Página principal
25-10-2017

Câmara homenageia oito pessoas e entidades com a Comenda Municipal do Mérito da Caridade Papa João Paulo II

  • solene24out17

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite desta terça-feira (24) a entrega da Comenda Municipal do Mérito da Caridade Papa João Paulo II a oito pessoas e entidades pelo trabalho de caráter assistencial, caritativo, filantrópico e de relevância social que prestam ao município. A solenidade, que aconteceu no Plenário, foi presidida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Almir Vieira (PP).

    O vereador Adriano Pereira (PT) propôs a Comenda para a Associação Blumenauense de Deficientes Físicos. O parlamentar justificou a homenagem destacando que se caridade tem a ver com o amor ao próximo, a Abludef representa fortemente estes sentimentos. Lembrou a missão da entidade de articular junto com o poder público a inclusão social, o combate ao preconceito e a garantia dos direitos assegurados na legislação. “Uma entidade de grande valor, que realiza um trabalho importantíssimo, que hoje conta com 600 associados, e que tem cadastrados mais de 2 mil pessoas a quem beneficia direta e indiretamente”. A condecoração foi entregue à presidente da entidade, Maria Helena Maba. Ela agradeceu a homenagem, ressaltando que sempre foi acolhida pela Câmara. “Agradeço a todos os vereadores pela indicação e pelo apoio. “Só tenho a agradecer a todos vocês que conhecem a nossa caminhada. É muito emocionante estar aqui e ter esse reconhecimento ao nosso trabalho, feito de grão em grão e, dessa forma, fizemos muito”, afirmou.

    O vereador Zeca Bombeiro (SD) homenageou a Comunidade Espírita Irmã Lúcia (CEIL) Recanto do Saber. O parlamentar ressaltou o trabalho do casal fundador da entidade, José Fernando e Eunice Araújo, que começaram o atendimento em sua própria casa há 17 anos. “Hoje é uma das mais respeitadas comunidades, com a participação, por meio da internet, de pessoas de mais 100 países, levando amor e transformação para o mundo”, disse, assinalando que a entidade oferece cursos básicos visando o melhoramento espiritual e o entendimento dos frequentadores. Reforçou ainda que a CEIL contribui para mudar a vida das pessoas para melhor.

    Eunice Araújo foi quem recebeu a condecoração e dedicou a homenagem a todos que fazem parte da entidade. Disse que o trabalho da CEIL vai muito além de bandeiras religiosas. “Trabalhamos para tornar as pessoas cidadãos de bem, independente da religião que praticam. A elas levamos amor, conhecimento, aprendizado e caridade moral. Com pessoas melhores, o mundo se tornará melhor”.

    O vereador Oldemar Becker (DEM) foi o autor da homenagem ao Clube de Mães Paz e Amor, entregando a comenda para a presidente da entidade, Sueli Sedrez. O parlamentar enalteceu o trabalho realizado pela homenageada, ressaltando que ela consegue manter o clube unido e à frente de uma missão voltada para quem tanto precisa. “Você é muito merecedora dessa Comenda da Caridade Papa João Paulo II, por realizar tão belíssimo trabalho”, enfatizou.

    Sueli agradeceu a honraria e disse que há 37 anos o Clube de Mães Paz e Amor reúne mulheres que confeccionam enxovais de bebês para gestantes e mamães carentes. “Pessoas que ficam sempre muito satisfeitas pelas doações e pelo trabalho, que tem muito amor e carinho envolvidos”, destacou.

    O vereador Ito (PR) indicou à comenda para a Casa São Simeão e fez a entrega para o presidente da instituição, Nelson João de Souza Filho. O vereador relembrou a história da casa de repouso para idosos, fundada em 1877, e dos serviços que ela oferece aos internos. “Essa entidade tornou-se uma referência no atendimento ao idoso, pela excelência dos serviços, pela estrutura, pela dedicação com que trata os idosos. Desejo que Deus continue iluminando todos os servidores daquela casa para que persistam cuidando bem dos nossos velhinhos”, disse.

    Ao receber a condecoração, Nelson João de Souza Filho, ressaltou que a missão da Casa São Simeão e de todos os 75 colaboradores da instituição é proporcionar bem estar e atendimento de excelência aos 76 internos. Ressaltou que a conquista da Comenda é a conjugação dos esforços de todos que no dia a dia se dedicam a oferecer uma vida mais digna aos idosos internos e que o reconhecimento era para os colaboradores da instituição que se doam por paixão ao trabalho.

    O Centro de Valorização da Vida (CVV) foi a entidade indicada pelo vereador Jens Mantau (PSDB), que destacou o trabalho voluntário de muitas pessoas que se dedicam a valorizar a vida. “É uma honra homenagear o CVV e todos os seus voluntários que se dedicam ao próximo”, afirmou, ressaltando que e o CVV é uma entidade que presta atendimento gratuito, sigiloso durante 24 horas em todos os dias da semana. Em Blumenau foi fundado há 32 anos.

    O voluntário João Carlos foi quem recebeu a comenda. Destacou que o CVV reúne no mundo dois mil voluntários que atendem aproximadamente um milhão de pessoas por mês. Em Blumenau são cerca de 40 voluntários, que fazem uma média de 1.300 atendimentos mensais. “Prestamos apoio emocional a pessoas que precisam conversar ou desabafar, e mantemos total sigilo e anonimato”, explicou.

    O Badminton Blumenau Clube (BBC), foi homenageado pelo vereador Almir Vieira (PP). O parlamentar fez questão de dizer que o badminton era a “ brincadeira da peteca” que fez parte da sua infância e de outras pessoas presentes. “O BBC reúne famílias por meio dessa brincadeira, que é também um jogo olímpico desde 1992, e realiza muitas ações sociais, atendendo um grupo de 30 crianças e jovens e 20 adultos”, salientou, assinalando que o esporte começou a ser divulgado em Blumenau em 1955, introduzido por famílias de imigrantes alemães. Comentou que alguns atletas blumenauenses já foram campeões em jogos sul americanos da modalidade.

    A condecoração foi recebida pelo coordenador do BBC, João Cesar Sendeski. Ele enfatizou que o clube tem o compromisso de fazer o bem, trabalhando pessoas para que sejam vencedoras não só nas quadras de badminton, mas também na vida. “Estamos levando às crianças e jovens que treinamos esperança e acreditamos no esporte como ferramenta educacional, por isso seguimos adiante”, afirmou.

    O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) fez a sua homenagem para a entidade Bethel 04 – Queren Hapuc, ligada à organização paramaçônica Filhas de Jó Internacional. Ele explicou que é uma ordem internacional que trabalha com meninas entre 10 e 20 anos, sob os princípios filosóficos e filantrópicos. “É uma organização que não educa apenas, mas também desenvolve as jovens espiritual e moralmente”. Ele entregou a comenda à jovem participante da entidade, Sara Aragão.

    Ao agradecer a honraria, Sara disse que a recebia com muita afeição e que tal reconhecimento tinha muito significado, porque trazia a lembrança todo o trabelho realizado pelo Bethel 04 – Queren Apuc nesses 21 anos de existência em Blumenau. Reforçou que é o significado do trabalho de mobilização de todos que passaram pela entidade durante esse período e de todos os que se dedicam a tão nobre causa. “A entidade auxilia na evolução de toda a comunidade em que está inserida e dedicamos especialmente nosso trabalho em prol dos necessitados”.

    O vereador Alexandre Caminha (PROS), homenageou a Greenplace Park, considerado um empreendimento social, implantado em 2015. “É um espaço para praticar esportes de ação, encontrar amigos, pensar a cidade, desenvolver ações e estimular a cultura coletiva, nascido de um sonho em transformar uma antiga fábrica abandonada, e que virou realidade pela inciativa do casal Ramon Cunha e Jaqueline Oliveira”, destacou o parlamentar. Segundo ele a antiga fábrica no bairro do Garcia foi transformada num espaço coletivo com a colaboração de mais de 670 voluntários e com a utilização de toneladas de resíduos recicláveis. “Ofereceram à comunidade um lugar seguro, criativo e inclusivo”, salientou.

    Ao agradecer a homenagem, Jaqueline Oliveira falou sobre a importância de resignificar espaços ociosos na cidade. “Há muitas formas de experimentar e ocupar espaços em que que as pessoas possam exercerem a sua cidadania”, observou. Agradeceu aos voluntários e aos patrocinadores, sem os quais o projeto não teria sido possível. Ressaltou também que a Greenplace tem como princípio a sustentabilidade, já que o espaço físico é praticamente todo construído a partir da reciclagem.

    A Sessão Solene será reprisada pela TV Legislativa, no próximo domingo, dia 29, às 23 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível do site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Fotos: Jessica de Morais CMB