Página principal
26-10-2018

Câmara homenageia cinco entidades com a entrega da Comenda Municipal do Mérito da Caridade Papa João Paulo II

  • solene26out18

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite de quinta-feira (25) a entrega da Comenda Municipal do Mérito da Caridade Papa João Paulo II. A condecoração foi entregue a cinco entidades que contribuem com trabalhos voluntários de caráter assistencial, caritativo, filantrópico e de relevância social.
    A comenda foi criada através do Decreto Legislativo nº 863, em 2015. A homenagem leva o nome do Papa João Paulo II que foi pontífice por 26 anos.

    A solenidade reuniu voluntários, admiradores e familiares das entidades homenageadas e foi presidida pelo vereador Almir Vieira (PP). Também participaram os vereadores Zeca Bombeiro (SD), Bruno Cunha (PSB), Jens Mantau (PSDB), Professor Gilson (PSD) e Oldemar Becker (DEM).

    A primeira homenagem da noite foi realizada pelo vereador Zeca Bombeiro que entregou a Comenda para a Casa da Esperança, representada pela presidente Elizabeth Rebellato. O parlamentar ressaltou que a Casa da Esperança iniciou em 1979 e hoje atende a 140 crianças no contraturno escolar, de forma totalmente gratuita no bairro da Glória. “É um trabalho brilhante o que vocês fazem e quem dera todos os bairros pudessem contar com um trabalho como esse que vocês fazem, que tiram as crianças das ruas, orientando-as e oferecendo-lhes muitas atividades”, assinalou.

    A presidente da entidade convidou todos os vereadores e a comunidade para conhecer a Casa da Esperança. “A casa oferece um espaço que dá tranquilidade aos pais e segurança para as crianças”, disse ela, assinalando que a contribuição de todos leva a um mundo muito melhor. Agradeceu a comunidade que contribui com doações e aos voluntários que participam no desenvolvimento dos projetos da entidade.

    O vereador Professor Gilson fez a segunda homenagem da noite, entregando a comenda para a Associação dos Amigos e Pais dos Portadores de Mielomeningocele (AAPPM). O parlamentar lembrou que coincidentemente a data de 25 de outubro é dedicada ao Dia de Conscientização sobre a mielomeningocele. “A homenagem é de todos nós e sempre terá nosso reconhecimento. Dizem que o amor é a maior das vocações, e vocês transmitem essa vocação para todos. Não tem como não chamar de vocacional o trabalho que vocês desenvolvem, não só com as crianças portadoras da doença, mas também com as famílias, pelo acolhimento”, salientou.

    Ao agradecer a honraria, presidente da AAPPM, Edna de Moraes Batista, disse que a gratidão é a memória do coração. Contou que há 14 anos teve sua filha com o diagnóstico da mielo e então sentiu a necessidade de lutar pelos direitos dela e levar as informações para outras famílias. Contou que hoje a entidade atende 85 associados com apoio pedagógico, jurídico, fisioterapia, aula de inglês, entre outras ações. Reclamou do preconceito que os portadores da doença ainda sofrem e também outros deficientes, advertindo que é preciso um olhar mais amoroso aos diferentes e que isso deve vir de casa. Dirigindo-se aos vereadores, destacou: “O reconhecimento de vocês abriu muitas portas para a AAPPM”.

    O vereador Bruno Cunha homenageou a organização Blumenau Social. “Muito importante homenagearmos essas entidades nessa semana, porque as pessoas acham que vão eleger um salvador. O Brasil que será renovado com o trabalho que vocês fazem diariamente”, disse, se dirigindo a todos. Sobre a ONG Blumenau Social, ressaltou que a organização é um instrumento de conexão entre as entidades que necessitam de ajuda e o voluntariado por meio da tecnologia. Disse que a homenagem é um pequeno reconhecimento para que tenham força para continuar a agir em favor de todos e citou Madre Teresa de Calcutá: “Não espere por grandes líderes, faça você mesmo”.

    Representando a organização, Camila Cunha recebeu a comenda e agradeceu toda a equipe responsável pela construção e desenvolvimento do projeto. “Essas pessoas são fundamentais na nossa história. Agradecemos também aos vereadores, à prefeitura e a todas as 50 instituições que nos apoiam, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas. Essas pessoas seguem dia após dia pelo movimento do bem e estão conosco contribuindo para que a comunidade também possa ajudar o próximo. E a comunidade abraça a causa de várias formas”, enfatizou.

    O vereador Jens Mantau fez sua homenagem para a Associação dos Amigos do Hospital Santa Isabel (Amabel). “É uma entidade que tem a missão de fazer com que o Hospital Santa Isabel tenha uma gestão auto-sustentável envolvendo a comunidade e consolidando-se como centro de excelência na área da saúde, visando aumentar as perspectivas de sucesso nos projetos e melhorias da instituição”, observou o parlamentar, que entregou a comenda para o presidente da entidade, Sergio Fernando Hess de Souza.

    Ao agradecer a honraria, Sergio de Souza destacou que a homenagem é uma forma de a comunidade agradecer o trabalho exercido por todos que são voluntários. “É o melhor reconhecimento que podemos ter. Ficamos extremante felizes por ter vindo da Câmara de Vereadores por unanimidade”, salientou, comentando que Blumenau impressiona pelo número de entidades e associações que fazem o bem, e que é uma das mais solidárias do Brasil.

    A última homenagem da noite foi realizada pelo vereador Almir Vieira à Associação Marlin Azul, na pessoa do treinador de natação Luiz Cláudio da Silveira. “É contagiante o trabalho que o Luiz Cláudio faz com as crianças carentes, incentivando-as no esporte da natação. Ele começou com oito crianças e hoje ajuda mais de 30 alunos, superando as dificuldades para dar continuidade ao trabalho em sintonia total com os atletas”, assinalou o parlamentar, lembrando que a homenagem é simbólica, mas do coração de toda a cidade.

    Emocionado, Luiz Cláudio lembrou de toda a ajuda que recebeu no início do seu trabalho e agradeceu especialmente a proprietária da Academia Acqua Sports, Maria Denise Ribeiro Ern, que abriu o espaço gratuitamente. Disse que quem quiser conhecer o projeto e as crianças que ele treina pode acompanhar as aulas naquela academia, às terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 13h45. Convidou também a comunidade para prestigiar o 6º Festival de Natação que será realizado sábado (27), para homenagear os pequenos atletas e arrecadar fundos para a associação.

    A TVL vai reprisar a sessão solene neste sábado (27) às 21h e no domingo (28) às 23h.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco | RM CMB