Página principal
29-07-2015

Câmara entrega sete moções de louvor em sessão solene

  • solene_29julho15

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, nesta terça-feira (28), a tradicional sessão solene para a entrega de sete moções de louvor. A solenidade aconteceu, às 19h, no plenário, onde foram homenageadas entidades, personalidades e empresas. Participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD), os vereadores Adriano Pereira (PT), Fábio Fiedler (PSD), Jefferson Forest (PT), Jens Mantau (PSDB), Oldemar Becker (PPS) e Zeca Bombeiro (SD).

    Também ocuparam a mesa dos trabalhos, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Marcos Ruediger, representando o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e o reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), João Natel Pollonio Machado.

    A primeira homenageada da noite foi a fundadora do Clube de Mães Paz e Amor da Paróquia Santo Antônio, Sebastiana de Oliveira, pela sua contribuição na entidade. “É uma noite muito especial. Ela é uma guerreia, uma lutadora. Aos 88 anos, não é qualquer dificuldade a deixa se abater. A alegria dela contagia por onde passa, sempre com disposição para trabalhar e a vontade de fazer o bem”, enalteceu o vereador Oldemar Becker, autor da proposição, citando suas ações na comunidade e mostrando um vídeo sobre a homenageada. Sebastiana agradeceu a honraria. “Não tenho palavras para agradecer a homenagem. É um sonho estar aqui. Trabalho para quatro grupos na comunidade com muito amor e carinho. Espero continuar fazendo isso por muito mais tempo”.

    O parlamentar Adriano Pereira fez uma homenagem póstuma a Germano Bertuol, por sua história de vida dedicada ao trabalho comunitário. Mostrou fotos e um vídeo do homenageado, contando um pouco da contribuição dele para com a sociedade. Ele atuou como presidente da Associação de Moradores do Loteamento Dona Edite, entre 1998 a 2000, na Associação de Moradores da rua Bruno Ruediger e Transversais, no bairro Velha Grande, entre 2010 a 2014 e também como vigilante. “Sempre buscou melhorias para a comunidade e com uma gestão muito atuante. A morte dele significa uma perda irreparável para os interesses da Grande Velha, principalmente. Ele deixou seus exemplos, sua história e boas lições”. A sobrinha de Germano Bertuol, Simone Moraes, falou em nome da esposa dele, Ivete Bertuol e dos demais familiares. Ela agradeceu ao vereador Adriano Pereira pela homenagem e expressou a saudade sentida. “Nesta noite a saudade nos faz mais uma visita, mas não vem acompanhada da tristeza. Com o coração mais confortado dedicamos esse dia para relembrar os bons momentos compartilhados com essa pessoa tão querida que transformou tantas vidas”.

    A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Blumenau recebeu moção do vereador Jens Mantau, subscrita pelo presidente Mário Hildebrandt. A homenagem é em virtude dos 50 anos de fundação e serviços prestados à comunidade. O parlamentar contou a história da entidade chegando até os dias atuais. Mostrou depoimentos de um pai de um aluno da Apae e de trabalhadoras. “É uma satisfação podermos reconhecer este trabalho. Mais uma vez os meus parabéns a todos os voluntários”. A presidente da entidade no município, Lorena Starke Schmidt, agradeceu à comunidade blumenauense e aos vereadores pelo apoio durante esse período, tornando a entidade uma referência estadual. “Nesta caminhada de 50 anos, nos sentimos muito honrados e orgulhosos. Receber esta homenagem significa o reconhecimento pelo serviço prestado às pessoas com deficiência intelectual. Cada membro da entidade luta pela defesa dos direitos dessas pessoas, para que estejam inseridas no mercado de trabalho, no ensino regular e na sociedade. Os nossos alunos são especiais, por isso, queremos proporcionar uma Apae especial”.

