Página principal
30-10-2014

Câmara entrega moções de louvor em sessão solene

  • mocao

    A Câmara de Vereadores de Blumenau, realizou, na noite da última quarta-feira (29), a tradicional sessão solene para entrega de moções de louvor. Os vereadores homenagearam uma personalidade, três empresas, uma banda, uma entidade e uma instituição que contribuem com o crescimento de Blumenau. A solenidade foi presidida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Roberto Tribess (PMDB) e aconteceu no Plenário.

    A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Legislativa e será reprisada neste sábado (1º), às 21h, pelos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também está disponível no site camarablu.sc.gov.br. Além dos vereadores Jens Mantau (PSDB), Marcos da Rosa (DEM), Adriano Pereira (PT), Jefferson Forest (PT), Mário Hildebrandt (PSD) e Oldemar Becker (PPS), participaram familiares e colaboradores. A banda Musical da Escola Básica Municipal Francisco Lanser, no bairro Tribess fez uma apresentação.

    A primeira homenageada da noite foi Emília Pessoa pelos relevantes trabalhos voluntários prestados à comunidade. A moção foi entregue pelo vereador Adriano Pereira. O parlamentar contou a história de Emília que nasceu em Pouso Redondo (SC). Atualmente mora em Blumenau onde já integrou a Associação de Moradores da Velha Pequena, sindicato e é voluntária na igreja. No ano de 1986 começou a trabalhar na Hering onde atua até hoje. “Atualmente é difícil encontrar pessoas que dispõem do seu tempo para se dedicar às atividades da comunidade. Personalidades que têm em seu currículo a solidariedade e a disposição também precisam ser lembradas”, declarou o vereador Adriano.

    A homenageada agradeceu à Deus e ao parlamentar pela moção. “Este momento é valioso e me sinto orgulhosa. Que essa homenagem sirva de inspiração para que mais pessoas se dediquem aos trabalhos voluntários. Estou há 33 anos nesta cidade, sou blumenauense de coração”, salientou Emília.

    O vereador Roberto Tribess entregou moção à Banda Musical Francisco Lanser da Escola Básica Municipal Francisco Lanser. O motivo da honraria é a banda ter conquistado o primeiro lugar nas categorias de Banda Musical de Marcha no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, realizado no ano passado em Brusque. O parlamentar contou a história da banda que iniciou as atividades em 1993 e participa de evento cívicos, comemorativos, concursos e também da Oktoberfest. É composta em média por 30 integrantes entre 10 e 18 anos. No repertório estão músicas populares e regionais. É mantida pela Associação de Pais e Professores (APP) da escola, pela comunidade e comércio da região do bairro Tribess. “ Não poderia de deixar de reconhecer a educação que a banda e a escola têm dado aos jovens do Tribess, pois foi onde me alfabetizei”, revelou o parlamentar.

    A moção foi entregue ao regente da banda, Osvaldo Prade Júnior, que se mostrou feliz com o reconhecimento. “Foi nessa escola que fiz o ensino fundamental. Comecei na carreira da música nessa banda. Olho para trás e dou valor a tudo que conquistei, apesar de ainda ser novo. Os meus alunos são engajados e abdicam de outras tarefas para integrar a banda. Tenho muito orgulho deles”, concluiu. Ele agradeceu aos parlamentares pela homenagem, aos integrantes da banda e também à direção da escola pelo apoio.

    O vereador Jefferson Forest homenageou com moção de louvor o proprietário da floricultura Artefloral, Romano Pokrevieski e toda a família pelo trabalho desenvolvido no ramo de flores em Blumenau. A floricultura foi fundada em 5 de março de 1984 por ele e sua esposa. Naquela época, a Artefloral ocupava uma garagem alugada. Atualmente, tem sede própria e está localizada na rua São Paulo, no bairro Victor Konder. O parlamentar contou das lembranças que tem da empresa e parabenizou todos os familiares. “É uma empresa familiar que trabalha de forma unida. A Câmara reconhece esse trabalho e espero que a homenagem sirva para marcar a história da floricultura”. Pokrevieski agradeceu à Câmara, à Deus, à família, aos funcionários e aos clientes pela honraria.

    A Eletromecânica Ideal também foi homenageada pelos 45 anos de fundação. O autor da moção foi o vereador Jens Mantau. A empresa foi fundada em 1969 por José Kramer. Ele contou a história da empresa. Mantau também entregou moção de louvor para o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau (Geab) pelos 15 anos de empenho e ajuda nas adoções. O grupo é uma associação sem fins lucrativos que atua desde 1999 no município. O grupo tem como objetivos divulgar a adoção legal e esclarecer dúvidas dos pretendentes a adoção e troca de experiências sobre adoção. Relatou também algumas ações da entidade.

    A vice-presidente do Geab, Iara Parisotto, agradeceu à Câmara, aos representantes da Vara de Infância e Juventude de Blumenau pelo apoio e também todos que acompanham a história da entidade. “É com gratidão e alegria que recebo essa honraria. Sem dúvida, é uma maneira de estimular a continuação do nosso trabalho voluntário, com as reuniões mensais com pretendentes a adoção, com pais adotivos e pessoas simpatizantes da causa. Elencou que a entidade tem como desafios a conscientização da importância da adoção de crianças com mais de 6 anos e das mães ao abandono dos seus bebês”.

    O vereador Oldemar Becker entregou moção de louvor a empresa Max Mohr Grupo pelos seus 45 anos de fundação. A empresa tem filiais em várias cidades de Santa Catarina como Itajaí, Jaraguá do Sul, entre outras. Para ele a honraria não é só da família fundadora, mas também é dedicada a todos os funcionários.

    O sócio da empresa, Max Hemmer Mohr disse que se sente horando por receber a homenagem da Casa Legislativa. Apresentou um histórico da empresa e contou que quando começou a trabalhar na empresa era motorista de caminhão. Agradeceu ao pai que foi fundador da empresa, à Deus, à Câmara e a todos os familiares.

    Por fim, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) recebeu homenagem do vereador Mário Hildebrandt pelos 30 anos de serviços ao mercado de trabalho. O parlamentar saudou a todos os representantes da instituição presentes e tem satisfação de fazer esta homenagem. “Nas suas ações sempre busca a valorização e inclusão dos jovens, incentivando a inserção no mercado de trabalho”, salientou Hildebrandt.

    O presidente do CIEE em Santa Catarina, Mércio Felsky disse que se sente emocionado pela homenagem. Citou alguns números da instituição em Santa Catarina. “Hoje são aproximadamente 15 mil jovens que atuam pelo estágio ou pelo Programa Adolescente Aprendiz. Este trabalho é gratuito”, informou agradecendo aos parlamentares pela moção.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu