Página principal
17-09-2014

Câmara entrega moções de louvor em sessão solene

  • plenario

    A Câmara de Vereadores realizou, na noite da última terça-feira (16), a tradicional sessão solene de entrega de moções diversas. A solenidade aconteceu às 19h, no Plenário. Os vereadores homenagearam duas personalidades, duas instituições educacionais e uma entidade esportiva. A sessão está disponível no site camarablu.sc.gov.br. Além dos parlamentares e homenageados, participaram da solenidade funcionários das escolas, familiares e personalidades esportivas.

    Veja as imagens da Sessão Solene

    A primeira homenageada foi a escritora Lili Steffens pelo reconhecimento ao testemunho de fé, motivação e superação de vida no lançamento de seu segundo livro “Os pés da libertação“. Atualmente com 77 anos, é moradora do bairro Ponta Aguda, em Blumenau, mas nasceu em Lontras (SC).

    Por causa de um acidente, na infância, a escritora tem os dois braços amputados. Já publicou duas obras. O primeiro livro, intitulado “Nas mãos de Deus”, conta a sua história de vida.

    Ela agradeceu aos parlamentares pela moção. Disse que é com muita emoção e satisfação que recebe o prêmio. “Não dá para descrever a emoção, essa luta foi fácil mas, ao mesmo tempo, difícil. Desde os cinco anos, o meu sustento consegui pelo trabalho com os pés. Sempre fiz as atividades domésticas sem auxílio de uma empregada”, contou orgulhosa, acrescentando que vai continuar lutando.

    A outra pessoa homenageada foi o empresário e proprietário da Degrau do Sucesso Agência de Empregos, Alexandre Antunes. A homenagem é pelos 10 anos de empreendedorismo inovador e relevantes serviços prestados à comunidade blumenauense.

    Antunes agradeceu à Câmara, aos amigos, aos familiares, aos colaboradores da Degrau do Sucesso e aos demais companheiros que estavam recebendo os reconhecimentos. Durante seu pronunciamento, também citou um trecho do seu livro “Degrau do Sucesso, um Guia para Alcançar o Êxito”. “Como empresário, quero a cada dia contribuir com a sociedade e com o engrandecimento da cidade”, afirmou.

    A Câmara também rendeu homenagens à Federação Catarinense de Futebol (FCF), que completou 90 anos de atividades este ano. A entidade teve início em 1924 com o nome de Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres. Atualmente, ela organiza 13 competições e conta com 25 clubes filiados.

    Representando o presidente da federação Delfim Pádua Peixoto Filho, que não compareceu por motivo de saúde, o vice-presidente Ericsson Luef recebeu a moção institucional e agradeceu ao Poder Legislativo.

    Também receberam moção de louvor dois educandários, a Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos pelos 85 anos de fundação e a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay pelo Projeto Escola Sustentável, desenvolvido em 2012.

    O diretor da Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos, João Albino Gonçalves, em nome da escola e de toda a comunidade escolar agradeceu à Casa Legislativa pela concessão da honraria. Ele também contou um pouco da história da unidade educacional.

    Estou orgulhoso em fazer parte desta escola desde o ano de 1974 e honrado por ocupar a direção geral há 25 anos. Rendo homenagens aos colegas que me antecederam e os que estiveram ao meu lado nesta longa, árdua, mas gratificante jornada”.

    Por fim, a centenária Visconde de Taunay, localizada na rua Franz Volles, no bairro Itoupava Central também foi homenageada pelo Projeto Escola Sustentável.

    A diretora-adjunta Sinclair da Silva Ferreira representou a gestora Roseli de Andrade. Ela agradeceu a homenagem, contou como surgiu a proposta e destacou a importância do envolvimento dos alunos na educação ambiental.

    O nosso grande desafio foi fazer este projeto ultrapassar os muros da escola e ir à casa dos alunos. Tornamos a nossa escola e comunidade mais sustentáveis. Para isso, o envolvimento das crianças foi fundamental para o sucesso a longo prazo dos esforços para a sustentabilidade. Precisamos lembrar que elas vão herdar a responsabilidade de cuidar do planeta”.

    A diretora-adjunta informou, ainda, que a escola conta com aproximadamente 900 alunos do pré-escolar ao 9ª ano do ensino fundamental. São 80 funcionários que integram a instituição.

     

    Foto: Denner William | Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa