Página principal
22-04-2019

Câmara Mirim realiza quarta sessão ordinária do ano

  • mirins22abril2019

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (22), a quarta sessão ordinária, no plenário. A reunião contou com a presença do vereador Professor Gilson (PSD) e das vereadoras mirins suplentes Janiara Lara Cordeiro, da E.E.B Professor João Widemann, e Julia Pereira Domingos Diniz, da E.B.M. Professor Oscar Unbehaun, que ocuparam a tribuna livre.

    O vereador Professor Gilson (PSD) pediu apoio dos pequenos parlamentares para melhorar a educação da cidade. “Quero que vocês, juntos conosco, façam as discussões sobre a educação nas escolas de vocês”, argumentou. Também colocou seu gabinete à disposição para a construção de projetos em conjunto com a Câmara Mirim. Mencionou que nesta segunda-feira recebeu a professora de português da Escola Básica Municipal Olga Rutzen, Silvane Oliveira, que lhe entregou cartas de alunos daquele educandário. “Vou responder pessoalmente todas as cartas e levar respostas àqueles jovens”, assinalou. Sugeriu ainda que os pequenos parlamentares sejam elos com outros educandários que não elegeram vereadores mirins.

    A vereadora mirim suplente Janiara Lara Cordeiro, da E.E.B Professor João Widemann, falou sobre o racismo no Brasil. Lembrou que a escravidão foi abolida no dia 13 de maio de 1888. “Após a abolição não houve nenhuma ação de inclusão dessas pessoas na sociedade. A grande maioria não sabia ler nem escrever”, ponderou. Citou que antigamente professores defendiam uma legislação diferente para brancos e negros a exemplo que já ocorria nos Estados Unidos e na África do Sul. Ponderou que atualmente o Brasil é errado dizer que a humanidade é dividida em raças. “Esse termo pode até utilizado como termo cultural, mas raça no sentido biológico, não”, sustentou. Disse que o racismo ainda existe de forma camuflada. Por fim citou uma frase de Nelson Mandela: “Nossa pretensão é de uma sociedade não racial. Estamos lutando por uma sociedade em que o povo deixará de pensar em termos de cor. Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias”.

    A vereadora mirim suplente Julia Pereira Domingos Diniz, da E.B.M. Professor Oscar Unbehaun, falou sobre a Lei 11.738/2008 que regulamenta o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Defendeu que os professores que atuam com uma jornada de 40 horas semanais tenham direito de ficar pelo menos 13h fora de sala de aula. Explicou que esse período serve para desenvolver atividades avaliativas, corrigir provas e realizar leituras. “A lei deveria ter sido implantada gradativamente desde sua aprovação até agosto de 2011 quando de fato ela entrou em vigor”. Ponderou que até o momento isso não acontece em Blumenau. “Na rede Municipal de Ensino de Blumenau isso ainda não aconteceu. Muitos professores de hoje em dia não têm esse direito garantido”, disse. Destacou a luta do Sintraseb na negociação com o Poder Executivo Municipal. Por fim, defendeu a inclusão da Língua Brasileira de Sinais como disciplina nas escolas.

    Logo em seguida, os parlamentares mirins fizerem seus pronunciamentos na tribuna. Entre os assuntos mencionados estavam o trabalho do paradesporto na cidade, manutenção de quadras esportivas nas escolas, bem-estar animal e a ponte norte-sul.
    Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 30 a 34. Todos os documentos foram aprovados.

    A próxima sessão ordinária mirim está marcada para o dia 6 de maio, às 9 horas, no plenário desta Casa Legislativa.

    Requerimentos Aprovados

    Requerimento nº 30 – Da vereadora mirim Júlia Bertoldi Hoffmann, representante da Escola Barão do Rio Branco – Providências no sentido de informar aos jovens da rede pública de ensino acerca da questão do voto facultativo e sobre a importância da participação política. Esse pedido se faz necessário tendo em vista que o número de jovens que promovem o alistamento eleitoral entre 16 e 17 anos vem caindo, assim como o interesse pela política.

    Requerimento nº 31 – Do vereador mirim Efraim Calebe Mertens, representante do Colégio Shalom – Providências no sentido de asfaltar a rua Ricardo Voigt, bairro Garcia. O pedido se faz necessário pois esta rua fica próxima ao Colégio Shalom, sendo que ao longo da semana é utilizada tanto pela escola como pela comunidade que acessa os vários prédios comerciais, como consultórios e clínicas médicas no entorno dela.

    Requerimento nº 32 – Do vereador mirim Matheus Feliciano de Azevedo, representante da Escola Machado de Assis – Providências no sentido de implementar aulas de artes marciais, como Karatê, Judô e Jiu-Jitsu, na Escola Básica Municipal Machado de Assis. O pedido se faz necessário pois os alunos iriam adquirir conhecimento sobre essas artes marciais, aprenderiam a se defender e iriam ocupar o contra turno escolar.

    Requerimento nº 33 – Do vereador mirim Matheus Feliciano de Azevedo, representante da Escola Machado de Assis – Providências no sentido de promover monitoramento policial nas imediações do CEDUP, Bairro Escola Agrícola. O pedido se faz necessário tendo em vista que muitos jovens menores de 18 anos usam todos os tipos de drogas no local. Além disso eles estão prejudicando a própria saúde deles e estão em um bairro no qual existem muitos moradores e crianças, dando um mal exemplo para quem passa e quem mora nessa região.

    Requerimento nº 34 – Do vereador mirim Matheus Feliciano de Azevedo, representante da Escola Machado de Assis – Providências no sentido de consertar todos os buracos do calçamento da Rua Carl Dettmer, Bairro Itoupava Central. O pedido se faz necessário tendo em vista que o tamanho dos buracos deixa os moradores preocupados e pode danificar os veículos. Se os buracos forem consertados, os veículos terão maior acessibilidade naquele local.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB