Página principal
05-03-2018

Câmara Mirim realiza primeira sessão ordinária do ano

  • mirins5marco18

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (5), a primeira sessão ordinária da Legislatura de 2018. A reunião, que aconteceu no plenário municipal, contou com as presenças da representante do Movimento Março Roxo Blumenau, Priscila Krieger, e do ex-vereador mirim da Legislatura de 2006, Arão Josino da Silva, que utilizaram a Tribuna Livre.

    A representante do Movimento Março Roxo Blumenau, Priscila Krieger, falou sobre o surgimento do Março Roxo na cidade, que é um mês voltado à conscientização com relação à epilepsia. “É uma doença neurológica que pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade. Esse movimento deve ser abraçado por todos, independentemente de se ter ou não algum familiar ou conhecido com a doença. O movimento começou tímido no município, com uma legislação municipal, e hoje somos a primeira cidade do país a ter um mês inteiro dedicado à conscientização desta doença”, destacou, trazendo um cartaz com os procedimentos para auxiliar durante uma crise. Assinalou a importância dos vereadores mirins como representantes de suas escolas, comunidades escolares e no ambiente familiar, podendo ser multiplicadores e replicadores dessas informações, além de encabeçarem ações em prol da conscientização sobre a epilepsia nesses espaços.

    Em outro momento, ela divulgou a programação do movimento deste ano, em que serão realizadas várias “ações de rua”, como o Super Sábado Roxo, onde serão prestadas informações sobre o Março Roxo, com atividades para crianças, pintura facial, entre outras atividades. Será no dia 10 de março, das 9 horas às 14 horas, na Rua XV de Novembro. Já no dia 17 de março, das 16 horas às 19 horas, a organização promoverá um aulão de zumba, no Parque Ramiro Ruediger. Por fim, haverá a segunda caminhada em prol da conscientização sobre a epilepsia, que será no dia 25 de março, das 9 horas às 11 horas, com saída em frente à Prefeitura de Blumenau.

    O ex-vereador mirim da Legislatura de 2006, Arão Josino da Silva, lembrou da época em que representou a Escola Municipal Machado de Assis dentro do Programa Vereador Mirim e destacou a importância dessa participação na sua formação política e enquanto cidadão. “Vocês estão aqui para representar seus colegas. Cumpram essa missão e essa responsabilidade coletiva e social. Vocês estão iniciando este ano legislativo e trago uma mensagem de apoio, de incentivo para que façam uma caminhada de muito trabalho e responsabilidade. Peço que vocês não se esqueçam de ‘olhar’ para os mais esquecidos da sociedade e dar voz àqueles que precisam”, incentivou, acrescentando que depois da Câmara Mirim foi estagiário na Casa Legislativa e secretário-adjunto de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

    “O Brasil tem jeito quando encontramos tantos jovens interessados em contribuir com o desenvolvimento do país. O Brasil tem passado por uma crise política e econômica, onde milhões de brasileiros ficaram desempregados. Essa foi a prova de que a forma como a política vem sendo desempenhada se rompeu e cabe a nós, jovens, construir um novo jeito de fazer política”, ressaltou, agradecendo a Câmara de Vereadores pela oportunidade de poder ter participado do Programa Vereador Mirim.
    Logo após, os vereadores fizeram uso da tribuna para realizarem seus pronunciamentos. Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram requerimentos. Doze documentos foram aprovados.

    Nesta sessão, ainda, assumiu como vereadora mirim titular a estudante Haynara Saturno de Moraes, representante da Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger, em decorrência das desistências de vereador mirim titular e primeiro suplente de vereador mirim.

    A próxima sessão ordinária mirim está marcada para o dia 19 de março, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal.

    Requerimentos aprovados:

    Requerimento Nº 2 – De autoria da vereadora mirim Giovana Silva Mendes de Azevedo, representante da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin. O documento pede a colocação de uma faixa elevada para travessia de pedestres na rua Johann Hadlich, na travessia para a rua Josephina Raush, no bairro Passo Manso.

    Requerimento Nº 3 – De autoria da vereadora Isadora Tomio, representante do Colégio Castelo. O documento pede a retirada de uma das faixas de pedestres que está localizada na rua Amazonas, no bairro Garcia, pois naquela localidade existem duas faixas consecutivas.

    Requerimento Nº 4 – De autoria da vereadora mirim Joana Odwazny, representante da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. O documento pede a organização de um planejamento anual, de pelo menos duas vezes, para roçadas do mato existente na rua de acesso à Serra da Vila Itoupava e também das principais vias do bairro.

    Requerimento Nº 5 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a ampliação do ponto de ônibus localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, entre os números 548 e 736.

    Requerimento Nº 6 – De autoria da vereadora mirim Camyla Leite Nunes, representante da Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier. O documento pede a reforma da ponte existente na rua Ricardo Georg, no bairro Itoupava Central.

    Requerimento Nº 7 – De autoria da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento solicita a colocação de uma faixa de pedestres, de preferência com ilha, em frente ao CEI Cilly Jensen, localizado na rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central.

    Requerimento Nº 8 – De autoria da vereadora mirim Bethânia Dickmann, representante da Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza. O documento pede a colocação de uma faixa elevada para travessia de pedestres em frente à sua escola, localizada na Itoupavazinha.

    Requerimento Nº 9 – De autoria da vereadora mirim Bethânia Dickmann, representante da Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza. O documento solicita a orientação e cobrança aos moradores para que construam ou realizem a manutenção das calçadas dos seus respectivos imóveis.

    Requerimento Nº 10 – De autoria do vereador mirim Marlon Steinhenzer Neves, representante da Escola Básica Municipal Gustavo Richard. O documento pede a criação de um programa que forneça suporte ou materiais para as escolas nas aulas de Educação Física.

    Requerimento Nº 11 – De autoria do vereador mirim João Victor Burim, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede a troca das mesas e cadeiras antigas dos anos finais da sua escola.

    Requerimento Nº 12 – De autoria da Giovana Augusto Demarchi, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento pede a realização da pintura de uma faixa de pedestres no cruzamento da rua República Argentina com a rua Paraguay, no bairro Ponta Aguda.

    Requerimento Nº 13 De autoria da vereadora mirim Grace Gherman da Silva, representante da Escola de Educação Básica Professora Áurea Perpétua Gomes. O documento pede a pavimentação da rua Frieda Kreuger, localizada no bairro Salto do Norte.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | CMB