Página principal
12-06-2014

Câmara homenageia Furb pelos 50 anos de história

  • furb_50

    A Câmara realizou na noite desta quarta-feira (11) sessão solene itinerante em homenagem aos 50 anos de história da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Central, no Campus I. Na oportunidade, cinco servidores mais antigos, que ainda têm atividades na instituição, foram homenageados: Juarês José Aumond, Doroti Jung Wanke, Gilberto Martins Galvão, Roberto Bernhard Disse e Paulo Oscar Baier. Este último não esteve presente por motivo de trabalho.

    Veja as imagens da Solenidade:

      

    Representando os homenageados, o professor doutor Juarês José Aumond disse que a história da Furb é a história de Blumenau e do Vale do Itajaí e que atualmente se estende por todo o território nacional, por meio dos profissionais que formou e pelo conhecimento que disseminam a todo o País. “A história de todo o Vale se confunde com a historia da Furb. Eu me questiono, o que seria do Vale do Itajaí sem a nossa universidade, tão representativa nas várias áreas do conhecimento e também na cultura e na arte, porque tivemos muitas expressões nesses 50 anos”, destacou, afirmando que a Furb evoluiu junto com a população da região.

    Aumond apontou ainda que a instituição ajudou a construir a sociedade do Vale do Itajaí e que tanto Blumenau, como a região seriam muito diferentes sem a universidade. Exemplificou que pela intervenção da Furb, a região é uma das áreas mais preservadas da Mata Atlântica.

    O reitor da Furb, João Natel, ocupou a tribuna para agradecer a sensibilidade da Câmara em homenagear as instituições e servidores, pelo tempo de serviço e dedicação à universidade. Resgatou a história da universidade e ressaltou que ela surgiu do desejo da comunidade. “Tudo começou no dia 02 de maio de 1964 com uma aula inaugural. Mas a história começa antes, quando uma mãe fez um artigo a um jornal local, questionando o porquê a cidade não tinha uma universidade. Um vereador da época abraçou a causa, fez moção, se engajou e logo a instituição foi criada”.

    Ressaltou que o Poder Legislativo sempre contribuiu para a formação da universidade. E, por este motivo, fez uma homenagem ao Parlamento com uma placa em referência aos 50 anos.

    Em seguida, o secretário municipal de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, representando o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), agradeceu a instituição pelo o que ela representa para o município e região. Ressaltou que o desafio é manter a Furb no atual patamar e que a prefeitura quer colaborar para que a universidade tenha ainda mais êxito em suas ações futuras. “O futuro do Brasil está na valorização da educação e nós temos ciência disso e só temos a enaltecer e agradecer o que a Furb construiu nesses 50 anos e quem ainda vai construir com certeza”.

    Em nome dos vereadores, Jefferson Forest (PT) contou que iniciou sua militância política no movimento acadêmico. Ressaltou que participou da primeira discussão em torno da eleição da reitoria através de votação. “Uma universidade só pode ser construída com 50 anos com o suprassumo do pensamento científico da sociedade. Teve época em que as universidades eram vistas como formadoras de mão-de-obra para trabalho. Hoje foi superado e a FURB continuou viva apesar das dificuldades”.

    Disse que a Furb precisa ser um Centro de Política Públicas. Apontou que a história da instituição se confunde com a de Blumenau. “A Furb em que auxiliar a administração pública municipal. Contribuir ainda mais com a sociedade. Discutir os problemas mais básicos da comunidade. Temos uma cidade fantástica, mas que tem muita riqueza e muita pobreza. Os governantes tem que ouvir o que sai de dentro da universidade”.

    Em seguida, Rafael Corrêa, em nome da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), destacou que falar da FURB é falar da vida de cada blumenauense. Lembrou que estudou na FURB e fez especialização na instituição. “Eu trabalho em uma associação que foi pensada dentro da Universidade. Santa Catarina tem este modelo de associativismo. Foi criada pela força da comunidade que estava aqui dentro”.

    Ao encerrar, o presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), agradeceu a presença dos homenageados, vereadores, demais autoridades, e comunidade. A sessão será reprisada neste sábado (14), às 21h, pelos canais 16 (NET) e 19 (BTV). Também está disponível no site www.camarablu.sc.gov.br.

    Foto: Daniel Zimmermann – Divulgação FURB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu