Página principal
10-10-2017

Câmara Mirim entrega moções de louvor pelo Dia do Professor

  • solene_professores9out17

    A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio do Programa Vereador Mirim, realizou, na noite desta segunda-feira (9), a sessão solene mirim em homenagem ao Dia do Professor, a ser celebrado em 15 de outubro. O Poder Legislativo municipal abriu este espaço para a valorização de professores que têm se dedicado e se destacado no desenvolvimento da educação no município.

    Além dos vereadores mirins, participaram da solenidade o assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider; o vereador Professor Gilson (PSD); a coordenadora de Programas e Projetos Integrados da Secretaria Municipal de Educação, Simone Janice Pretz Probs e o gerente regional de Educação do Estado de Santa Catarina, Eliomar Russi. Pais, familiares, professores, diretores e alunos também estiveram presentes.

    Na solenidade foram entregues diplomas de mérito a professores previamente indicados pelos vereadores mirins, em conjunto com as suas respectivas unidades escolares. Foram entregues 14 moções de louvor. Cada parlamentar mirim prestou a sua homenagem na tribuna, destacando a importância e valorizando o trabalho desses profissionais. Os professores também utilizaram a tribuna para expressar sentimentos de agradecimento pelo reconhecimento e pela homenagem.

    O vereador mirim Gustavo Germano Boudort da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin não pôde estar presente na sessão por motivos de saúde, mas mesmo assim foi feita a homenagem para a professora Marisa Oechsler Kafeltz.

    O assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, apontou que a sessão foi a oportunidade de homenagear mestres, que são os professores. Disse que é uma das profissões mais antigas e a mais importante de todas, pois forma cidadãos. “Ser professor, ser mestre, não é apenas lecionar, e ensinar não é apenas transmitir o conteúdo programático. Ser mestre é ser orientador, amigo, guia e companheiro. É caminhar passo a passo com o aluno e transmitir os segredos desta caminhada. Os professores não medem esforços e se dedicam sempre a buscar informações e a serem profissionais cada vez melhores para seus alunos. Estes vereadores mirins são motivo de orgulho para Blumenau, sendo agentes transformadores e líderes já no tempo presente. Isso graças aos professores que passaram por suas vidas”, destacou, agradecendo aos presentes e parabenizando a todos os professores.

    O parlamentar Gilson de Souza, que também é professor, disse que tem orgulho da sua profissão. Apontou que dentro da Câmara e fora dela tem como característica ser questionador. Apontou que o professor é um ser questionador por natureza. “Ele quer transformar a cidade e os alunos. O maior presente e orgulho de nós professores é ver, ao passar do tempo, que os nossos alunos se tornaram cidadãos e adultos de bem e foram transformados pelos nossos ensinamentos”.

    O gerente regional de Educação do Estado de Santa Catarina, Eliomar Russi, disse que foi uma honra estar presente nesta noite especial. “As homenagens emocionaram a todos, pois percebemos o amor, a afetividade de cada vereador mirim para com seu mestre. Nesses momentos também vem à lembrança os professores que já passaram por nossas vidas e que eternamente vão estar em nossos corações”, apontou, parabenizando e prestando homenagem a todos os professores. Em outro momento, reconheceu as dificuldades dos educadores no dia a dia, os obstáculos a serem vencidos e as responsabilidades que possuem na educação dos jovens.

    Para a coordenadora de Programas e Projetos Integrados da Secretaria municipal de Educação, Simone Janice Pretz Probs, esta solenidade também serviu como a oportunidade de fazer uma reflexão sobre a figura do professor na atualidade. Utilizou um pensamento de Rubem Alves dizendo que o professor deve ensinar a pensar e a refletir sobre as coisas e não ensinar as coisas. “Hoje em dia ser professor não é tarefa fácil, uma vez que as tecnologias disputam o protagonismo com o ensino. Mas mesmo diante dos desafios, o educador busca se renovar e se reinventar, diariamente, para a formação de cidadãos dignos e capazes de enfrentar o mundo de uma forma lúcida, descente e equilibrada”, disse, destacando que com as homenagens prestadas percebeu como os educadores marcaram significativamente a vida dos vereadores mirins.

    A sessão solene será reprisada neste sábado, dia 14, às 21 horas pela TV Legislativa, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site camarablu.sc.gov.br.

    Confira a lista dos homenageados:

    Vereador mirim
    Professor (a) homenageado (a)
    Escola
    Ágatha Priscila Montibeler
    Michele Corrêa
    Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier
    Amanda Hillesheim Salm
    Gilberto Valdemiro Poncio
    Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke
    Ana Carolina Luciani Corrêa
    Josiane Pereira Demo
    Escola Básica Municipal Machado de Assis
    Bárbara Albino Bennertz
    Kalinka de Souza
    Colégio Castelo
    Bruno Ricardo Mahle
    Wagner Vieira
    Colégio Shalom
    Eyshela Suzana Martins
    Luciana Back Kirchner
    Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim
    Gabriele Ramos Machado
    Marcia Adriana Voltolini Espindola
    Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza da Silva
    Gustavo Germano Boudort
    Marisa Oechsler Kafeltz
    Escola Básica Municipal Annemarie Techentin
    Gustavo Westphal Antunes
    Giovana Sothe
    Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann
    Manuela Carl
    Mauricio Wulf
    Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen
    Marco Antônio Dias da Silva
    Rosália Maria Ludwig Pereira
    Escola de Educação Básica Professor João Widemann
    Pedro Antônio Resende Fogaça
    Marga Regina Welter
    Colégio Sagrada Família
    Suelen Jandrey da Silva
    Vera Lúcia Bucco de Liz
    Escola Básica Municipal Professor Fernando Ostermann
    Thomas Otte Corrêa
    Heidi Weingartner Gielow
    Escola Barão do Rio Branco

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB