Página principal
05-12-2019

Câmara Mirim fará plantio de 33 árvores por meio do ‘Projeto Carbono Zero’

  • arvores19

    A Câmara Mirim de Blumenau, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), plantará 33 mudas de árvores dando sequência ao Projeto Pedagógico “Carbono Zero”. A ação será realizada na próxima segunda-feira (9), a partir das 9 horas, na Praça da Escola N° 1, na rua Dr. Pedro Zimmermann, nº 8107, no bairro Itoupava Central.

    Conforme a Câmara Mirim, a iniciativa consiste no princípio da compensação das emissões de gases do efeito estufa, onde o poluidor quantifica suas emissões e através de plantio de mudas e outras práticas ambientais sustentáveis, neutraliza esse impacto. A Câmara Mirim fez um cálculo aproximado da produção de poluentes no programa por ano, levando em conta os gastos com energia, combustíveis, viagens, materiais de escritório, tintas, entre outros. Os cálculos tiveram como base a calculadora de CO2 da Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica. Pelos cálculos feitos seriam necessárias 96 mudas de árvores para compensar a emissão do gás carbônico.

    O projeto foi desenvolvido pelos vereadores mirins titulares e suplentes Ana Carolina Soares Ribeiro, Francine Eduarda dos Santos, Júlia Bertoldi Hoffmann, Yan Claus Fructuoso, Júlia Pereira Domingos Diniz e Emily Marschaleck Nascimento e sob supervisão do coordenador pedagógico da Câmara Mirim, Erlédio Pering.

    A iniciativa tem ainda o objetivo de, através dos vereadores mirins, sensibilizar a sociedade e incentivar que escolas, empresas e órgãos públicos façam adesão ao programa, possibilitando a reparação dos danos causados ao meio ambiente.

    Na primeira etapa do projeto “Carbono Zero” foram plantadas árvores nos seguintes educandários: Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves; Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger; Escola Básica Municipal Visconde de Taunay; Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun; Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim; Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen; Escola de Educação Básica Professor João Widemann; Escola Barão do Rio Branco e Colégio Bom Jesus Santo Antônio.

    Em agosto deste ano, os parlamentares mirins foram apresentar o projeto para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, que na época era denominada Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema). Na ocasião, o presidente e sua equipe receberam os parlamentares mirins e demonstraram apoio à iniciativa, garantindo a doação das mudas de árvores nativas para o plantio.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagens: Câmara Mirim de Blumenau e freeimages.com

    Imagem Câmara Mirim