    O presidente Mário Hildebrandt homenageou duas entidades. Uma delas foi a Associação de Pais e Amigos dos Menores Atletas (Apama) de Blumenau, com sede nas dependências do Centro Social Urbano do Garcia, localizado na rua da Glória, no bairro Glória. O motivo da honraria são os 20 anos de fundação. “Por meio do trabalho, da dedicação e envolvimento dos jovens e adolescentes com o futebol a entidade propicia o desenvolvimento da cidadania, a melhora nas relações familiares e sociais. Podemos citar vários nomes de atletas que fizeram parte da Apae e despontaram no cenário nacional e internacional”, destacou, mostrando um vídeo para apresentar a entidade. O presidente da Apama, Fabrício Murilo Heinzen, disse que foi motivo de orgulho e foi um prazer receber a moção da Câmara de Vereadores. “Nesses 20 anos de história, aproximadamente 3. 500 jovens já passaram pela entidade. Eu faço parte da família Apama há quatro anos. A homenagem representa o fruto desse trabalho”, salientou, citando algumas das conquistas e convidando os vereadores para conhecer a entidade.

    A outra instituição homenageada por Hildebrandt foi a Associação Pedagógica Eurípedes Barsanulfo, pelos 10 anos de história e transformação social. A entidade está localizada na rua Anitápolis, no bairro Vorstadt. Atualmente, atende 100 crianças e adolescentes com vulnerabilidade e risco social e suas respectivas famílias. A ONG atua em parceria com os conselhos municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Quero dedicar esta homenagem aos fundadores, profissionais e a toda a diretora que têm investido a vida em ações sociais, apoio pedagógico e acolhimento de crianças e adolescentes, gerando a transformação das famílias. A entidade que eu vi crescer é um exemplo a ser seguido. Ela foi construída com base no amor, voltado ao resgate das vidas, sentimento que segue até hoje”, salientou Hildebrandt. O vice-presidente da associação, Celso Wagner, agradeceu a Deus e aos colaboradores. Disse que a criação da instituição foi o fruto do encontro de pessoas sonhadoras e idealizadoras que transformaram o sonho em realidade. “O sonho de compartilhar com crianças uma nova forma de educar. Entrar nessa jornada foi um ato de coragem e persistência”.

    O petista Jefferson Forest entregou moção de louvor para o Supermercado Unidos, pelos seus 35 anos de fundação. Disse que a empresa representa uma intuição familiar que iniciou suas atividades em meados de 1981. Mostrou um vídeo apresentando o empreendimento. “Parabéns ao supermercado pela importância que tem como empresa e pelos empregos que gera na cidade”. A proprietária Margarete Deschamps agradeceu ao vereador pela moção honrosa. “Falar do supermercado é contar uma história que envolve amor, alegrias, tristezas, ganhos, perdas, acertos e erros. Mas acima de tudo união. É também contar a trajetória de uma família com sete irmãos”, ressaltou, contando como a história da empresa começou e o seu diferencial na cidade.

    A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) recebeu moção de louvor pela passagem dos mais de 35 anos de fundação. A proposição é de autoria do vereador Zeca Bombeiro (SD). Para o parlamentar, essa homenagem é uma forma de reconhecer o valoroso trabalho prestado pela empresa pública de direito privado, atuante no Estado, desde 1979. Mostrou um vídeo apresentando a história da Cidasc, dos seus objetivos e de suas ações. O diretor institucional da empresa, Rodrigo Conceição, disse ser uma satisfação receber a homenagem da Câmara de Vereadores. Salientou que a empresa vem preservando a saúde pública, promovendo o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. “Essa frase traduz em qualidade e quantidade o trabalho desenvolvido pela instituição, de elevar o Estado em sanidade vegetal e animal”, destacou, citando as ações desenvolvidas pela instituição.

    Em outro momento, agradeceu o reconhecimento da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Blumenau ao trabalho prestado, entregando aos vereadores uma placa de homenagem. “Juntamente com a administração regional da Cidasc de Blumenau, oportunizaram uma condição diferenciada no atendimento aos produtores rurais. Além da administração regional e do escritório local, foram disponibilizadas mais duas unidades de atendimento no Distrito do bairro do Garcia e na Vila Itoupava, facilitando o acesso rápido dos cidadãos”.

    Também participaram da sessão solene o intendente Distrital do Grande Garcia, Maurício Goll, o gerente regional da Cidasc, Luiz Carlos Moreira da Maia, o diretor Administrativo-Financeiro da Fundação Pró-Família, Vanderlei Mateus, entre outras autoridades, familiares e amigos dos homenageados.

    O evento será reprisado neste sábado (1º), às 21h e neste domingo (2), às 23h pela TV Legislativa nos canais 14 da NET, 19 da BTV.

    Fotos: Vivian Persuhn | CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB