Página principal
26-02-2016

Câmara entrega títulos de Cidadão Blumenauense a Markus Blumenschein, João Ernesto Batista, Osório Tomazi e Josemar Batista de Oliveira

  • solene-25-02-2016

    A Câmara de Vereadores entregou, na Sessão Solene desta quinta-feira (25), quatro títulos honoríficos de Cidadão Blumenauense a personalidades da cidade. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Mário Hildebrandt (PSB), e aconteceu no Plenário da Casa. O título é conferido a pessoas que nasceram fora de Blumenau e contribuem para o desenvolvimento econômico, político e social do município. Além do presidente Hildebrandt, também estiveram presentes os vereadores Marcos da Rosa (DEM), Beto Tribess (PMDB), Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) e Ivan Naatz (PDT).

    O vereador Marcos da Rosa propôs e entregou o título de Cidadão Blumenauense a Osório Otávio Tomazi, sócio-administrador da Tarumã Empreendimentos Imobiliários. O parlamentar apresentou um vídeo que resumia a trajetória profissional do homenageado, responsável pela criação do grupo Tarumã, hoje formado por 4 empresas e com 41 anos de atuação. “Costumo dizer que a maior riqueza de uma cidade é a sua gente. Algumas se destacam por suas virtudes, e senhor Osório Otávio Tomazi se destaca por muitas qualidades, sem perder a melhor de todas: a humildade”, afirmou o parlamentar. Tomazi apontou que há 25 anos desempenha um trabalho sério, com determinação, pensando no desenvolvimento de Blumenau e na qualidade de vida das pessoas. “Já me sinto há muito tempo filho dessa terra. É um privilégio ser homenageado, mas lembro que só cheguei até aqui porque tenho pessoas ao meu redor que me dão suporte. Muito obrigado, Blumenau”.

    O médico anestesiologista Josemar Batista de Oliveira foi indicado ao título pelo vereador Marco Antonio Wanrowsky (PSDB), que relatou histórias que viveram juntos e ressaltou que a conduta do homenageado sempre foi reta, pautada pela ética, além de ser um excelente anestesiologista. “O Josemar é merecedor desse título. É um homem que soube, em sua trajetória, fazer o bem ao semelhante. Com orgulho faço essa homenagem em nome da minha cidade e de todos os colegas médicos”, frisou Wanrowsky. O parlamentar ainda apresentou um vídeo em que colegas de trabalho e amigos deram seus depoimentos sobre a atuação de Oliveira na medicina e no esporte. O homenageado ressaltou que essa data ficará marcada em sua vida, por ter recebido o reconhecimento pelo trabalho executado. “Consegui esse título baseado em dois pilares: a medicina e o esporte. Além de exercer a medicina, me dediquei a organizar corridas de ruas e a apoiar o futebol”, relatou. Ao final, pediu apoio da classe política e empresarial ao Hospital Santo Antônio e também ao Clube Atlético Metropolitano.

    O vereador Beto Tribess (PMDB) entregou o título de Cidadão Blumenauense a João Ernesto Batista, professor, advogado e ex-vereador da cidade. Relatou o currículo do homenageado, que foi professor em escolas do município, coordenador de cursos na Furb, auxiliou na implantação de escolas em Blumenau, foi fundador dos jogos estudantis da primavera e realizou diversas atividades comunitárias nas áreas da saúde, educação, esporte e segurança pública. “Esse novo cidadão blumenauense faz jus à honraria por tantas ações em prol do município de Blumenau”, reconheceu. O vereador ainda apresentou um vídeo com depoimentos de amigos e familiares do homenageado. João Ernesto contou parte de sua trajetória profissional, resumindo que passou grande parte dela dentro da Furb. Agradeceu a homenagem que recebeu dizendo que já havia adotado a cidade como sua, e ainda pretende fazer mais por ela. “Traduzo essa homenagem recebida com uma analogia: se o gaúcho, quando elege um local de bem querer, o chama de querência, também elegi Blumenau como minha querência, até o fim dos meus dias”, expressou. O professor Lourival Beckhauser, ex-presidente da Fundação Municipal de Desportos, também ocupou a tribuna para exaltar os méritos dos homenageados João Ernesto Batista e de Josemar Batista de Oliveira.

    O presidente Mário Hildebrandt (PSB) propôs a entrega do título honorífico a Markus Blumenschein, doutor e diretor da T-Systems do Brasil, com nacionalidade alemã e que está desde 2010 em Blumenau. “Markus Blumenschein tem a vida dedicada ao desenvolvimento social e empresarial da nossa cidade, atuando nas áreas de empreendedorismo, inovação, gestão, tecnologia, língua e cultura alemã, entre outras. Em tudo que faz deixa a marca de sua dedicação e competência empenhadas no desenvolvimento da nossa comunidade, seja na área empresarial ou social”, justificou. O empresário e Cônsul Honorário da Alemanha, Hans Prayon, também ocupou a tribuna, afirmando que possivelmente Blumenschein é a personalidade que recebeu o reconhecimento após o menor período de tempo na cidade, mas que a homenagem é justa e merecida. O homenageado compartilhou a honraria com todos aqueles que o receberam bem na cidade de Blumenau, ressaltando que também a equipe gerencial da T-Systems e sua família merecem compartilhar dessa conquista. “Blumenau tem um grande potencial que precisa realizar. É muito gratificante atuar aqui. Na minha cidade natal apenas engenheiros receberam titulação como essa. Sou geógrafo, mas talvez eu seja engenheiro das relações Brasil-Alemanha, tanto na T-Systems quanto nas entidades empresariais da cidade. Espero que possa ser um cidadão blumenauense cada vez melhor e talvez embaixador dessa cidade por bastante tempo”.

    A Sessão Solene será reprisada no próximo sábado, dia 27, às 21 horas, e no domingo, dia 28, às 23 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB