a doença apresentam crises convulsivas devido a uma disfunção no cérebro. Ele aproveitou para desmistificar algumas lendas sobre a doença. Ressaltou que a saliva do paciente não transmite a doença, que não se deve segurar a língua da pessoa durante uma crise e que a epilepsia nada tem a ver com possessão demoníaca, como muitos acreditam. “A epilepsia não é contagiosa. Somente o preconceito é contagioso”, disse.

    Ao final, deu dicas de como atender uma pessoa em crise convulsiva, em especial não segurar a vítima, apenas proteger a cabeça da pessoa e virá-la de lado para evitar sufocamento por vômito.

    Em outro momento a coordenadora da Uniblam, Aline Vottri, falou sobre os trabalhos das associações de moradores da cidade e os desafios enfrentados por elas. Explicou que as associações existem a fim de trazer benfeitorias para a comunidade e levar as demandas ao poder público, além de promover ações sociais de interesse daquela população. Ela incentivou os vereadores mirins a verificarem como é o trabalho das associações de moradores de seus bairros e contribuir com elas.

    “Existem 172 associações registradas em Blumenau e somente cerca de 70 estão atuando. Peço que procurem entender como funcionam e participem delas, articulando parcerias que suas escolas podem fazer com essas associações em prol da comunidade”, assinalou. Ela ainda provocou os vereadores mirins a contribuírem com as campanhas sociais promovidas pela Uniblam.

    Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram 9 requerimentos. Todos os documentos foram aprovados. Três requerimentos foram transferidos para a próxima sessão.

    A próxima sessão mirim será realizada no dia 8 de abril, a partir das 9h, no plenário desta Casa Legislativa.

    Requerimentos aprovados

    Requerimento Nº 7 – Da vereadora mirim Ana Carolina Soares Ribeiro, representante do Colégio Sagrada Família – Providências no sentido de colocar uma faixa elevada ou até mesmo uma lombada eletrônica na Rua João Pessoa, Bairro Velha, próximo à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Requerimento Nº 8 – Do vereador mirim Andrei Felipe Imthurm, representante da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen – Providências no sentido de podar a vegetação que está perto da rede elétrica na Rua Max Bauer, no Bairro Vila Itoupava.
    Requerimento Nº 9 – Da vereadora mirim Adriely de Melo, representante da Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger – Providências no sentido de colocar mais horários de ônibus na linha Fidélis – 101.
    Requerimento Nº 10 – Da vereadora mirim Camila Coelho, representante da Escola de Educação Básica Professor João Widemann. Providências no sentido de adquirir mais materiais de educação física para a Escola de Educação Básica Professor João Widemann.
    Requerimento Nº 11 – Do vereador mirim Gabriel Ianczkovski, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio – Providências no sentido de instalar uma lombada eletrônica e/ou qualquer outro meio de redução de velocidade na Rua Humberto de Campos, nas proximidades da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI.
    Requerimento Nº 12 – Do vereador mirim Gabriel Ianczkovski, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio – Providências no sentido de restabelecer a Área Azul obrigatória na continuação da Rua Victor Konder, bairro Victor Konder.
    Requerimento Nº 13 – Do vereador mirim Gabriel Ianczkovski, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio – Providências no sentido de substituir a atual cerca do Aeroporto Regional de Blumenau (Quero-Quero) por um muro alto de alvenaria.
    Requerimento Nº 14 – Da vereadora mirim Júlia Bertoldi Hoffmann, representante da Escola Barão do Rio Branco – Providências no sentido de realizar o fechamento de um buraco existente na esquina entre as ruas Presidente Bento Araújo e Presidente Andrade Pinto.
    Requerimento Nº 15 – Do vereador mirim Efraim Calebe Mertens, representante do Colégio Shalom – Providências no sentido de aumentar a área de embarque e desembarque de vans que fazem o transporte dos alunos do Colégio Shalom e também a criação de uma área de embarque e desembarque de carros particulares. O Colégio Shalom se encontra na Rua Prefeito Frederico Bush Jr, nº 455, Garcia.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB