Página principal
19-03-2015

Câmara entrega Moções de Louvor em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

  • mocao_mulher2015

    Na noite desta quarta-feira (18), a Câmara de Vereadores de Blumenau realizou a entrega de diversas Moções de Louvor em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08 de março. Foram homenageadas cinco personalidades e uma empresa da comunidade blumenauense.

     

    A professora e pós Doutora Ivone Fernandes Morcilo Lixa recebeu a Moção de Louvor de autoria do vereador Jefferson Forest (PT), pelos excelentes trabalhos e estudos desenvolvidos na área da criminologia, hermenêutica jurídica e principalmente nos estudos relacionados aos Direitos Humanos. Destacou a importância da homenageada através de um vídeo com depoimentos de alunos da FURB. “Seu currículo é extenso e brilhante. Ela é daquelas pessoas que ajudam a universidade a romper os muros do conhecimento, para que de fato a produção acadêmica sirva para a evolução da nossa sociedade”, destacou Forest. “A cidade de Blumenau me ensinou que é importante e é possível recomeçar. O recomeço e a esperança sempre foram as grandes marcas do povo blumenauense. Aproveito para representar todas as mulheres, trabalhadoras, esposas, companheiras e filhas desta nação. Segui de certa maneira a profissão de meu pai que era agricultor e depois pedreiro. Ele passou pela vida sem a oportunidade de estudar, absolutamente analfabeto. Do meu pai herdei a profissão e hoje eu procuro plantar ideias e edificar seres humanos”, comentou Dra. Ivone. 

    O presidente Mário Hildebrandt (PSD) foi autor da Moção entregue a Edith Böell Scheidt, pelos mais de 15 anos de trabalho voluntário, junto ao Centro de Recuperação Nova Esperança (CERENE) e pelo fortalecimento dos vínculos familiares. Através de citações bíblicas, o vereador destacou a importância das mulheres na sociedade e falou um pouco sobre a história da homenageada. “No início dos trabalhos ela abrigou em sua casa jovens internos que precisavam de auxílio. Muitas vezes pessoas que precisavam de proteção, colo, carinho e zelo. Mas sempre sem descuidar de sua família”, afirmou Hildebrandt. A homenageada agradeceu as palavras. “Deus me usou no trabalho realizado dentro do CERENE em todos os momentos. Lá a gente vê pessoas de todos os tipos, maneiras e idades. Sou muito grata, e não sabia que um trabalho tão simples poderia ser tão recompensador, sempre trabalhei com amor”, comentou. 

    A Relojoaria e Ótica Tribess, representada por Ester Tribess, foi homenageada pelos 25 anos de sua fundação. Atendendo ao requerimento do vereador Jens Juergen Mantau (PSDB), que comentou as conquistas e algumas dificuldades enfrentadas ao longo dos anos de trabalho. “Temos uma homenagem dupla – dia Internacional da Mulher e pelos 25 anos do seu empreendimento, que sempre foi uma referência para que a população não precisasse se deslocar até o centro da cidade”, enfatizou Mantau. “Me sinto muito honrada pela homenagem. Também gostaria de agradecer os clientes e amigos por fazerem estes 25 anos acontecer”, destacou a homenageada. 

    A diretora da Escola Anita Garibaldi, Lucilene Raquel Schmitt, recebeu a Moção de Louvor proposta pelo vereador Ivan Naatz (PDT), pelos 30 anos dedicados à comunidade da Itoupava Central. “A homenageada dispensa comentários. A comunidade reconhece o envolvimento da nossa homenageada em prol dos interesses dos alunos, por reformas na escola, pela fanfarra e pela faixa de pedestres. Ela representa a garra da mulher a importância da professora e o envolvimento da mulher na sociedade”, afirmou Ivan Naatz. “Faço o que amo e amo o que faço, sei que estou no lugar certo. A menina e adolescente que cresceu, hoje faz parte do maior bairro na cidade, a Itoupava Central. Agradeço o reconhecimento e faria tudo novamente”, assinalou Lucilene. 

    O vereador Oldemar Becker (PPS) foi o autor da homenagem entregue à Comandante do 10º Batalhão da Policia Militar, a major Patrícia Maccari, em comemoração ao dia Internacional da Mulher. “Em nome dela quero homenagear todas as policiais femininas. Escolhi uma guerreira para prestar esta homenagem em nome de todas as outras mulheres. Hoje é a comandante por ser merecedora e por ter trabalhado em prol segurança dos nossos moradores”, afirmou Becker. A homenageada agradeceu. “Somos um grupo de mulheres muito jovens em uma corporação bem antiga. Quando houve a inserção das policiais femininas imaginava-se que seria feito por meninas. Ao longo dos anos viu-se que as mulheres poderiam realizar todos os trabalhos como os homens. Não há lugar na PM que se diga que as mulheres não possam ingressar. Não somos muitas mas somos queridas, somos aceitas em todas as unidades operacionais”, afirmou, emocionada. 

    A Pastora da Assembleia de Deus Juliene Teixeira recebeu a homenagem do vereador Marcos da Rosa (DEM), pelos relevantes serviços prestados à sociedade blumenauense no departamento feminino da Igreja Assembleia de Deus. “Estamos de fato homenageando as nossas mães, esposas, filhas reconhecendo a importância da mulher numa sociedade justa, digna e próspera. Atuando em várias frentes da igreja também auxilia nos trabalhos da nova geração. Por este e por outros motivos é que escolhemos a Juliene como um exemplo entre todas as mulheres e pastoras”, reforçou o parlamentar. A homenageada agradeceu. “Me senti muito alegre em poder conhecer um pouquinho da história de cada uma das homenageadas que servem também de exemplo para mim. Quero compartilhar este momento com as nossas pastoras e mulheres da Igreja Assembleia de Deus de Blumenau. Nosso compromisso é moldar mulheres como o coração de Deus, para que Blumenau possa se tornar um lugar cada vez melhor para se viver”, indagou, dizendo que o valor das mulheres é infinitamente maior do que joias preciosas.

     A Sessão Solene será reprisada neste sábado (21) às 21 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV.

     

    Fotos: Vivian Persuhn | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB