Página principal
17-04-2019

Câmara homenageia cinco personalidades e instituições com a entrega de moções de louvor em sessão solene

  • Solene foto tratada 16 042019

    A Câmara de Vereadores realizou na noite dessa terça-feira (16) uma sessão solene para a entrega de moções de louvor a pessoas e instituições que contribuem para desenvolvimento social do município. Foram cinco homenageados, indicados pelos vereadores Marcelo Lanzarin (MDB), Bruno Cunha (PSB), Almir Vieira (PP), Jovino Cardoso (PROS) e Alexandre Caminha (PP). A banda do 23º Batalhão de Infantaria esteve presente e abrilhantou a solenidade executando o hino de Blumenau e outras músicas durante as homenagens.

    A primeira homenagem da noite foi feita pelo vice-presidente do Legislativo blumenauense, vereador Bruno Cunha, ao projeto “Comissão OAB vai à Escola”. O parlamentar destacou a importância do projeto criado em 2001 para levar noções de cidadania a centenas de estudantes, incentivando-os a buscarem mais conhecimento. “A raiz da solução de todos os nossos problemas está na escola. Sou defensor ferrenho da constitucionalidade e muitas vezes temos anseios de projetos, mas não podemos colocar a política à frente da lei. Temos que conscientizar as pessoas do que podemos fazer no âmbito municipal”, assinalou, enfatizando o valor do projeto para agregar conhecimentos sobre direitos e deveres aos jovens.

    A honraria foi recebida pelo vice-presidente da OAB – Seção de Blumenau, Guilherme Simões de Barros. Ele disse que sentia muito orgulho em representar a OAB naquela ocasião. Ressaltou que a Comissão OAB vai à Escola oportuniza cidadania e conhecimentos sobre direitos a muitos estudantes. “Abrir os olhos de uma criança e de um jovem para o direito permite o exercício da cidadania com mais segurança”, afirmou, ressaltando que é preciso reconhecer o valor do trabalho voluntário dos advogados envolvidos no projeto. Destacou que a Comissão OAB vai à Escola é coordenada por Tatiana Myrna Baumgarten, Gustavo Henrique Gunchoroski e Alexandre Bruel Stange.

    O vereador Jovino Cardoso entregou a moção de louvor para a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola. Disse que é um privilégio ter uma mulher como reitora da Universidade, destacando a coragem e a determinação de Márica Sardá para concorrer ao maior cargo da FURB. “Sabemos que os desafios são enormes e cabe a nós, como Casa Legislativa, dar todo o apoio necessário à FURB, que tem um histórico de contribuição com o município, pela formação de tantos jovens”, frisou, parabenizando e desejando êxito à primeira reitora da universidade.

    Ao receber a honraria a reitora agradeceu imensamente os parlamentares. “A FURB é uma autarquia pública e nos sentimos em casa aqui na Câmara”, disse, destacando a importância da aproximação da universidade com o Legislativo. Lembrou que em 2 de maio a FURB vai completar 55 anos, sendo a primeira universidade do interior de Santa Catarina e que representou papel relevante no desenvolvimento do município e de toda a região. “Para mim é uma honra ser a primeira mulher a dirigir a nossa universidade, o que aumenta a minha responsabilidade, mas estou preparada para isso”, salientou, ressaltando que tem ao seu lado uma equipe maravilhosa.

    O vereador Almir Vieira (PP) subscreveu a moção de louvor, indicada pelo vereador Marcelo Lanzarin, ao 23º Batalhão de Infantaria, pelos 80 anos da instituição. O vereador Almir Vieira, que é sargento da reserva remunerada do 23º BI, foi quem fez a entrega da honraria ao coronel André Luiz Grenteski, comandante da instituição.

    O parlamentar destacou a atuação do 23º BI nos momentos de crise, especialmente nas enchentes que castigam o município. “O 23º BI faz parte da história de Blumenau e está no coração dos blumenauenses. Nós só temos que agradecer muito por tudo à essa corporação que tanto fez e faz pela cidade”, destacou. Ele ainda homenageou a instituição com um vídeo lembrando fatos marcantes da história desses 80 anos da corporação.

    O coronel Andre Luiz Grenteski disse que era uma honra para a corporação receber tão ilustre homenagem. Destacou que quem fez parte do 23º BI jamais vai esquecer o tempo da caserna, porque tudo ficará bem gravado na memória e na alma. Assinalou que a estreita ligação do 23º BI com a sociedade blumenauense é inigualável. “Disse um dia que o 23º BI passou a viver no coração dos blumenauenses, mas acho que me equivoquei, é a cidade que passou a viver no coração da corporação”, afirmou, explicando que alguns soldados de fora da cidade retornam a ela depois de entrarem para a reserva.

    Em seguida, o comandante entregou uma moeda comemorativa dos 80 anos do 23º BI e dos 25 anos da Associação dos Amigos do 23º Batalhão ao presidente da Casa, Marcelo Lanzarin, e ao vereador Almir Vieira.

    Na sequência o presidente Marcelo Lanzarin homenageou a Associação dos Amigos do 23º Batalhão pelos 25 anos de fundação. Disse que a associação nasceu com a finalidade de estreitar laços de amizade entre os integrantes do batalhão e os cidadãos blumenauenses. Também destacou a atuação imprescindível do 23º BI na enchente de 1983. “Eu não estava na cidade naquela época, mas sei daqueles dias trágicos vividos pela população, que contou com o apoio fundamental do Batalhão que sempre nos assiste em momentos difíceis como esses”, ressaltou.

    A moção de louvor foi recebida pelo presidente da entidade, Gilberto Siebert. “É uma alegria receber essa homenagem e a recebo em nome de todos que fizeram parte desses 25 anos de história”. Convidou os parlamentares e os presentes para prestigiarem a “Feijoada do 23º BI”, dia 15 de junho, no setor 3 da Vila Germânica.

    A última homenagem da noite foi realizada pelo vereador Alexandre Caminha. O parlamentar indicou a voluntária Márgara Hadich, pelos relevantes serviços prestados às pessoas carentes de Blumenau. Ele lembrou que Márgara foi artista e presidente da Sociedade dos Escritores de Blumenau por mais três décadas. Disse que eram muitos os talentos dela, mas que a homenagem era pelo serviço voluntário que ela e o marido, Adalberto, fazem diariamente em favor das pessoas carentes e doentes. “Você que só critica e nada faz, inspire-se no exemplo da Márgara e faça a diferença em Blumenau como ela faz”, observou. Relatou que a homenageada ajuda mais de 2.800 famílias, representando 17.200 pessoas e que acompanha 63 pessoas acamadas diariamente.

    Ao agradecer, Márgara enfatizou que a gratidão vinha da alma pela homenagem. Ressaltou que Blumenau deve olhar para os morros, porque é lá que está a dor e a tristeza. Disse ainda que a caridade por si só não adianta, por que a entrega ao outro precisa ser também de empatia. “É fácil fazer caridade quando se tem dinheiro, mas caridade para mim é tirar de onde não se tem e nos momentos mais difíceis da sua vida se dedicar a quem precisa. A condição humana todos temos, mas ser humanizada é diferente. Eu não faço caridade, eu recebo as pessoas com humanização”, assinalou.

    A solenidade será reprisada pela TVL no próximo sábado, 20, às 23 horas pelo canal 14 da NET. Também ficará disponível no site da câmara: www.camarablu.sc.gov.br

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB