Página principal
11-09-2018

Câmara Mirim promove sessão itinerante na Escola Básica Municipal Gustavo Richard

  • capamirim

    O programa Vereador Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (10), a segunda sessão itinerante da Legislatura de 2018. A reunião aconteceu na Escola Básica Municipal Gustavo Richard, bairro Nova Esperança, que é representada pelo vereador mirim, Marlon Steinhenzer Neves. O encontro contou com as presenças dos vereadores Professor Gilson de Souza (PSD); e Zélio dos Santos (PPS); da diretora geral da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Marilete de Souza, e da diretora do educandário Elizete Nardi.

    Elizete destacou que a escola já teve quatro parlamentares mirins e que essa é a primeira vez que é sede de uma sessão mirim. “É uma honra receber o Programa. Essa vivência irá colaborar para que os jovens possam entender como os temas são discutidos em plenário por representantes eleitos pela comunidade. São temas importantes para a nossa sociedade”, sustentou.

    A diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Marilete de Souza, ressaltou a importância do Programa Vereador Mirim e a integração com os jovens. “A participação política deixou de ser politicagem, passou a ser uma questão de educação. É um momento único a realização de uma sessão itinerante para que os jovens possam entender como se dão as diretrizes da política” apontou.

    O vereador professor Gilson de Souza disse que ao ver os alunos da Gustavo Richard acompanhando a sessão mirim itinerante, relembrou seu passado. ”Eu sempre quis ser professor e vereador. Muita gente dizia que eu não conseguiria. Sabe o que eu fiz? Ouvi meus professores, que olhavam para mim e diziam que eu podia ser o que eu quisesse”, afirmou. Apontou que muitos de seus amigos não ouviram os professores e seguiram por caminhos errados. Enfatizou para os estudantes afirmando que cada um tem que ser aquilo que deseja e deve correr atrás de seus sonhos, sempre ouvindo os conselhos dos educadores.

    O vereador mirim Marlon Steinhenzer Neves, representante da escola, se emocionou ao ocupar a tribuna. “Eu me sinto honrado por estar nesta tribuna. Por ser representante de cada um de vocês que estão sentados acompanhando essa sessão em nossa escola. Mais uma vez agradeço a quem depositou a confiança em mim. Obrigado”. Em seu discurso falou sobre a importância dos jovens se envolverem na política. “Se queremos melhorar nosso município, nosso estado e nosso país, precisamos antes de tudo mudar nosso olhar sobre a política. Nada adianta ficar no sofá reclamando”, sentenciou.

    Os pronunciamentos dos demais parlamentares mirins seguiram a mesma direção, enaltecendo a importância da educação política para a construção de um país melhor. Também destacaram a experiência e a evolução pessoal que obtiveram através da participação no programa vereador mirim.

    O próximo encontro dos pequenos parlamentares vai acontecer dia 24 de setembro, às 9 horas, para a realização da 13ª Sessão Ordinária, no plenário da Câmara Municipal de Blumenau.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB