Página principal
15-12-2014

Câmara homenageia Dom José Negri em sessão solene

  • dom jose

    A Câmara de Vereadores realizou, na noite da última sexta-feira (12), sessão solene em homenagem a Dom José Negri. A solenidade foi em reconhecimento ao trabalho que o religioso desempenhou como bispo da Diocese de Blumenau durante seis anos. O evento foi conduzido pelo presidente do Legislativo, Vanderlei de Oliveira (PT), e foi proposto pelo vereador Mário Hildebrandt (PSD).

    Assista a Sessão na íntegra [VER

    Assista o Resumo da Sessão [VER]

    Fotos: Renan Olaz | Agência Camarablu 

    Hildebrant ressaltou que o momento foi de agradecimento à dedicação e ao trabalho que ele desenvolveu na comunidade blumenauense. Contou a história dele e da sua chegada no Brasil, em 1987, destacando seu trabalho como missionário. “Foi esse o compromisso fiel que o fez deixar a Itália. Ele alia em sua vida dedicação e fidelidade a uma vocação religiosa de servir a Jesus Cristo. Exerceu com determinação sua liderança episcopal. Durante esse período, Dom José Negri proveu com atenção os trabalhos diocesanos responsáveis pelo desenvolvimento e expansão da Igreja e da fé cristã na região”, exaltou o parlamentar.

    Informou que a diocese possui 40 paróquias, uma área pastoral e 284 comunidades. Por fim, desejou que Deus o abençoe na nova missão em Santo Amaro, São Paulo.

    O vereador Marcos da Rosa (DEM) também ocupou a tribuna para reconhecer os serviços prestados por Dom José Negri. “Seus escritos deixam claro que o seu ministério episcopal vai além das fronteiras religiosas, preserva o que é justo e honesto”, ressaltou, acrescentando que ele deixa um legado para o povo de Blumenau.

    Para o parlamentar Antônio Veneza (PSD), foi uma satisfação fazer essa homenagem ao religioso. Disse que a homenagem foi em nome do povo blumenauense e garantiu que a Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, o aguarda de braços abertos.

    Representando o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), o líder do governo na Câmara, vereador Cezar Cim (PP), registrou a importância de resgatar os valores cristãos e sociais anunciados pela Igreja, família e escola, como acontecia na sua época de infância. “Dom José Negri e os demais religiosos da diocese estão conseguindo resgatar essa credibilidade e influência da Igreja sobre nós”, declarou, destacando a simplicidade e o envolvimento do religioso com a população. Disse que mesmo com a partida dele, está feliz, pois ele cumpriu sua função. Também desejou que Deus o ilumine e o abençoe na sua nova caminhada.

    Em nome da comunidade, o presidente do Centro de Integração-Empresa e Escola, Mércio Felsky, disse que, por meio do comando do religioso, ele e outros membros do Conselho Econômico da diocese puderam servir a comunidade. “Dessa forma aprendemos com o seu espírito missionário, conhecemos a sua humildade. Com o seu talento e perspicácia, apaziguou o rebanho”, reconheceu.

    Representando o Sínodo do Vale do Itajaí da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o vice-pastor sinodal Ireneu Wolf leu um trecho da Bíblia sobre a responsabilidade dos dirigentes da Igreja. “A liderança da Igreja de Cristo é caracterizada da seguinte forma: alguém que ama o bem, que é prudente e justo, disciplinado e dedicado a Deus”, citou, dizendo que essas palavras representam Dom José Negri. 

    Palavra de Dom José

    O homenageado reconheceu que os serviços prestados em Blumenau só aconteceram por causa da colaboração de todos, dos padres, dos diáconos, religiosos e leigos. “Trabalharam com muito afinco e amor. Todo esse serviço foi levado adiante através da comunhão que existe entre nós”. Saudou e agradeceu ao vereador Mário Hildebrandt pela homenagem e a toda a sociedade.

    Quando cheguei na cidade, há seis anos atrás, senti que tinha um terreno fértil. O povo me acolheu com carinho e amor. O blumenauense tem essa característica de ser hospedeiro e ser alegre. Atribuo isso também à tradição religiosa e às raízes cristãs que são a coluna da sociedade, e estão ainda presentes na cidade”, disse, lembrando da colonização.

    Destacou que deu continuidade ao trabalho do antecessor, mas que propôs uma missão que vem do preceito evangélico “Que todos sejam um”, não só dentro da Igreja, mas também dentro dos segmentos da sociedade.

    Participantes

    Participaram da solenidade, ainda, o pároco da Catedral São Paulo Apóstolopadre João Bachmann; o presidente da Comunidade Evangélica de Blumenaupastor Adelino Sasse; o Frei Edgar Weist, a articuladora das pastorais sociais, Camila da Luz; o representante da Pastoral da Juventude da Diocese de Blumenau, William Pereira Rocha; e o diretor da Fundação Pró-Família, Júlio César Pereira.

    A sessão será reprisada pela TV Legislativa nesta segunda-feira (15), às 20h, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também está disponível no site camarablu.sc.gov.br.

    Fonte: Assessoria de Imprensa