Página principal
04-12-2014

Câmara entrega Título de Cidadão Blumenauense a quatro personalidades

  • solene_03122014

    A Câmara de Vereadores promoveu, na noite desta quarta-feira (3), sessão solene para entrega de Título Honorífico de Cidadão Blumenauense ao aposentado Sido Stribel, ao radialista Haroldo Paz, ao empresário João Zata Borges e ao professor Roberto Diniz Saut. A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Roberto Tribess (PMDB), e aconteceu no Plenário
     
    O título é conferido a pessoas que nasceram fora de Blumenau e contribuem para o desenvolvimento econômico, político e social do município. A sessão será reprisada, no próximo sábado (6), às 21h, nos canais 14 da NET e 19 da BTV.
     
    Estiveram presentes os vereadores Jens Mantau (PSDB), vereador Jefferson Forest (PT) e o vereador Antônio Veneza (PSD). Também compareceram o reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), João Natel Pollonio Machado, o presidente do Instituto Histórico de Blumenau e Cônsul Honorário da Alemanha, Hans Prayon, o tenente Eduardo Ramos, representando o 23º B.I e o vice-presidente do Sínodo do Vale do Itajaí, pastor Irineu Wolf.
     
    O primeiro homenageado da noite foi o professor Roberto Diniz Saut. Agradeceu aos vereadores pela homenagem e dedicou o título a todas as pessoas que já passaram pela sua vida, aos familiares, comunidade, universidades por onde atuou e estudou. “Sem eles nada disso faria sentido, pois contribuíram para a construção do ser humano que sou hoje. Tive diversos lares mas, desde a década de 1970, Blumenau é minha morada”.
     
    O vereador Jefferson Forest disse que é uma honra prestar essa homenagem a ele. Lembrou que o título é a mais alta honraria concedida no município. “O professor tem um extenso currículo de serviços prestados à comunidade. Dentro da universidade, muitos acadêmicos se espelham nele. Eu tive a oportunidade de ser seu aluno na disciplina de História das Instituições Jurídicas. É um intelectual, estudioso do direito e da sociedade”, reconheceu, contando a história de vida dele.
     
    O parlamentar Jens Mantau prestou homenagem a Sido Stribel. Contou a história dele e da sua contribuição na Cia Hering. Mostrou um vídeo com depoimentos de pessoas que trabalharam e ainda trabalham com ele e também da família.
     
    Aos 80 anos, Sido Stribel recebeu o título com muita alegria, satisfação e emoção. Lembrou que está há 66 anos em Blumenau e trabalhou por 40 anos na Cia Hering e mais quatro anos no Museu Hering como monitor. Falou da sua história profissional na empresa, quando começou em 1948. Disse que trabalhou seis anos no setor da Fiação, como aprendiz de mecânico, e mais tarde foi transferido para o setor da Malharia, onde atuou até se aposentar. “A minha equipe e diretoria sempre me ajudaram”, recordou emocionado. 
     
    Também contou da sua atuação que continua até hoje na Igreja Evangélica Luterana Paz do bairro Velha. Agradeceu à Câmara de Vereadores e à equipe do Museu Hering. “Formávamos uma família. Faz dois meses que saí de lá e já estou com saudades”.
     
    O vereador Antônio Veneza parabenizou, em nome da Câmara de Vereadores, o radialista Haroldo Paz pelos trabalhos desenvolvidos na cidade, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Relatou um pouco da carreira dele e do trabalho voluntário que faz junto à Escola Básica Municipal Adelaide Starke. “Eu o conheço há 25 anos e sei da sua dedicação à cidade”. 
     
    O homenageado lembrou de quando chegou a Blumenau. “Cidade hospitaleira, tranquila, local que sonhei para viver, isso há mais de 30 anos”, confessou, contando como participou da fundação da Associação de Moradores São Bernardo e Adjacências e de quando integrou, em 1996, como tesoureiro, a Associação de Pais e Professores (APP) da Escola Básica Municipal Adelaide Starke.
     
    Recordou de como idealizou a fundação de um clube de futebol para resgatar a imagem da cidade no esporte. “Apresentei um projeto com o título de Esporte Clube Germânia na primeira reunião em novembro de 2011”, disse, relatando como foi o processo de criação do Clube Atlético Metropolitano.
     
    Veneza também entregou o título ao empresário João Zata Borges. Contou sua história de vida. Destacou que, além de sócio administrador da empresa Elétrica Zata, também atua em outros setores da sociedade. “Eu o conheço há aproximadamente 28 anos. É uma satisfação poder homenageá-lo, já que nunca mediu esforços para trabalhar no desenvolvimento e crescimento da região. Parabéns aos seus colaboradores e familiares”, concluiu o parlamentar.
     
    O empreendedor se sentiu honrado em receber o Título de Cidadão Blumenauense. Agradeceu ao Poder Legislativo e a Deus. “Agradeço ao povo de Blumenau que nos recebeu. Terra de pessoas trabalhadoras, de garra e de sabedoria”, finalizou Borges. 
     
    Fotos: Denner William | Agência CamaraBlu
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu