Página principal
12-08-2015

Câmara entrega títulos de Cidadão Emérito e Blumenauense a quatro personalidades

  • solene

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite da última terça-feira (11), a Sessão Solene de Entrega de Título Honorífico de Cidadão Emérito e Cidadão Blumenauense. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa e contou com a presença de parlamentares e autoridades.

    O vereador Fábio Fiedler (PSD) entregou título de Cidadão Blumenauense a Celso Mário Zipf. O parlamentar relembrou a trajetória profissional do homenageado, que foi secretário de estado, diretor do Besc, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Itajaí, e ocupou vários cargos na Furb, inclusive o de reitor. “Sinto muito orgulho de poder retribuir só um pouco do trabalho que o senhor prestou à universidade e um pouco dos conhecimentos que passou aos diversos alunos. Quero deixar registrado o carinho, amor e respeito que a cidade tem ao homenageá-lo em valorização a essa grandiosa história”, ressaltou.

    O reitor da Furb, João Natel, também fez uma breve homenagem a Celso Zipf em nome dos ex-alunos, destacando os principais avanços na universidade no período em que ocupou o cargo de reitor. “Foi através dos trabalhos do professor Celso Zipf que a Furb se transformou em uma instituição pública, iniciou o primeiro curso de mestrado e deu início às atividades da Rádio e TV Furb”, exemplificou. O homenageado disse ter orgulho por ser o primeiro professor ex-aluno da universidade e fez questão de destacar que o trabalho na universidade não foi feito só por ele. “Esse título é uma honra para mim. Não posso dividir o título, mas a honra de tê-lo recebido quero repartir com as pessoas que trabalharam comigo na universidade, dos diretórios, professores e funcionários. Meu muito obrigado também ao vereador Fábio pelas palavras elogiosas”.

    Outra personalidade que recebeu título de Cidadão Blumenauense foi José Campestrini, indicado pelo vereador Marco Antonio Wanrowsky (PSDB). O parlamentar apresentou um vídeo em que amigos e familiares do homenageado falaram a respeito do trabalho que desenvolveu na cidade, especialmente junto à comunidade italiana de Blumenau, ocupando inclusive o cargo de Cônsul Honorário da Itália.O que posso falar em nome da cidade é muito obrigado por você existir na nossa comunidade. Você é um motivo de orgulho para sua família, seus amigos e para todos os blumenauenses”, ressaltou. Campestrini agradeceu a presença de tantos amigos e familiares na Sessão Solene e disse ser difícil segurar a emoção pela homenagem inesperada. “Quero expressar minha gratidão à Câmara pela honrosa homenagem, e especialmente ao vereador Wanrowsky. Quero compartilhar essa homenagem com minha família e com a comunidade ítalo-brasileira da região. Minha querida cidade de Blumenau, conte sempre comigo”, disse, emocionado.

    A ex-vereadora Yara Luef recebeu título de Cidadã Emérita também por proposição do vereador Fábio Fiedler. Ele relembrou trajetória da homenageada, que foi vereadora por dois mandatos, tendo sido relatora do Regimento Interno da Câmara, e também dedicou 25 anos à direção da Escola Básica Municipal Lauro Müller. “A homenagem foi inspirada na necessidade que temos de engrandecer e estimular o trabalho e a dedicação da mulher na nossa sociedade. Este título é muito pouco em função do que representas. Obrigado pela dedicação, empenho e trabalho desempenhado. Parabéns pelo título concedido pela cidade de Blumenau”, ressaltou. Yara Luef disse sentir-se bastante honrada com o título. “Tive uma trajetória difícil ao me dividir entre as funções de diretora de escola, vereadora e também mãe de cinco filhos, mas devo ter deixado algum marco que fez a Casa aprovar meu nome para receber o título. Agradeço, pois é sempre é bom ser lembrada e reconhecida. Estou feliz, honrada e profundamente agradecida por esse reconhecimento”.

    O vereador Vanderlei de Oliveira (PT) conferiu o título de Cidadão Blumenauense ao sargento Vitor Dumke Filho.Vivo um dos momentos mais gratificantes da minha vida pública. Agradeço ao povo de Blumenau por ter me dado oportunidade de fazer essa homenagem”, afirmou o parlamentar. “O sargento Vitor é homenageado nesta noite por sua história de décadas na Polícia Militar e Polícia Ambiental, onde protegeu esse patrimônio de valor imensurável para a cidade. É um exemplo e uma referência de persistência e luta por uma sociedade mais igualitária”, complementou. O sargento relatou brevemente sua história e agradeceu o reconhecimento. “Sou natural de Pomerode e estou há 41 anos em Blumenau. Me orgulho de ser militar, ajudar os outros e fazer o bem. Quero agradecer a homenagem, especialmente ao vereador Vanderlei e a todos os colegas de farda que vieram prestigiar este momento. É muito bom ser lembrado, principalmente aos 61 anos de idade”, sustentou.

    A Sessão Solene será reprisada pela TVL no próximo sábado, dia 15, às 21 horas, e no domingo, dia 16, às 23 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br/atividades-da-camara/sessoes-solenes.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Vivian Persuhn | CMB