Página principal
17-11-2017

Câmara homenageia pessoas e organizações com a entrega de moções de louvor em solenidade

  • 17112017

    A Câmara de Vereadores realizou na noite de quinta-feira (16) uma sessão solene de entrega de moções de louvor para homenagear pessoas, entidades e empresas pelos serviços prestados à comunidade e ao desenvolvimento social e econômico do município. Foram homenageadas cinco personalidades, uma entidade social e uma empresa. O evento aconteceu no Plenário da Casa.

    O vereador Almir Vieira (PP) homenageou o ex-vereador Braz Roncáglio, que exerceu 20 anos de vereança, entre 1989 e 2008, e atualmente é assessor do vereador Alexandre Caminha (PROS). O parlamentar disse que Braz Roncáglio deixou marcas no Legislativo e na cidade, com o seu trabalho e com suas propostas de lei. Falou da legislação que deu origem ao Distrito do Garcia, destacando que o ex-vereador foi nomeado secretário distrital por indicação unânime de todos os parlamentares da época. Almir Vieira destacou ainda a lei de autoria de Braz Roncáglio que implantou os sistemas de mutirão para a pavimentação de ruas, beneficiando milhares de famílias. “Quero dizer ainda que as sessões da Câmara ganham mais respeito com a sua presença aqui, passando um pouco de sua experiência e aconselhamentos”, ressaltou.

    Braz Roncáglio agradeceu aos vereadores Almir e Caminha porque o trouxeram de volta ao lugar, que segundo ele, nunca devia ter saído. Saudou a família e amigos que aceitaram o convite por estarem ali presentes à homenagem. Disse que sente saudades do tempo que não havia muitos recursos disponíveis, mas que muito trabalho pôde ser feito. Relatou alguns projetos executados em atendimento a seus requerimentos e afirmou que sempre procurou trabalhar junto com o Executivo e com as associações de moradores. “O que nos falta muitas vezes é a união de esforços para buscar os resultados e isso não vai faltar enquanto eu estiver aqui “, assinalou.

    O presidente da Casa, Marcos da Rosa (DEM), fez sua homenagem ao Centro Terapêutico Vida (CTV), pelos 25 anos de serviços prestados à comunidade, na reabilitação de dependentes químicos. O parlamentar destacou que mais de 80% das pessoas atendidas pela entidade são recuperadas. “Por isso rendo essa homenagem ao CTV pelo magnífico trabalho que fazem em favor da vida”. Ao receber a moção de louvor, Andrey Fortes, responsável pelo CTV, disse que falar da entidade é falar de uma grande problemática da sociedade, que é a dependência química. “O CTV acolheu mais de três mil pessoas em situação de ruas, sem vínculo familiar e pelo nosso trabalho voluntário tiveram a oportunidade de serem reabilitadas à sociedade “, comentou, ressaltando que a colheita do trabalho é enorme, pois sempre encontra pessoas e ouve depoimentos sobre o bem que o CTV causou na vida delas.

    O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) prestou homenagem à empresa Datainfo pelos 15 anos de fundação e de trabalho apresentando soluções em tecnologia de informações a organizações brasileiras. “O que a Datainfo faz afeta diariamente a vida de 50 milhões de brasileiros”, ressaltou o parlamentar. Ele citou que entre as organizações e sistemas que a empresa atende no Brasil está a Caixa Econômica Federal, no cadastro do programa Bolsa Família, e também o cadastramento dos estudantes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O sucesso de vocês alegra a todos os blumenauenses, por isso nossa homenagem é em nome também de todos os empresários, empreendedores e trabalhadores de Blumenau”, reforçou Zimmermann, que entregou a honraria aos dois sócios da empresa, Márcio Gonçalves e Marcelo Ferrari.

    Ao agradecer a homenagem, Márcio Gonçalves afirmou que a solenidade era o reconhecimento do trabalho árduo de todos que levantam cedo e contribuem para o crescimento da cidade. Destacou que a Datainfo emprega aproximadamente 250 profissionais e que Blumenau é uma cidade de vencedores, forte e representativa em Santa Catarina e no Brasil. “A nós da Datainfo cabe o papel de ajudar essa cidade com tecnologia e inovação. É dessa forma queremos continuar a nos orgulhar nos próximos 15 anos, porque a tecnologia pode sim melhorar a vida das pessoas, das organizações e do setor público”, sustentou.

    O vereador Ito (PR) indicou a moção de louvor para Ricardo Moreira, pela sua atuação há 30 anos à Liga Blumenauense de Futebol Amador. “Em nome de todos os clubes amadores de Blumenau e da região nossos agradecimentos por tudo que você fez pelo esporte”, agradeceu. Ricardo Moreira disse que não enumeraria a todos que o ajudaram na trajetória porque falaria por muito tempo. Agradeceu o vereador Ito pela homenagem e ressaltou que o futebol amador de Blumenau tem muitas histórias bonitas para serem contadas.

    O vereador Ricardo Alba (sem partido) homenageou Hilário Teixeira pelos serviços prestados como agente de trânsito nas ruas da cidade durante 20 anos, e que se aposentou recentemente. O parlamentar destacou que a homenagem foi muito especial. “Ele mora no coração dos blumenauenses, pois todos o conhecem, o guarda de trânsito da Beira Rio, que ajudava a todos a atravessar a faixa de pedestres com segurança, com um sorriso no rosto. É um ser muito amigável, insubstituível. Ele estará na memória de todos como sendo o agente de felicidade e segurança no trânsito, sempre espalhando sua alegria para as nossas vidas”, declarou, ressaltando que todos os cidadãos vão sentir falta dele, agora que se aposentou.

    O homenageado Hilário Teixeira expressou sua felicidade em receber a honraria. Agradeceu ao vereador proponente e enfatizou que esta é a segunda moção de louvor que recebe da Câmara de Vereadores. “Nesses 20 anos em que trabalhei no trânsito eu aprendi muito. Aprendi como é bom servir as pessoas bem. Sempre procuro melhorar as coisas, seja no serviço público, na minha vida particular ou comunitária. Não adianta ficarmos reclamando e criticando sempre, devemos agir e procurar enxergar as coisas boas da cidade para tornar a vida melhor para todos. A comunidade, às vezes, não percebe os aspectos positivos da cidade por causa da correria do dia a dia. Os blumenauenses são de um povo trabalhador, que merecem atenção, merecem ser tratados com carinho e respeito pelo servidor público”, declarou.

    Antes de prestar sua homenagem, o vereador Bruno Cunha (PSB) citou todos os homenageados da noite e ressaltou a importância das suas contribuições para o município. “Eu sempre digo que a cidade é feita de vários heróis e heroínas. E ser herói e heroína não é fazer coisas impossíveis, mas sim dar o melhor de nós para os outros dentro daquilo a que temos acesso”. Logo após, fez homenagem para Márcia Cani pelos serviços prestados há cinco anos à frente dos restaurantes Clube Guarani e Terrace Concept, além de sua contribuição em trabalhos voluntários e sociais. “Ela é uma pessoa guerreira, que tem uma história de superação, que sempre, nos momentos mais difíceis, acreditou que era possível, que um sorriso ajuda, e, sobretudo, que a paz e o amor transformam. Ela também entende que a alimentação não é só um ato para o estômago, mas para a alma. Ela inclui nas receitas mais do que só os ingredientes, mas também o amor. Esse sentimento que nos conecta, nos transforma e transforma o mundo”, ressaltou.

    Ao se pronunciar, Márcia Cani agradeceu a Deus, ao vereador proponente da homenagem, aos familiares e a todos, que segundo ela, contribuíram para aquele momento. “Na correia do dia a dia, nós deixamos muitos acontecimentos passarem rápido e somente em situações como esta é que percebemos como os pequenos detalhes são importantes. Eu nasci em uma família grande, com muitas limitações e com muitos desafios a serem superados. Em meio a tudo isso, eu sempre tive o sonho de conquistar uma vida melhor para mim e para meus familiares com muita dignidade. Sem medo e sem limitar a minha ambição eu fui em busca deste sonho”, afirmou.

    Disse que ser empresária na realidade política e econômica atual requer conhecimento e muito trabalho. Destacou que a educação é fundamental para tornar o cidadão atuante, ativo, pensante e realizado profissionalmente. “Sou uma empresária apaixonada pelo que faço e não saberia viver diferente, pois foi assim que sonhei e assim quero viver”, ressaltou.

    O vereador Jovino Cardoso (PSD) entregou a última moção de louvor da noite para Valdir José da Silva, por se destacar entre os 10 melhores distribuidores da marca Filtros Europa. Parabenizou o homenageado, destacando que ele é uma pessoa amiga, um guerreiro e que está em Blumenau há muito tempo contribuindo com a cidade como empresário. Em outro momento, chamou a filha mais velha do homenageado, Graziela, para se pronunciar. “Eu posso dizer de todo o meu coração que é uma honra e um orgulho imenso fazer esta homenagem. O meu pai é meu discípulo, é uma pessoa vencedora, que não olhou para as dificuldades e conquistou tudo sem ter referência de empresários na família. Ele me ensinou a sempre fazer o melhor para os clientes. Hoje nós somos vencedores, conquistando tudo com caráter e lisura e assumindo uma posição de destaque no Brasil”, reconheceu, recordando como a empresa começou em 1996 e agradecendo a Deus e ao vereador proponente pela oportunidade.

    O homenageado expressou sua felicidade em receber a honraria e fez uma reflexão sobre a situação econômica de Blumenau. Disse que está há 40 anos na cidade e lamentou que muitos comércios e indústrias estão fechando as portas. Apontou que o povo é trabalhador, mas ressaltou que Blumenau precisa deixar de ser individualista e deve buscar a união e parcerias com outras cidades para voltar a crescer.

    A Sessão Solene será reprisada pela TV Legislativa no próximo sábado, dia 18 de novembro, às 21 horas nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Pode ser assistida em desktops, notebooks e dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS na página do Poder Legislativo na internet. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB